Bricomarché – Especialistas em Bricolage, Casa e Jardim

Ser dono de uma loja Bricomarché é pertencer ao Grupo Os Mosqueteiros, uma insígnia focada em bricolage e equipamentos para casa com a máxima preocupação na qualidade de atendimento e serviço. Nuno Teixeira é o responsável pelas loja Bricomarché Pombal, mas em 2022 irá abraçar um dos maiores desafios: a inauguração da loja urbana Bricomarché no coração da Capital, um conceito único que foi desvendado nesta entrevista. 

Como nasce a iniciativa de abrir uma loja Bricomarché?
A abertura de uma loja do Grupo é sempre um marco incontornável enquanto Mosqueteiro. A nível pessoal, é um desafio enorme que marca o meu percurso enquanto empresário, mas também um sentimento de gratidão ainda maior quando vemos o resultado da nossa dedicação. Nasce sobretudo da vontade e do empenho que temos em dar resposta ao que a comunidade procura. Graças ao esforço de uma equipa dedicada, proporcionamos os melhores serviços e produtos aos melhores preços para a comunidade local na área da bricolage, construção, jardim e pet-shop. Simultaneamente, estamos ainda a contribuir para a economia local e para a criação de postos de trabalho, fruto de um investimento para um projeto que é um sucesso desde a sua inauguração.
Para além disso, o facto de integrarmos um modelo de negócio de sucesso com excelentes resultados como o do Grupo os Mosqueteiros é um impulso muito importante para nós. Aderir ao Grupo significa ter todo o apoio de uma estrutura organizacional integrada num grupo internacional, líder europeu no setor da distribuição, mas que ao mesmo tempo permite uma gestão autónoma das nossas lojas para que possamos dar resposta à comunidade local. Este fator de proximidade está no ADN de todas as insígnias do Grupo, e o Bricomarché de Pombal é mais um exemplo disso, estando sempre atentos às necessidades de quem nos visita para que queiram sempre voltar. 

Que tipo de serviços disponibilizam aos clientes?
O Bricomarché tem uma vasta oferta dentro cinco universos principais: decoração, construção, bricolage, jardim e produtos para animais. O nosso foco é sempre o cliente e daí a preocupação permanente em entregar o melhor binómio preço/qualidade, pelo que o melhor serviço continua a ser o nosso principal objetivo. Efetivamente, é no serviço, na qualidade e nos preços que a insígnia mais se distingue.  

Olhando para trás, que balanço faz de 2021? Quais foram os principais desafios?
Não podemos esquecer que continuamos a viver numa situação de mercado que continua marcado pela pandemia e por restrições diversas fruto das medidas aplicadas. Felizmente podemos constatar que os nossos pontos de venda são reconhecidos como essenciais à economia do país e têm sabido responder às novas necessidades dos clientes, crescendo em vendas e conquistando quota de mercado.
Em 2020, já tínhamos assistido a um crescimento do volume de negócios – o Bricomarché do Pombal cresceu a dois dígitos – não só graças à capacidade de reinvenção da Insígnia, mas também à dedicação dos nossos colaboradores e, obviamente, dos nossos clientes que continuaram connosco. 
Durante este ano de 2021 conseguimos reforçar os nossos valores de proximidade e de especialista em bricolage e jardim, com uma estratégia de preços competitivos e produtos de qualidade, orientando a nossa oferta para responder de forma mais completa aos projetos dos nossos clientes, e é precisamente por isso que nos diferenciamos dos restantes players do mercado.

2022 irá ficar marcado pela inauguração de uma loja urbana no centro de Lisboa. O que vai trazer de novo ao mercado? Quais são as expectativas?
A inauguração da nova loja Bricomarché no Arco do Cego é realmente um marco para a Insígnia, mas também para mim enquanto aderente. Depois de ter adquirido a loja de Pombal em 2012 e inaugurado a loja da Marinha da Guia em 2019 – duas lojas de muito sucesso – abraço agora um novo desafio.
Esta loja urbana nasce no centro da capital e inaugura um novo conceito de Bricomarché Urbano, cujo grande objetivo é conquistar os clientes do centro das grandes cidades de Lisboa e Porto, que têm estado afastados, até agora, dos nossos planos de expansão. 
Esta nova loja vai marcar pela diferença desde logo ao nível do lay-out, porque está dividida em dois pisos, o que que permite distinguir facilmente entre a compra técnica em livre serviço (no piso 0) e a compra de projeto, com assistência e acompanhamento personalizado (no piso-1).
Naturalmente, haverá necessidade de uma adaptação das gamas disponíveis aos clientes que vivem no centro de Lisboa, mas continuamos a oferecer os cinco universos da Insígnia: Decoração, Bricolage, Construção, Jardim e Pet-Shop. 
Para responder às exigências dos clientes, vamos também reforçar os serviços disponíveis, seja ao nível das entregas, da instalação ou do click & collect, que se tornou uma necessidade mais premente nos centros urbanos, com a propagação do e-commerce durante os tempos de confinamento. 
Aliás, a aposta da Insígnia no omnicanal será visível por toda a loja. Sentimos necessidade de complementar a nossa oferta física com a oferta digital, por isso vão existir vários postos de pesquisa com ecrãs digitais. 
Isto, claro, sem descartar a aposta num atendimento mais profissional e personalizado, que apoie a compra do cliente e seja uma mais-valia enquanto serviço. A formação e qualidade das nossas equipas são uma das marcas mais fortes da insígnia, e acreditamos que nos irá ajudar a conquistar a preferência deste target específico.
Vamos apostar também num mobiliário mais qualitativo, com a integração de elementos em madeira e o reforço da exposição dos produtos com teatralizações mais qualitativas. 
Sentimos que o cliente urbano valoriza esta parte da experiência em loja, da mesma forma que estamos a programar a organização de ateliers e outros eventos que acrescentem valor à visita.
Felizmente, esta loja surge num momento de renovação da marca Bricomarché, o que certamente trará um impulso muito positivo ao negócio. 
Este é um grande desafio pessoal e uma responsabilidade enorme, mas com o apoio do Grupo e da equipa que abraçará comigo este projeto estou confiante de que será um sucesso e uma referência para outras lojas com o novo conceito Bricomarché Urbano.