Bricomarché – Prémio Cinco Estrelas 2020

Com 38 lojas, em território nacional, o Bricormarché é uma das insígnias do Grupo “Os Mosqueteiros”, que engloba também o Intermarché e o Roady. Com 21 anos de existência, muita experiência e muita qualidade de serviço, damos voz a uma marca diferenciadora no mercado nacional. Sérgio Ovelheiro, administrador do Bricomarché, fala à revista Qualidade & Inovação sobre o percurso de sucesso e sobre a recente conquista de “Prémio Cinco Estrelas 2020”.

O Bricomarché tem vindo, ao longo dos anos, a conquistar os portugueses. Quais são os principais pontos fortes que elevam a marca para um patamar diferenciado?
O Bricomarché tem evoluído de forma muito positiva e sustentada em Portugal o que acontece porque a marca oferece um vasto leque de serviços ajustados às necessidades dos seus clientes, adotando uma política de preço que se define por: “qualidade e preços baixos em todos os produtos todo o ano”.
O facto de cada loja ser gerida por empresários independentes é também uma clara vantagem, que tem reflexos directos na proximidade ao cliente. O apoio a montante da estrutura do Grupo Os Mosqueteiros, que disponibiliza uma central de compras internacional, postos de armazenamento comuns, logística alargada e uma rede informática eficaz, permite ao aderente concentrar-se na gestão diária do ponto de venda. Todas as lojas das insígnias do Grupo são geridas de forma autónoma e o aderente, que pertence à localidade e está inserido na comunidade, pode optar pelas soluções que melhor se adequam aos seus clientes e àquela localidade em que o ponto de venda está inserido. Conseguimos, por isso, oferecer lojas personalizadas e totalmente adaptadas à região. Este nível de proximidade e flexibilidade só é possível encontrar no nosso Grupo.
Para além do modelo de negócio saliento ainda a relação preço/qualidade dos produtos das nossas marcas e a aposta no serviço. Acreditamos que num sector como o nosso o aconselhamento e o acompanhamento do cliente são pilares fundamentais para uma compra bem-sucedida.

Recentemente receberam o prémio Cinco Estrelas 2020: qual é a sensação de ver o trabalho e esforço reconhecidos?
Sermos distinguidos como Marca Cinco Estrelas 2020 é para nós um enorme orgulho, pois demonstra que a qualidade do nosso trabalho é valorizada e reconhecida pelos clientes. Acreditamos que este prémio resulta do profissionalismo e dedicação de todos os aderentes e colaboradores do Bricomarché. Só com estes atributos conseguimos garantir um atendimento único e personalizado, bem como a melhor relação preço/qualidade do mercado.
É um orgulho pertencer ao Grupo Os Mosqueteiros, um dos maiores grupos da Distribuição mundial multi-insígnia. O Bricomarché tem vindo a traçar um caminho de expansão e sucesso, que está hoje consolidado num parque de 38 lojas. Este sucesso é resultado do trabalho e da dedicação de mais de 800 profissionais de excelência, que todos os dias dão o melhor de si para dar resposta a quem nos visita. A todos – muito obrigado por fazerem parte deste projeto!

Sempre tendo em vista satisfazer os clientes da melhor forma possível, quais são os planos para o ano de 2020?
Em 2020 o Bricomarché vai inaugurar novos formatos de loja que se vão dividir em três conceitos distintos: Essencial (até 1300 metros quadrados), Generalista (até 2500 metros quadrados) e Especialista (com mais de 2500 metros quadrados), este último inclui o serviço de Bâti Drive e um Drive Through para materiais de construção.
Os pontos de venda estão divididos em cinco grandes áreas bem diferenciadas por: bricolage, decoração, construção, jardim e pet-shop. O Bricomarché oferece milhares de artigos diferentes, desde os mais básicos aos mais técnicos. Com aconselhamento, gama e serviços ajustados às necessidades dos clientes, no Bricomarché consegue-se fazer tudo com uma satisfação suplementar: o melhor preço.
A notoriedade da marca reflete-se também no profissionalismo e personalização da venda, ou seja, assistência técnica, corte à medida, apoio ao cliente, orçamentos gratuitos, corte de madeiras, soluções de financiamento, entrega ao domicílio, serviço pós-venda, afinação de tintas, instalações e montagens. Para além da qualidade dos produtos das nossas marcas e da preocupação com os preços baixos, o que melhor distingue a nossa marca são os serviços desenhados com foco nas necessidades dos nossos clientes.
Acreditamos que 2020 vai ser o ano de novos projetos, que vão fazer crescer a insígnia. Para já planeamos reformular o site do Bricomarché para que reflita melhor a essência da marca e responda ao que os clientes procuram. Sentimo-nos preparados para qualquer desafio que o futuro nos coloque pela frente.

Sentem-se preparados para serem mais exigentes convosco mesmos e elevar ainda mais o patamar de qualidade do Bricomarché?
Sim, estamos sempre a trabalhar para fazer mais e melhor. Desenvolver novos produtos e implementar mais serviços que facilitem a experiência de compra aos nossos clientes é a nossa prioridade.
Nos últimos anos temos estado focados exatamente nesta experiência de compra em loja e para a melhorar trabalhámos na remodelação do nosso parque, levando um novo conceito de loja a todas as localidades – conceito este que tem como objetivo otimizar a organização do espaço, ajudando o cliente a encontrar, mais facilmente, o que precisa, dentro dos cinco universos mais importantes: decoração, construção, bricolage, jardim e pet-shop. Depois de terminado o projeto de remodelação do parque de lojas o nosso foco está agora concentrado no plano de expansão da insígnia. O aumento da superfície comercial irá potenciar a criação de postos de emprego além de fomentar o empreendedorismo, ao recrutar novos aderentes que poderão criar o seu próprio negócio.
No futuro vamos manter o foco em servir bem os nossos clientes, uma tarefa que irá trazer à insígnia mais produtos e serviços diferenciados. As capacidades técnicas dos nossos profissionais serão cada vez mais requisitadas e o layout da loja deverá ser desenvolvido de forma a melhorar a experiência de compra. A mudança e a adaptação às necessidades dos clientes deve ser uma preocupação constante da marca, mas estes desenvolvimentos exigem sempre testes e uma proximidade aos clientes que nunca pode ser negligenciada

www.bricomarche.pt