Aliar exigência à experiência

Situada em Pêro Pinheiro, concelho de Sintra, a Traço Invulgar foi fundada em 2010. Nuno Rita é o gerente desta empresa inserida no setor das mármores e granitos. Falou com a Revista Qualidade & Inovação sobre a evolução do negócio, as áreas de atuação e salienta o que os torna num player diferenciado no mercado.

Quando foi fundada a Traço Invulgar?

O meu sogro já trabalhava no setor das rochas ornamentais desde os 17 anos e abriu a sua própria empresa há 35 anos. Já a minha experiência no setor iniciou-se há 12 anos e entretanto fundamos a Traço Invulgar, no concelho de Sintra, em 2010. O meu sogro é um dos pilares da empresa, pois não nos podemos esquecer que é um especialista na matéria das pedras. Para melhorar a qualidade dos nossos serviços, investimos em novos equipamentos mais sofisticados. Na altura, havia alguma procura de trabalho para esse tipo de equipamentos e nós tínhamos de recorrer a parceiros com timings mais controlados e, por vezes, os nossos clientes tinham uma margem de espera mais reduzida. Para contornar o problema, decidimos fazer esse investimento no final de 2016, início de 2017.

Quais são os principais tipos de rochas que utilizam nos vossos serviços?
Trabalhamos com todo o tipo de rochas, entre elas: mármores, calcários, granitos, travertinos, onyxs e compactos (matéria prima feita com resina). Utilizamos muito a pedra Lioz que é extraída na nossa localidade, em Pêro Pinheiro. Apesar de termos vários fornecedores locais, neste momento estamos a importar mármore da Turquia, muito utilizado na zona de Lisboa e Cascais para cozinhas, casas de banho e pavimentos. A principal diferença em relação ao mármore português é que tem um padrão mais uniforme.

Para além do mercado português, trabalham com o mercado internacional?
Sim, trabalhamos com países como Suíça e França, inclusive portugueses que têm empresas lá. Apesar da pandemia ter contribuído para o abrandamento do número de encomendas, continuamos a fazer envios para Paris, Saint Tropez e Genebra.

Como define o cliente da Traço Invulgar?
O nosso principal cliente é, sem dúvida, o construtor. Apesar disso, também trabalhamos com alguns gabinetes de arquitetura e empresas que fazem remodelações


O que vos torna numa empresa única face à concorrência?
O que nos diferencia é podermos contactar diretamente com os donos das obras. Fazemos questão de irmos diretamente ao local e falarmos pessoalmente com os responsáveis e com os engenheiros de obra para perceber o ponto de situação da obra e podermos colaborar em conjunto. Acreditamos que a nossa simpatia e o nosso profissionalismo fazem a diferença. Estamos sempre prontos para ajudar, mesmo quando aparece alguma adversidade, pois a nossa principal preocupação é termos uma rápida resposta para os nossos clientes.

Como avaliam 2022 e o que esperam para este ano?
O ano passado foi um dos nossos melhores anos em termos de faturação em que tivemos muito trabalho. Queremos continuar a prestar o melhor serviço aos nossos clientes, sempre com a qualidade e com o profissionalismo a que os habituamos. Cada vez temos mais certezas de que temos os clientes certos a trabalhar connosco e queremos mantê-los.