FLOWON Soluções criativas a pensar nos fluxos de energia e de tráfego

A Flowon foi criada em 2022 e apresenta soluções nas áreas de Smart Energy e Intelligent Transport Systems aplicáveis a vários setores de atividade.  Em entrevista à Revista Qualidade & Inovação, o seu diretor geral, André Antunes, explica de que forma surgiu a Flowon, sublinha a importância das soluções que apresentam para cada cliente e a relevância em prestar um acompanhamento personalizado. 

Apresente a Flowon aos nossos leitores.
A Flowon nasce de uma vasta experiência da equipa. Estive sempre ligado ao segmento industrial, particularmente no setor público, na implementação de sistemas e soluções tecnológicas direcionadas aos transportes. Desenvolvi a minha carreira em empresas de diferentes dimensões, multinacionais, PME e também trabalhei noutros países. Em 2018 voltei para Portugal e trabalhei no mesmo setor de tecnologia aplicada. O resto da equipa está a ser formada com base na mesma premissa de experiência.
Este ano criámos a Flowon com dois segmentos fundamentais: Smart Energy e ITS – Intelligent Transport Systems em que apresentamos um conjunto de soluções de produtos e serviços para um segmento profissional, nomeadamente o cliente industrial e público.

Como descreve as soluções que a Flowon trouxe para o mercado?
Como referi anteriormente, nestes dois segmentos essenciais, trazemos por exemplo as soluções de energia portátil e de energias renováveis perante a necessidade de descarbonização da nossa sociedade. No âmbito da Smart Energy e acompanhando esta tendência que se verifica, as soluções de energia foram tornando-se cada vez mais inteligentes e cada vez menos poluentes. Trabalhamos soluções de energia portátil em estado sólido de última geração, como também soluções baseadas em células de combustível que são formas de energia verde. Outro grande pilar da nossa atividade são as aplicações tecnológicas na área da mobilidade para as cidades inteligentes (ITS).

Em que medida são uma empresa que dispõe de soluções diferenciadoras?
Estamos a procurar diferenciarmo-nos pelo valor acrescentado que trazemos aos nossos clientes, na entrega de soluções de maior qualidade e funcionalidade. Em mobilidade inteligente trabalhamos com sistemas de sensorização avançada que conseguem mapear em tempo real uma zona, detetar e fazer o seguimento da trajetória (tracking) de todos os objetos. Com isso e alavancado na inteligência artificial conseguimos dar informação importante sobre, por exemplo, se temos um veículo parado numa zona onde não deveria estar, ou qualificar e quantificar o tráfego. Este tipo de sensorização é essencial nas cidades inteligentes. Se queremos melhorar aquilo que são os fluxos de mobilidade, temos de os conhecer bem para depois dirigir soluções que os possam melhorar. Vamos apostar em várias tecnologias de última geração aplicáveis a estes segmentos que referi.
Outra diferenciação está relacionada com os serviços de engenharia, que incluem o desenho da própria solução, respondendo às necessidades de um cliente. É uma mais-valia importante que trazemos, tal como a instalação dos sistemas e o necessário acompanhamento.

A Flowon está a dar os primeiros passos no mundo empresarial mas a alargada experiência faz com que tenham sólidos objetivos para os próximos anos…
Diria que nos próximos dois anos, o nosso objetivo é sermos um player de referência, principalmente porque acreditamos que o investimento em soluções tecnológicas continuará a existir – é fundamental para as alterações profundas que se pretendem operar nos próximos anos, de resposta às alterações climáticas. A nossa preocupação fundamental é garantir que acrescentamos valor e qualidade nas soluções, principalmente porque no nosso país continuamos a verificar que ainda ocorre necessidade de reinvestimento em sistemas que não atingem os objetivos iniciais. A contratação pública impõe algumas limitações, mas temos de trabalhar para conseguir implementar soluções de alto valor, idênticas ao que encontramos no resto da Europa. No setor industrial essa prática já existe, por imposição de rentabilidade.
Acreditamos que teremos muitos elementos diferenciadores, em particular na qualidade e na criatividade das soluções que entregarmos ao mercado.