Change Business Brokers – Bringing Buyers and Sellers Together

Fundada em 2012, a Change Business Brokers atua no mercado com o objetivo de prestar um serviço de consultoria numa forte base de confiança junto de empresários ou empreendedores que procurem comprar ou vender negócios. Entrevistamos o CEO Sérgio Ferreira que destaca o percurso da Change Business Brokers, os serviços que disponibilizam e por fim, a evolução do setor no mercado português.

Fale-nos do trajeto da Change Business Brokers.
A Change Business Brokers iniciou a sua atividade ainda em 2012 com a realização de avaliações imobiliárias e avaliações de determinação de valor de empresas. 
Eu venho de um background ligado à Engenharia Civil e à Promoção Imobiliária. Como trabalhei muitos anos com promotores imobiliários que recorrentemente nos solicitavam a venda de alguns ativos, acabou por nascer este projeto. 
Começámos por ajudar promotores a vender ativos imobiliários que, por sua vez, eram constituídos por empresas que promoviam um projeto específico. O espírito de acompanhamento, de uma forma muito direta, com os clientes levou ao passa a palavra.  
Foi um pouco pelo espírito de acompanhamento que tínhamos com os clientes, de uma forma muito direta. O passa a palavra começou a funcionar e começámos a receber alguns contactos de pessoas que desejavam vender as suas empresas ou precisavam de investimento para um determinado projeto, quer fosse, por exemplo, para internacionalização ou para desenvolvimento de um novo produto. Os contactos também surgiram em setores específicos da economia, cada vez mais amplos e diversos. 

Qual é o principal core business?
Hoje em dia, temos no nosso portefólio um conjunto diversificado de empresas. O nosso target são as pequenas e médias empresas em que nos contactam para venda em busca de um investimento para um projeto específico. O nosso core business é a consultoria para determinação de valor para empresas, cujos proprietários pretendam alienar uma parte da empresa ou a sua totalidade; pessoas que estão numa situação de pré-reforma; pessoas que simplesmente querem vender os seus negócios, porque desejam tomar um rumo de vida diferente, entre outro tipo de contactos. 

Para além da compra e venda, que outros serviços se destacam?
Realizamos serviços mais específicos de consultoria de gestão na área de Fusões e Aquisições. Ao longo do tempo fomos percebendo o que é mais importante e valorizado pelos investidores e já sabemos as questões que normalmente colocam quando pretendem adquirir uma empresa.
Criámos um sistema – Change BRFS – Business Ready For Sale – uma consultoria que prestamos aos empresários com o sentido de melhorar as empresas em pontos específicos que sabemos que são importantes indicadores de gestão e que acrescentam mais valor à empresa na altura da venda. No fundo com este sistema acrescentamos valor.
Somos presentemente consultores com quatro valências distintas: Ricardo Soares – energia; Nuno Nobre – turismo, restauração e hospitality; João Pedro Barroca – angariação de fundos e eu próprio como avaliador e coordenador. Trabalhamos de forma independente, porque cada um tem a sua especialidade, mas juntos encontramos soluções para as necessidades específicas de cada cliente. 

Tendo em conta todas as condicionantes que vivemos e a procura pelo nosso país como oportunidade de investimento, como vê a evolução do mercado?
O mercado das Fusões e Aquisições nunca parou. Quando surgiu a pandemia houve uma quebra brutal, pois estávamos todos sem saber o que ia acontecer nos primeiros meses. 
Ao longo do ano de 2020, os negócios de fusões e aquisições ressurgiram e no final do ano atingiram-se valores praticamente iguais aos de pré-pandemia, pois apesar de serem menos negócios, eram de valor maior.
Já 2021 foi um ano quase “normalizado” em termos daquilo que era o expectável e com algum crescimento em setores específicos. 
Em Portugal, acredito que irá haver uma mudança muito grande alavancada pelo lado da procura que é mais seletiva e mais exigente no que pretende adquirir.
Há muito dinamismo, muitas pessoas a fazer perguntas do que há no mercado para investir. O que é fundamental neste negócio, e é essa a nossa vantagem, é termos uma lista de compradores que sabemos que pretendem efetivamente investir. É uma área de negócio muito exigente. Por isso, pautamo-nos por manter uma cultura interna de muita seriedade, porque trabalhamos numa área muito sensível, desde a confiança dos empresários ao o sigilo que temos de manter.