DestaqueFacility Services

Derichebourg – Queremos garantir a segurança dos nossos clientes e parceiros

Tempo de leitura: 5 minutos

Em 2020, a Safira Facility Services deu lugar à Derichebourg Facility Services e conta com uma alargada panóplia de serviços de suporte à operação do cliente. Victor Rodrigues, administrador, fala-nos das inovações tecnológicas, nas várias soluções criadas durante a pandemia, bem como a importância de um espaço devidamente higienizado. 

Como surgiu a Derichebourg Facility Services?

A Derichebourg Facility Services iniciou a sua atividade em Janeiro de 2000 com a designação de Safira Facility Services e desde então tem vindo a consolidar a sua posição no mercado, crescendo de forma sustentada e tornando-se uma presença sólida, como um dos maiores operadores do setor.

Tendo como parceiro de negócios de longa data o grupo francês DERICHEBOURG, um dos maiores operadores do mercado dos Facility Services e tratamento de resíduos, fomos sempre evoluindo na Qualidade do Serviço prestado em Portugal.

Em 2015, o Grupo Derichebourg adquiriu a totalidade da empresa mantendo o nome Safira até 2020, ano em que foi alterada a designação para Derichebourg Facility Services.

O Grupo Derichebourg é um operador internacional de reconhecida dimensão na área dos Facility Services onde intervimos o que potencia a disponibilização de experiência e recursos com evidente acréscimo de valor e exerce atividade nos mais diversos setores, sendo largamente reconhecido pelo seu profissionalismo, experiência e prestígio.

Quais são os principais serviços que disponibilizam aos Clientes? 

O Grupo Derichebourg tem um portfólio de todo o tipo de atividades de suporte à operação do Cliente. Essas atividades incluem a prestação de serviços de limpeza geral, desinfeção e descontaminação de espaços, limpeza especializada (tratamento de pavimentos, recuperação de tetos, lavagem de superfícies em altura e a partir do solo, limpeza e lavagem de tapetes e escadas rolantes, limpeza de condutas avac, remoção de graffitis e pastilhas elásticas, entre outros), pest control, healthcare, jardinagem, fornecimento de consumíveis, manutenção de primeiro nível e trabalho temporário. 

Para além destas atividades largamente desenvolvidas em Portugal, o Grupo Derichebourg disponibiliza também aos seus Clientes outras atividades entre as quais: reciclagem e recuperação de bens de consumo em fim de vida, gestão de resíduos industriais e domésticos, limpeza urbana, tratamento de águas, produção de guindastes industriais, dos portos e offshore, serviços de aeronáutica, recrutamento e trabalho temporário, energia e iluminação pública, serviços em ambiente especiais, serviços de receção e hospedaria de eventos, estradas e espaços verdes, segurança remota, centro de formação e soluções de nova geração envolvendo mais de 40000 Colaboradores.

Sendo a Derichebourg Facility Services uma referência no mercado da prestação dos Facility Services, de que forma a inovação está presente na vossa empresa? 

Atualmente em Portugal com cerca de 5200 trabalhadores e mais de 3500 locais de prestação de serviço, promovemos todos os esforços para continuar a crescer e a inovar.

Para tal, mantemos a aposta na vertente humana, procurando ser cada vez mais competitivos ao nível da qualidade do serviço prestado.

O investimento na formação e motivação dos Colaboradores está diretamente ligado com a qualidade do serviço prestado pela empresa. Neste sentido, temos inovado na forma como comunicamos e formamos os nossos Colaboradores com o objetivo de encurtarmos distâncias e detetarmos necessidades precocemente.

Para além disso, promovemos também a pesquisa contínua dos melhores e mais inovadores métodos ao nível tecnológico, procurando sempre as melhores soluções existentes no mercado. 

Temos inovado continuamente em novas tecnologias disponíveis ao nível de: Ferramentas de acompanhamento e monitorização do serviço prestado – a qualidade do serviço prestado é constantemente monitorizado de forma a promover a satisfação dos nossos Clientes. Estas ferramentas permitem uniformizar o serviço prestado em todo o país e melhorar a qualidade do mesmo serviço, antecipando as situações que necessitam de melhoria atempadamente; Produtos – Apostamos em produtos com baixa perigosidade quer para o utilizador quer para o meio ambiente mas com garantida eficiência para o Cliente; Materiais e Métodos – Procuramos sempre no mercado os materiais e métodos mais inovadores e eficazes tendo em conta as necessidades dos nossos Clientes; Máquinas e Equipamentos – Atualizamos constantemente o nosso parque de máquinas de forma a garantirmos que os nossos Clientes têm sempre o melhor serviço no menor tempo com o melhor resultado possível a todos os níveis.

Face à crise provocada pela pandemia, que soluções de desinfeção criaram para irem de encontro às necessidades dos Clientes? 

Neste contexto de Pandemia mantivemo-nos sempre na vanguarda, disponibilizando várias soluções de prevenção, desinfeção e proteção.

A Derichebourg apresenta várias soluções de serviços de desinfeção de espaços contaminados e de higienização e desinfeção de espaços utilizados no quotidiano, bem como a comercialização de todo o material necessário à prevenção como máscaras, soluções desinfetantes, etc.

As soluções são adaptadas às necessidades e especificidades de cada Cliente, tendo a nossa empresa todos os recursos, materiais e equipamentos necessários para garantir aos seus Clientes a segurança na utilização das suas instalações higienizadas e desinfetadas. Estes serviços são realizados por equipas especializadas.

Queremos garantir a nossa segurança e a segurança dos nossos Clientes e Parceiros em todos os momentos das suas atividades.

Muitas empresas já deixaram o teletrabalho e os funcionários voltaram aos espaços físicos. Qual é a importância de manter os ambientes devidamente desinfetados e higienizados?

A transmissão pelo COVID-19 dá-se quer por contacto próximo com pessoas infetadas, quer por contacto com objetos e superfícies contaminados. 

Neste cenário, é de extrema importância a desinfeção de todos os espaços, objetos e superfícies, de modo a prevenir a propagação do vírus.

Com a pandemia, a atividade de limpeza ganhou outra visibilidade e passou a ser encarada como uma atividade muito mais nobre. 

No caso de supermercados, hospitais e todas as outras atividades que se mantiveram em plena laboração durante todo este tempo, as adaptações foram feitas quase de imediato e a ação teve que decorrer ao ritmo acelerado em que as informações nos iam chegando. 

Investimos assim em técnicas e métodos de desinfeção direcionadas para a eficaz eliminação do SARS COV 2 e criamos equipas especializadas capazes de intervir nas instalações em tempos record para garantir que após surtos ou casos confirmados rapidamente as instalações voltavam a ter condições para receber Colaboradores e manter atividade.

Esperamos que todos os nossos Clientes possam rapidamente retomar em pleno a sua atividade e estamos completamente preparados para lhes garantir serviços que permitem que tal decorra em condições de total limpeza, higiene e segurança.

A proteção do ambiente, a segurança e a saúde são objetivos para o presente, mas também para o futuro. Porém, que outros objetivos estão delineados para o futuro da Derichebourg Facility Services? 

Desde muito cedo que a Responsabilidades Social Corporativa, Empresarial e Ambiental fazem parte dos nossos Valores e Códigos de Ética e Conduta.

Tendo a nossa empresa um robusto e maduro sistema de gestão integrado de qualidade, ambiente e segurança, certificado há cerca de 15 anos, para além dos objetivos específicos que delineamos para esta situação pandémica, estão bem delineados os inúmeros objetivos da empresa no que respeita à proteção do ambiente, segurança e saúde. Partilhamos aqui apenas alguns:

Ao nível da saúde, apostamos na formação dos nossos Colaboradores nos temas de prevenção e promoção da saúde e mantemos uma parceria com uma empresa de medicina no trabalho;

Ao nível da segurança, garantimos que são realizadas as manutenções preventivas das Máquinas e equipamentos e apostamos também na formação dos nossos Colaboradores no manuseamento e manutenção de máquinas e equipamentos;

Ao nível do ambiente, selecionamos produtos com base na sua perigosidade para o meio ambiente e na sua elevada biodegradabilidade;

Reduzimos os resíduos de embalagem pela compra de produtos concentrados, reutilizamos as embalagens para a diluição de produtos e reciclamos as embalagens não utilizadas e selecionamos materiais e equipamentos com base na sua eficiência e também durabilidade e apostamos em materiais e equipamentos que reduzam o consumo de água e detergentes;

Disponibilizámos também aos nossos Clientes uma gama de produtos ecológicos. Para além de todas as ações nesta matéria que a nossa empresa leva a cabo, fazemos questão de acompanhar os nossos Clientes em todas as medidas de poupança quer de energia quer de água. Estas serão apenas algumas das ações que praticamos no que respeita a esta matéria.