Approach – Uma nova Approach aos benefícios fiscais

Há dez anos no mercado, a Approach Consulting atua na área de consultoria financeira e procura dar um serviço personalizado aos clientes. Em conversa com a Revista Qualidade & Inovação, Fernando Marcelino, CEO da Approach Consulting, sublinha a importância de maximizar os benefícios fiscais, não esquecendo o foco na Investigação e Desenvolvimento. 

Fale-nos do seu percurso até chegar à Approach Consulting. 

Sou formado em Engenharia, no âmbito da qualidade industrial, e desde 2007 que trabalho dentro da atividade que esta empresa desenvolve hoje. Entrei num projeto franco-espanhol que exercia atividade no âmbito dos benefícios fiscais em Espanha e em França. Efetivamente entramos no mercado dos benefícios fiscais que está relacionado com o sistema de incentivo fiscais à investigação e desenvolvimento “SIFIDE” que, no nosso país, era praticamente desconhecido. A empresa quis lançar-se em Portugal e com minha ajuda e dedicação conseguiu-se desenvolver um negócio de uma forma exponencial. Passado dois anos fiquei como diretor geral dessa empresa em Portugal até 2012, ano em que saí da empresa. 

A Approach Consulting foi constituída no final de 2011 por vários sócios. Mais tarde, em 2015, fui convidado para integrar esta empresa enquanto sócio. Hoje somos três sócios com partes iguais.

Quais são os principais serviços que oferecem aos clientes?

Decidimos focalizar a empresa em duas áreas: incentivos financeiros para as empresas,   ou seja, quadros comunitários de apoio, independentemente da tipologia do concurso e benefícios fiscais para as empresas, principalmente o SIFIDE. Acreditamos que é o que dá mais valor às empresas, pois trabalha em projetos de investigação e desenvolvimento e com esse projeto conseguem ir buscar uma boa parte do custo de desenvolvimento que é conversível em benefício fiscal. Queremos ajudar as empresas nesse âmbito. 

Apesar de na indústria existir uma maior possibilidade de encontrar projetos desse âmbito, hoje em dia o que está a sobressair no mercado é a área de serviços e tudo o que esteja ligado à informática pelo elevado crescimento que têm.

O SIFIDE destina-se a todas as atividades, desde que tenha desenvolvimento de produtos, de equipamentos, de novos processos e que tenha algo de inovador para o mercado. Permite que as empresas tenham uma dedução fiscal das despesas com I&D durante o ano.

Que aspetos fazem a diferença na vossa empresa?

Defendemos que com a nossa experiência de mais de 15 anos, o nosso apoio é fundamental em todos os setores de uma empresa e foi essa a mais-valia para a Approach e para o crescimento da mesma. Quando eu fazia um diagnóstico nas empresas, eu passava por todos os setores para tentar otimizar o valor apurado. Há muito poucos que a fazem, mas faz toda a diferença. 

Outro aspeto diferenciador é que tratamos os nossos clientes por parceiros e quando somos parceiros de uma entidade temos de ser parceiros de forma a credibilizar ambas as empresas. Temos de ser uma mais-valia para a empresa. 

Por fim, fazemos sempre um estudo inicial do projeto, seja o que for, e vamos analisar para ver se tem potencial. Se tiver vamos apostar com a empresa, dando-lhe a garantia que não vamos cobrar nada até que a candidatura seja aprovada. Quando a candidatura é aprovada cobramos uma percentagem do incentivo que a empresa recebe, ou seja, o risco fica todo do nosso lado até à aprovação.

O que espera alcançar para o futuro da Approach?

Queremos continuar a fazer uma forte aposta em tudo o que seja SIFIDE. Acreditamos que ainda há muito mercado por reter. No nosso site temos um simulador do SIFIDE onde as empresas podem fazer uma pequena simulação. Assim, recebemos a informação do perfil e podemos ter uma conversa diferente e personalizada com eles.