Construir um mundo “Smart Everything”

Com uma forte presença no Tecmaia e Lagoas Park, a  Synopsys  é uma referência mundial em soluções de EDA (electronic design automation) e IP (Intellectual Property) para Semicondutores. Célio Albuquerque, Vice-Presidente de Engenharia da Synopsys, deu uma entrevista à Revista Qualidade & Inovação onde destacou as soluções da empresa, as oportunidades dadas aos profissionais da área e sublinhou a responsabilidade social corporativa como o reflexo daquilo que é a Synopsys.

Para quem não conhece os vossos produtos, como se apresenta a Synopsys ao mercado? 
Num mundo onde a conectividade é um factor imperativo, a Synopsys é o parceiro ideal fornecendo soluções desde o “Silicon to Software” para empresas inovadoras que desenvolvem produtos electrónicos e software das quais dependemos diariamente. A Synopsys como uma empresa S&P500 conta com uma longa história de liderança na automação de desenho electrónico (EDA) e IP de semicondutores, disponibilizando também à indústria um vasto portfólio de serviços e ferramentas de teste e de segurança de aplicações.

A indústria de semicondutores atravessa atualmente uma fase de inovação disruptiva, resultado do aumento da necessidade de gestão de dados com maior velocidade e menor consumo. O nosso desenho de chips, verificação, integração de IP, software de segurança e soluções de testes de qualidade permitem desenvolvimentos que irão dar resposta aos desafios e oportunidades desta nova era. Para suportar esta ponte para um futuro brilhante, a Synopsys tem como compromisso e objetivo melhorar a eficiência dos semicondutores em 1000x na próxima década, garantindo uma vida rodeada de “Smart Everything”.

De que forma assumem um papel preponderante no setor em que estão inseridos?
A Synopsys disponibiliza às empresas o acesso a inovações disruptivas no desenho e verificação de silício, IP e aplicações de segurança, suportando os desafios dos seus clientes em áreas chave como eficiência energética, silicon health, multi-die design, “Smart Everything”, cloud, segurança e desenvolvimento de software. Ajudamos os nossos clientes a inovar desde “Silicon to Software” permitindo-lhes desenvolver produtos novos e incríveis.

Quais foram os desenvolvimentos mais recentes nas soluções IP de semicondutores?
Com o aumento dos dados na Cloud, impulsionados por aplicações de aceleração de AI, processamento de linguagem natural, switches de rede tradicionais e armazenamento corporativo, vemos uma demanda significativa por interfaces mais rápidas e de alta performance, como DDR5/LPDDR5, PCI Express 5.0 e 6.0, HBM3 e Ethernet 400G/800G – tudo nas tecnologias de processo mais avançadas. Paralelamente, a proteção dos data centers que o sustentam continua a ser uma prioridade para os nossos clientes, resultando numa forte necessidade por módulos de integridade de segurança e criptografia de dados (IDE). Para ajudar os designers a criar SoCs para esses serviços de data center e computação de alto desempenho (HPC), a Synopsys fornece um amplo portfólio de soluções IP de alto desempenho e baixa latência de forma a garantir as taxas de transferência necessárias com segurança. No setor automóvel, os veículos de hoje contém mais de 100 milhões de linhas de código, e o software é cada vez mais o catalisador de novas funcionalidades e serviços. Ao mesmo tempo, a indústria automóvel atravessa algumas mudanças importantes que influenciam o desenvolvimento dos chips tornando tudo possível, desde iluminação LED até à condução autónoma. A eletrificação de veículos, digital twins e a integração da IA aceleram a inovação na indústria automóvel, começando ao nível do chip. OEMs e fornecedores de Tier 1 continuam sob pressão para entregar os seus produtos o mais rapidamente possível. Em todo o mundo, os consumidores exigem mais inteligência, maior segurança e um espectro mais amplo de opções ecologicamente sustentáveis. Os fornecedores de veículos inovam em software e hardware a todos os níveis para atender às necessidades do mercado.

Para apoiar essas tendências na área automóvel, a Synopsys colabora de perto com os principais fornecedores mundiais de semicondutores desta área (Tier 1 e OEMs), fornecendo soluções de design e verificação de chips, prototipagem, IP e soluções de segurança de software, ajudando-os a criar produtos mais inteligentes e seguros.

Quais as oportunidades disponíveis para os profissionais da área em Portugal?
Para darmos resposta às exigências emergentes da indústria, temos vindo a reforçar gradualmente e de forma sustentável as nossas equipas nos últimos anos.

Paralelamente, temos vindo a trabalhar no desenvolvimento de programas académicos com dois focos fundamentais: aproximar a academia à indústria e dotar os jovens engenheiros de competências técnicas imprescindíveis para o nosso negócio.

Acreditamos que estes projetos irão dar visibilidade aos jovens estudantes das oportunidades que temos disponíveis em Portugal abrindo possibilidades de desenvolvimento da sua carreira nesta área, através da realização de estágios curriculares e de summerjobs junto das nossas equipas. Com estas experiências conseguirão aplicar os seus conhecimentos à prática, percepcionando o trabalho dos nossos engenheiros e o seu impacto no desenvolvimento tecnológico mundial.

Simultaneamente estamos a preparar uma academia interna direcionada para estudantes, muito focada no desenvolvimento de skills técnicas específicas e fundamentais para o nosso trabalho diário e assim complementando a oferta formativa das Universidades Portuguesas na área da Electrónica.

Quais são as principais inovações tecnológicas pensadas para estarem na linha da frente do setor? 
Machine learning e inteligência artificial (IA), juntamente com inovações na arquitetura de semicondutores, proporcionam uma nova era de design. Num extremo, onde os dispositivos pessoais e a Internet das Coisas (IoT) nos conectam, aos data center, onde a hyperscale nos levará à era do metaverso e muito mais, o design de chips habilitados para IA é uma parte crítica do quebra-cabeça. Aproveitar a IA e o machine learning para acelerar e automatizar o processo de verificação e validação do design de chips permite-nos descobrir os problemas de design antes do tape-out. O design de chip assistido por IA é fundamental para a próxima geração de inovação do mundo e a Synopsys tem feito grandes avanços ao trazer novas abordagens holísticas de design de semicondutores habilitadas para IA, liderando o caminho.
De que forma alertam os clientes para a importância dos conceitos de cibersegurança e segurança de informação?
Como uma empresa EDA, a Synopsys está numa posição única quando se trata de questões de segurança de software e hardware. A Synopsys

oferece soluções integradas que ajudam as empresas a evitar ameaças e ataques, transformando a maneira como as equipas de desenvolvimento criam e entregam software.*

Paralelamente, todos os anos, marcamos o mês de consciencialização sobre segurança cibernética no outono, educando funcionários e clientes sobre as melhores práticas para garantir segurança cibernética e segurança física.

Também agimos rapidamente quando surgem problemas de segurança. Por exemplo, quando a vulnerabilidade Log4j foi detectada no final de 2021, a Synopsys agiu imediatamente em vários níveis:

• Protegendo os nossos ativos e ativando uma task-force com o objetivo único de evitar qualquer impacto nos clientes utilizadores dos nossos produtos;

A Responsabilidade Social Corporativa é um princípio orientador de quem somos. Isso ajuda-nos a definir nossa visão de um mundo onde “Smart Everything” se manifesta. Melhorar a produtividade de semicondutores em 1.000x num período de 10 anos é uma grande oportunidade para colocar os nossos valores sociais e ambientais em prática, com a intenção de nos guiar para um mundo melhor, com comunidades prósperas, inclusivas, que garantam um futuro sustentável, justo e seguro para todos.

Conquistamos a Certificação Carbon Neutral® pelo terceiro ano consecutivo e este ano compensamos 47 mil toneladas métricas de dióxido de carbono equivalente. Também aumentamos significativamente a diversidade das nossas equipas e a taxa de contratação de mulheres. Expandimos a nossa abordagem de “tolerância zero” para proteger os nossos dados e infraestruturas. Também doamos US $3,4 milhões para organizações de caridade (acrescendo US $1,6 milhão doados pelos nossos funcionários) e registamos mais de 6.000 horas de trabalho voluntário.

Construir um mundo de “Smart Everything” traz oportunidades para resolver alguns dos maiores desafios do mundo: mudanças climáticas, desigualdade, pandemia e muito mais. Estruturamos os nossos esforços, implementando a nossa estratégia de Smart Future CSR, que por um lado otimiza nossa própria iniciativa em áreas como meio ambiente, diversidade & inclusão e segurança cibernética, mas também usa nossa esfera de influência no mundo, incentivando os nossos colaboradores, parceiros e clientes para (também) fazer a diferença nas indústrias, supply chain e comunidades.

Quais são as metas planeadas para um futuro próximo?
Durante décadas, a lei de Moore foi capaz de atender aos requisitos de inovação para novos produtos – melhor desempenho, menor consumo a um baixo custo. Graças à complexidade de escala oferecida pela lei de Moore, a tecnologia de semicondutores foi capaz de atender às necessidades de inovação repetidamente. Porém, recentemente, as coisas mudaram. Impulsionada em parte pela implantação massiva de software diferenciador em novos produtos, a demanda por novas tecnologias explodiu, sobrecarregando as capacidades da lei de Moore. A inovação agora tem de ser analisada através de uma abordagem multifacetada. Processamento paralelo, aplicações com arquiteturas específicas, implantação de IA e integração de diversas tecnologias num único pacote altamente sofisticado são exemplos de como as exigências tecnológicas estão a ser supridas num novo mundo de inovação. A complexidade de escala da lei de Moore está a ser aprimorada com uma série de abordagens arquitetónicas que exploram a complexidade sistémica. Na Synopsys, chamamos a isso Era SysMoore, salientando o marco histórico da complexidade de escala pela lei de Moore e a complexidade sistémica recém adicionada e impulsionada pelas demandas do “Smart Everything”. Como os produtos continuarão a desenvolver-se a um ritmo exponencial, acreditamos que o futuro será traçado pelos impulsionadores da Era SysMoore.