Cuidar da visão com óculos 100% à medida

Com um leque alargado de serviços de suporte à saúde ocular, a Alberto Oculista está presente no mercado há mais de 35 anos. Marco Silva, Diretor Geral de Operações, e Pedro Abreu, Diretor de Marketing, conversaram connosco sobre o Virtual Eyewear Assistant que mereceu duas distinções, abordaram a importância da saúde ocular e ainda sublinharam as expectativas para 2023.  

O vosso serviço de óculos 100% à medida: VEA – Virtual Eyewear Assistant, galardoado com o Prémio Produto do ano em 2021 e Cinco Estrelas em 2022, em que consiste?
O serviço de “Óculos 100% à medida” é único, exclusivo, completamente inovador e personalizado. Através deste serviço é possível adquirir uma peça única e adaptada à fisionomia do rosto, fabricada exclusivamente de acordo com as medições biométricas e caraterísticas escolhidas. São milhares de medições e registos que tornam cada rosto único no mundo, permitindo, assim, criar peças moldadas a cada um de nós.

Mas, como funciona?
Através da digitalização do rosto, o consumidor pode escolher o modelo de óculos mais adequado para si em termos de forma e tamanho, com uma proposta de cores muito ampla (mais de 500 opções) e, finalmente, criar o modelo que mais lhe agrada, na medida biometricamente perfeita e com a mistura de cores preferida.

Em relação à saúde ocular, que sintomas não devemos ignorar? Quais os vossos produtos mais procurados?
Existem vários sintomas que podem surgir nas mais diversas idades, entre eles:
– falta de visão;
– dores de cabeça;
– sensação de corpo estranho;
– ardor;
– comichão ocular e lacrimejo excessivos;
– visão;
– hipersensibilidade às luzes;
– necessidade de semicerrar os olhos para ver melhor.
Uma vez que nem todos os problemas visuais apresentam sintomas notórios, é extremamente importante a sua prevenção, principalmente nas crianças e nos idosos, através de rastreios visuais.
Já os produtos mais procurados são, sem sombra de dúvidas, os óculos graduados, as lentes de contacto e os óculos de sol.

Quais são as principais dicas para manter a saúde ocular?
A nossa visão deve ser cuidada e preservada, da mesma forma que nos preocupamos com o resto do nosso corpo. Entre as principais dicas, destacam-se o cuidado com a alimentação, que deverá ser rica em vitaminas A, E, C, antioxidantes, luteína, zinco, B6, B12, B9, B2 e, a redução do uso prolongado da visão de perto, como acontece por exemplo com os ecrãs. A regra 20/20/20 é fundamental, pois segundo a mesma ao fim de 20 minutos de visualização para um ecrã devemos olhar para um ponto a 20 pés de distância (aproximadamente 6 metros) durante 20 segundos.
Além disso, devemos utilizar lentes adequadas à utilização constante de ecrãs, ou seja, com o filtro de radiação azul-violeta e para proteção aos raios UV. Para perceber qual o tipo e tratamento de lentes ideal para cada um, sugere-se sempre um aconselhamento personalizado junto da equipa de especialistas da Alberto Oculista.

No dia 13 de outubro de 2022 comemora-se o Dia Mundial da Visão. Que mensagem gostariam de deixar sobre a importância de assinalar este dia?
A visão é um dos principais sentidos do ser humano. É essencial para o seu dia-a-dia. E, por isso, é de extrema importância.
Mais do que tratá-la, torna-se imperativo alertar a população para a importância de saber cuidar e de prevenir. Por isso, os exames à visão periódicos aliados a hábitos de vida saudáveis são fulcrais.
Na Alberto Oculista, existe uma equipa de especialistas pronta a receber e ajudar, desde à prevenção até ao tratamento.
Devemos cuidar sempre da nossa visão. Pois, nunca é demais relembra que se estima, em 2050, que metade da população mundial seja míope!
A prevenção em primeiro lugar!

Por último, quais são as expectativas que têm para 2023?
As expectativas são de consolidação, em várias vertentes, pois o Grupo Alberto Oculista , com a aquisição da marca Opticenter, passou a contar com mais de 100 lojas no seu portfólio no setor da Ótica, estabelecendo-se como referência no mercado. Foi a maior transação realizada até ao momento em Portugal!
Apostaremos também no mercado brasileiro através do lançamento, já efetuado e com imenso sucesso, da marca Juliana Paes Eyewear Collection no Brasil.
Quanto à marca Alberto Oculista, irá continuar a traçar o seu caminho, sempre de forma sustentada e ponderada, aproveitando sempre as oportunidades que surjam para consolidar a sua presença junto dos consumidores. O objetivo? Levar o seu serviço de excelência e mote de melhoria da qualidade de vida através da saúde ocular, a novos mercados e clientes