“Comercializamos e adaptamo-nos ao cliente”

No mercado desde 2012 e com uma alargada experiência na área da saúde, a Mobit fabrica soluções de mobiliário técnico na área da logística e distribui vários equipamentos médicos. Fruto da evolução do negócio, criaram a Artilife, uma loja online de produtos para cuidados em casa. A Revista Qualidade & Inovação esteve à conversa com alguns dos elementos da equipa Mobit e Artilife para conhecer o trabalho altamente qualificado que têm vindo a desenvolver nas áreas de intervenção hospitalar, clínica, residencial e lares.

De que forma surgiu a Mobit no mercado nacional?
Comecei a trabalhar numa multinacional da área da saúde em 1979. Tive o privilégio de trabalhar com muita gente com quem aprendi muito e que me deu as bases para em 1991, depois de sair, constituir uma empresa na área da ortopedia de venda de implantes. Estivemos nesse mercado até 2012. Fomos inovadores, introduzimos muitas tecnologias no mercado, estivemos sempre muito à frente, sempre à procura de novas soluções e com o objetivo de não comercializar aquilo que os outros comercializavam.

Em 2012, motivado pelas alterações globais dos mercados, a empresa não resistiu. Estivemos cerca de dois anos quase parados e em 2014 decidimos que tínhamos de voltar à atividade. Escolhemos um nicho de mercado que já conhecia, o mercado da logística hospitalar. Assim nasce a MOBIT fabricante de mobiliário técnico e dispositivos médicos. Um nome forte e fácil de assimilar.

Quando falamos de logística falamos de todos os equipamentos que servem para armazenar ou transportar materiais dentro do hospital (dispositivos médicos, medicamentos, roupa, etc.. Temos móveis e carros multifuncionais para todas as áreas, quer seja para a farmácia, internamentos, bloco operatório, rouparia, limpeza e esterilização.

Na MOBIT produzimos e criamos os nossos próprios produtos. Desenhamos os nossos moldes para podermos ter produto próprio e desenvolver toda a gama de produtos que temos e outras que estão em projeto. Termos produção própria garante-nos que o futuro só dependerá de nós e da nossa capacidade de evoluir e acompanhar o mercado.

Temos crescido de forma sustentável, muito suportados no mercado privado até 2018 e a partir desse ano começamos a caminhar para o mercado público. Ainda sobre a nossa evolução, tínhamos pensado iniciar a internacionalização em 2022 mas a pandemia veio alterar os planos. Ainda assim, temos projetado entrar no mercado internacional em 2024.


Quem são os principais clientes?
Os nossos principais clientes são todas as unidades hospitalares ou de apoio clínico, lares de terceira idade, residências, ou seja, tudo quanto tenha medicamentos e dispositivos médicos nós estamos lá. Utilizamos todo o conhecimento para ajudar a desenvolver soluções em estreita colaboração com os nossos clientes.

Em todos os setores existem pontos diferenciadores que destacam algumas empresas num mercado competitivo. Quais são as grandes mais-valias da Mobit em relação aos restantes players?
A nossa grande mais-valia é, sem dúvida, o nosso design. Fizemos uma grande pesquisa e os perfis que utilizamos foram todos desenhados pela nossa equipa. Os carros, por exemplo, são feitos em alumínio com materiais leves, nobres e ao mesmo tempo versáteis.

Nós conseguimos produzir/fabricar e customizar o produto adaptando-o assim às necessidades do cliente, projetamos e apresentamos as nossas soluções em 2D e 3D. Se necessário também fazemos protótipos.

Outra diferenciação é o trabalho em equipa. Fazemos o levantamento das necessidades do cliente indo ao terreno, ouvimos o que os clientes necessitam, projetamos e apresentamos as nossas soluções, tanto em Portugal Continental como nas Ilhas e sempre em estreita ligação entre a área comercial, projeto, fabrico e montagem.

O apoio pós-venda ao cliente é muito importante. A satisfação com que o nosso cliente aceita os nossos projetos tem sido o garante da sua confiança e continuidade.

Em suma, as grande vantagens são sermos muito versáteis, trabalharmos em equipa e em parceria com o nosso cliente, somos flexíveis com o cliente nas alterações que o mesmo pretende, temos know-how adquirido ao longo de anos e apresentamos soluções com muita otimização de espaço e trabalho.s anos e há soluções em que temos visões diferentes.

Em que consiste a marca IMOBIT?
A IMOBIT é o futuro. Consiste em aplicar novas tecnologias de informação ao equipamento e queremos introduzir isso em alguns dos nossos produtos. Estamos com um projeto de um carro específico e queremos que esse carro seja autónomo em termos de prestação de informação. É algo que não existe no mercado e por isso será patenteado.

Estamos a iniciar os primeiros passos, mas sabemos que é um produto único e muito abrangente a clínicas, hospitais e residências, porque vai ao encontro das necessidades do mercado.

Para além da Mobit têm a Artilife enquanto loja online. Falem-nos deste projeto.
A Artilife é a marca da Mobit direcionada para o retalho, na comercialização de produtos ortopédicos e mobiliário geriátrico para clientes particulares ou lares de idosos. Funciona no mundo digital e é daí que vêm grande parte dos clientes. Estamos localizados na região de Lisboa, no entanto servimos todo o país.

Um dos grandes diferenciais da Artilife é a capacidade de assistência técnica com equipa especializada in-house. A parte da entrega também é um grande ponto diferenciador por parte dos nossos técnicos que explicam como tudo funciona no momento da entrega, o que humaniza muito o negócio.

Uma das grandes apostas da Artilife é a capacidade de entregar projetos chave na mão a instituições, sejam residências, ou centros de dia, privados ou públicos. Estes projetos assentam num fornecimento 360 graus, desde os produtos de quarto como camas articuladas, colchões ortopédicos, almofadas ergonómicas, a mobiliário geriátrico para áreas de estar ou lazer, ajudas técnicas, banheiras para banho assistido, palamenta e decoração. Este modelo permite que os nossos clientes tenham de lidar com apenas um fornecedor para garantir grande parte dos seus equipamentos, que para além de proporcionar economias de escala para os clientes, também torna o processo de gestão dos equipamentos (garantias, avarias, assistências) muito mais prático, pois têm de lidar com apenas um fornecedor.

O que esperam alcançar no futuro?
Esperamos alcançar a internacionalização da MOBIT e ainda vamos aumentar as nossas instalações.

Queremos continuar a manter e servir os nossos clientes, queremos aumentar o número de novos clientes aumentando a nossa penetração no mercado Português. Temos uma nova gama de produtos para sair este ano relacionada com carros de assistência e apoio mais pequenos e mais simples.

A internacionalização é fundamental para este projeto. Estamos a ultimar pequenas melhorias nos nossos produtos para nos apresentarmos no mercado internacional com muita qualidade.

Em 2024 vamos estar na área da exportação, preferencialmente Norte de África, Médio Oriente e América do Sul. A par disto, ambicionamos marcar presença nas feiras internacionais do setor.

Tudo isto assente num crescimento sustentado com qualidade.