Diversidade e inovação na indústria farmacêutica

Há mais de 50 anos no mercado, o grupo Medinfar lidera a categoria de saúde do consumidor e dermatologia em Portugal. Nesta edição, contamos com a presença desta empresa farmacêutica que foi galardoada com o prémio produto do ano 2023, na categoria de antiflatulentos, fruto do empenho e inovação em todos os processos.

 

A marca Aero-OM foi distinguida com o prémio produto do ano 2023, na categoria antiflatulentos. Qual a importância deste prémio?
A marca Aero-OM é um claro exemplo da direção estratégica da Medinfar Consumer Health: o foco no desenvolvimento das marcas com o consumidor no seu centro. Aero-OM foi uma marca adquirida pelo grupo Medinfar em 2021 e, desde então, cresceu 50%, tendo hoje um pipeline de inovação bastante robusto.

Apesar de presente no mercado há várias gerações, muitos dos portugueses conheciam Aero-OM apenas pelo seu frasquinho cor-de-rosa. No entanto, sabíamos que, também os adultos, em algum momento podem sofrer de acumulação de ar no estômago ou intestino, e por isso mesmo Aero-OM tem um papel importante no dia a dia dos portugueses.

O prémio produto do ano 2023 é o reconhecimento da qualidade do produto, que é inquestionável, mas também todo o trabalho de desenvolvimento desta “nova” categoria de antiflatulentos que a marca Aero-OM está a fazer em Portugal.

Que tipo de produtos, nas mais diversas categorias, podemos encontrar no mundo Medinfar?
A diversidade é um dos pilares do grupo e está bem presente tanto no modelo de negócio, como na oferta do nosso portfólio. A Medinfar Consumer Health tem um portfólio bastante vasto, com marcas bem implementadas no mercado e bem conhecidas pelos Portugueses, entre as quais sublinhamos: Halibut, Trifene, Oleoban, Previpiq, Tricovivax, Xeratop. Além deste cluster de marcas, já bem conhecidas pelos portugueses, temos outras que são igualmente estratégicas e com um potencial enorme de crescimento, como por exemplo Cetix, Magnorange ou Otézia.

No nosso portfólio, contamos com produtos para o alívio da dor e febre, antiflatulentos, prevenção de picadas de mosquitos, higiene e cuidado diário da pele, alívio das alergias, cuidados capilares, suplementos vitamínicos, entre outros.

Sendo uma empresa farmacêutica fundada em 1970, que produtos inovadores estão projetados para o desenvolvimento da saúde
A inovação é um dos nossos pilares estratégicos e um dos principais vetores de ação do Grupo sendo crucial para a concretização do nosso maior propósito: trabalhar continuamente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, desenvolvendo e disponibilizando novos produtos farmacêuticos na área das ciências da vida. Assim, adequamos o desenvolvimento dos novos produtos às necessidades mais emergentes do consumidor, afetando recursos adequados ao desenvolvimento de produtos próprios com a rentabilidade desejada, bem como o estabelecimento de parcerias com instituições públicas ou privadas do sistema científico e tecnológico nacional e internacional (inovação aberta).

A inovação Medinfar representa o resultado da sinergia que existe entre um conhecimento das necessidades do consumidor com a ciência necessária para colmatar as mesmas. Para tal, dispomos de uma equipa de investigação altamente qualificada e empenhada, que se ocupa do desenvolvimento de novos produtos, alinhada com uma rede de parceiros do sistema científico nacional e internacional que nos aportam um maior conhecimento e valor aos projetos inovadores, entre os quais se encontram vários centros de investigação universitários, fundamentais como fontes de conhecimento.

Durante o ano de 2023 iremos lançar um formato novo para o alívio das alergias, mantendo a praticidade que é um dos valores da marca Cetix, mas aumentando o benefício para o consumidor. O ano de 2023 marca também a expansão da marca Aero-OM para uma nova categoria: os Antidiarreicos.

Com uma brand awareness elevada, este movimento faz todo o sentido tanto para a marca como para o consumidor que vê aumentado o leque de produtos disponíveis para esta condição.

Além de produtos inovadores, temos também parcerias que estão a ser retrabalhadas e que são estratégicas para as marcas do grupo. São exemplo disso as parcerias que temos com o Banco do Bebé ou com a APEO (Associação Portuguesa Enfermeiros Obstetras).

A Natalidade é um tema que nos é muito próximo não só pelo portfólio que possuímos, mas pela importância que o tema tem nos dias de hoje.

No caso de Halibut, a marca tem o dever de chamar a atenção e contribuir para a melhoria da Natalidade em Portugal. Enquanto marca líder e preferida pelos portugueses, temos a responsabilidade de trazer para a ordem do dia este tema. Neste momento temos um conjunto de ações com o objetivo de contribuir para a melhoria dos cuidados prestados antes, durante e após o parto. Além da disponibilidade dos nossos produtos às famílias que o Banco do Bebé contacta, apoiamos também as diversas iniciativas que a APEO leva a cabo.

As nossas ações estão focadas no bem estar do bebé, da família e na melhoria de recursos ao alcance dos profissionais de saúde.