As empresas de Outsourcing nestas áreas já não deverão ser cinzentas.

A Contabilidade na História:

De relembrar sempre o pai da contabilidade, o matemático e filósofo Luca de Pacioli, que ao escrever a “Divina Proporção”, lançou os fundamentos do princípio das partidas dobradas, débito igual ao crédito (a proporção, a simetria).
Tal princípio está refletido na tapeçaria “O número” exposta no Tribunal de Contas, obra de Almada Negreiros.

Consultoria de gestão com foco no cliente
A Statera é uma empresa dedicada à prestação de serviços de apoio fiscal, consultoria e contabilidade. Tendo como pontos chave a proximidade e a exclusividade, apresentam uma carteira de clientes muito diversificada. Segundo o gestor e fundador Carlos Correia, a Statera tem uma equipa multidisciplinar para assegurar respostas às dúvidas e desafios que possam surgir em cada serviço.

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Fale-nos do seu percurso profissional até fundar a Statera.
O meu percurso profissional foi feito ao inverso do que normalmente é feito nestas áreas. Fui formador enquanto tirava a licenciatura na área de contabilidade. Fui diretor financeiro na área dos automóveis e numa empresa de construção civil. Acabei por ingressar numa empresa, a Conceito, que agora é nossa concorrente. Ingressei nos quadros como Senior Manager onde tinha uma equipa associada. Esta oportunidade permitiu criar um know-how fabuloso.
Entretanto veio um novo desafio que começou em 2010 com a implementação do SNC em que a contabilidade teve de ser implementada e trabalhada de outra forma, mais virada para o relato, do que para o registo. Com isto, tivemos de pensar muito quais eram as nossas funções enquanto contabilistas e desde 2010 que o setor sofreu uma evolução extraordinária. A contabilidade começou a ter um papel importante e a ser vista de outra forma. Não era apenas para cumprir obrigações fiscais e isto obrigou-nos a inovar na forma de contabilizar. Apostamos em novas tecnologias, em que tudo é feito mais automaticamente e liberta-nos mais tempo para análise, o que permitiu minimizar o erro.
Em 2014 decidi autonomizar-me e fiz alguma formação. É importante referir que nestas áreas são também os próprios clientes que nos dão formação, porque vamos aprendendo com os casos que aparecem e é essa a vantagem do outsourcing. Estamos todos os dias a aprender com os clientes e a utilizar o conhecimento de um para outro e de muitas áreas de negócio diferentes.

Para que tipo de clientes estão vocacionados e quais são os serviços que realizam e destacam no vosso dia a dia?
Estamos vocacionados para os clientes que nos dão rentabilidade.
Em termos de serviços, oferecemos a domiciliação e desse social a algumas empresas, o que faz todo o sentido porque algumas entidades tecnológicas não têm sede social e trabalham desde as habitações dos funcionários. Conseguimos também oferecer serviços de faturação aos nossos clientes para não terem de investir em programas de faturação. Nós emitimos faturação num prazo máximo de 24 horas. Outro serviço é a componente de consultoria em que fazemos avaliação de empresas.

De que forma colocam em prática o avanço tecnológico nos serviços que disponibilizam ao cliente?
O facto de termos os nossos documentos todos numa cloud e os clientes digitalizarem os documentos, permitiu-nos não sentirmos nenhum transtorno com a chegada da pandemia. Nessa altura, ajudamos todos os nossos clientes e reduzimos a percentagem das avenças de imediato. Os clientes que sobreviveram já nos deram retorno daquilo que lhes demos.
Com isto quero referir que, de certa forma, o avanço tecnológico já lá estava. E é para continuar, sendo eu formador, apostamos muito na formação e as pessoas estão constantemente atualizadas.

Como avaliam o fator crescimento da Statera?
A evolução foi constante com uma carteira de clientes assente na proximidade, trabalhando a equipa com 38 nacionalidades diferentes. No entanto, não temos a pretensão de crescimento desmesurado, porque se crescermos muito seremos iguais aos outros e já não teremos o fator de distinção. O que eu procuro é ter pessoas muito próximas e dedicadas. Temos pessoas que conhecem a nossa forma de trabalhar e isso permite-nos estar confiantes. Sabemos que com o nosso ritmo de trabalho, não podemos estar sempre a crescer, pois há um limite. O que oferecemos é o princípio da liberdade com responsabilidade e isso tem resultado com a nossa equipa.