CertiServ – Formação de qualidade rumo à competitividade

Prestar serviços de consultoria técnica e formação profissional é a principal missão da CertiServ. Cristiana Prior, gerente da CertiServ, falou-nos sobre a sua formação profissional, áreas de formação em que atuam, assim como os objetivos estratégicos pensados para o futuro da empresa. 

Apresente-nos a CertiServ e fale-nos da sua formação.

A minha formação base é Gestão de Empresas, mas não foi a primeira área com que contactei no mercado de trabalho. Numa fase muito inicial comecei a trabalhar na área da formação com as áreas técnicas. Desde o início, vi essa parte como uma mais-valia, porque em termos práticos conseguimos ver que o conhecimento é passado para o colaborador para outras áreas e isso tem efeitos no trabalho. Não é dar formação por dar, vemos que realmente há uma aplicabilidade das competências. O colaborador está mais formado, mais preparado e competente. 

Nas áreas técnicas, as empresas aplicam muito o seu tempo à área comercial, mas esquecem-se que o melhor comercial que têm é quem está, por exemplo, numa obra. 

Dentro das áreas que trabalhamos, telecomunicações, segurança contra incêndios em edifícios e segurança eletrónica, os instaladores que andam no terreno, que lidam diariamente com o cliente no decorrer da obra, são os melhores comerciais. Se esses colaboradores estiverem devidamente formados, vão elucidar melhor o cliente e arranjar mais trabalho para a empresa. Demonstra profissionalismo junto do cliente. 

Constituímos a empresa no final de julho de 2018 e foi o fecho de um ciclo que era necessário. Depois de algumas semanas de indecisões, mas também de pedidos por parte dos clientes, surgiu a CertiServ. Para além da formação, damos o acompanhamento necessário ao cliente, sem custos. Os clientes sabem que nos podem contactar se tiverem alguma dúvida.

Quais são as formações que disponibilizam aos clientes?

Temos a vertente da consultoria e a vertente da formação. 

Na parte de consultoria prestamos apoio à gestão e fazemos auditorias internas. Na equipa, temos colaboradores que prestam auditorias externas às empresas com quem trabalhamos e isso é uma mais-valia e traz mais know-how para a empresa.  O nosso foco é termos tudo adaptado ao cliente. Não existem empresas iguais, nem clientes iguais. E a bagagem que eles trazem enquanto auditores externos é bastante importante para a implementação dos sistemas nas empresas. O sistema deve adaptar-se à empresa  e explicar aos colaboradores o porquê de fazer de uma determinada forma. 

No que diz respeito à vertente da formação profissional e como referi anteriormente, as principais formações são nas áreas de telecomunicações (ANACOM), segurança contra incêndios em edifícios, (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil) e segurança eletrónica (tem de estar escritos na Direção Nacional da PSP). Já no âmbito da segurança no trabalho, temos várias formações, incluindo a formação de empilhadores, pontes rolantes, plataformas elevatórias, etc. Aqui só trabalhamos com clientes que queiram uma formação rigorosa e com componente prática, face aos riscos que existem ao trabalhar com máquinas.

A equipa é fundamental para uma formação de excelência…

Temos uma equipa coesa que fazemos questão de a manter. Porém e ainda este ano, convidamos dois colaboradores que eram nossos clientes a fazerem parte da equipa. Têm muito conhecimento em áreas que tínhamos défice de formadores. 

Temos pessoas na equipa que trabalham tanto na vertente de consultoria como na de formação, porque também fazemos implementação de sistemas de gestão, qualidade, ambiente, segurança e energia. A maioria da nossa equipa está ligada a uma engenharia (civil, eletrotécnica, entre outras). Temos de ser todos multidisciplinares, uma vez que trabalhamos com várias áreas e setores. 

O que vos diferencia enquanto empresa de consultoria e formação profissional?

Acredito que aquilo que nos diferencia são os formadores, o acompanhamento que damos aos nossos clientes durante a formação e pós formação. Sempre que há uma nova legislação que possa surgir, vamos partilhando ao longo da formação novos processos de registos para que se mantenham informados.

Considero que o mais importante é sermos honestos com os nossos clientes. Temos de ser práticos com as pessoas e acima de tudo adaptarmo-nos aos que eles precisam.

O que perspetivam para o futuro?

Um dos nossos objetivos estratégicos tem haver com a adaptação ao mercado. 

Neste momento e para o futuro, queremos continuar a apostar nas áreas técnicas que temos, desenvolver aquelas que conseguimos certificação recentemente e que vamos iniciar as ações de formação brevemente. São áreas que nos trazem bastante relevância e com as quais gostamos de trabalhar, e nas quais temos formadores muito competentes.