L’École Trilingue – Uma escola atenciosa, inclusiva e trilíngue

Situada no Restelo, a L’École Trilingue tem um conceito inovador de aprendizagem por imersão. Verónique Ferreira, diretora da escola, conversou connosco sobre os desafios e as mais-valias da aprendizagem através da experiência para que as crianças possam crescer num ambiente internacional, seguras e felizes. 

Qual é a missão da L’École Trilingue?
A Escola Trilíngue é uma estrutura escolar à escala humana onde alunos dos 2 aos 6 anos podem crescer, florescer e descobrir o mundo em francês, inglês e português.
A Escola Trilíngue é baseada no modelo educacional de aprendizagem por imersão num ambiente acolhedor e familiar.
A sua ambição é apoiar estudantes de todas as nacionalidades e origens na educação trilingue, aprovada pelo Ministério da Educação Nacional, Juventude e Desportos de França e certificada pelos Ministérios da Educação e Assuntos Sociais de Portugal.
Uma escola atenciosa, inclusiva e trilíngue, uma nova escola, cujo programa educacional é baseado nos programas nacionais franceses, mas que incorpora uma dimensão definitivamente cultural, o que permitirá aos alunos florescerem num ambiente internacional, multilíngue, familiar e reconfortante.

Apresentam um conceito pedagógico inovador concentrado na aprendizagem por imersão. Em que consiste este conceito e quais são as mais-valias?
Combinados com o ensino reforçado do português, o francês e o inglês são as duas principais línguas de aprendizagem. A sua utilização, em paridade horária, por professores de língua materna, garante um domínio oral rápido.
A imersão linguística num ambiente escolar consiste em rodear o aluno de uma linguagem para que ele possa aprendê-la através da experiência.
Acima de tudo, trata-se de criar um “banho” auditivo e cultural e de associar-lhe ações. A criança fará então associações entre o que ouve e o que vê. Pouco a pouco, estabelecerá ligações com os seus próprios referenciais.
Não se trata, portanto, de aprender apenas uma língua, mas de aprender numa língua.
Quanto mais jovem for a criança, mais eficaz será a imersão porque a criança está a iniciar a sua construção linguística. 

As vantagens são várias:
• Criação de uma ligação emocional com uma língua;
• Amplificação da curiosidade intelectual;
• Adaptabilidade a diferentes ambientes;
• Abertura a diferentes culturas;
• Aumento da concentração; 
• Melhoria da autoconfiança.

Na “L’École Trilingue”, apelamos aos falantes nativos, portadores de uma língua, mas também de uma cultura específica para otimizar esta imersão. As duas principais línguas de aprendizagem são o francês e o inglês. O português, por seu lado, é ensinado de forma reforçada de acordo com diferentes grupos de competência, quer para os alunos de língua materna quer para aqueles para os quais é uma língua adicional.

Qual a razão da aposta nestas três línguas? Ponderam acrescentar mais línguas para breve?
Lisboa é uma cidade internacional em crescimento onde coexistem muitas línguas e culturas, é um ambiente propício à aprendizagem multilingue precoce.
O inglês, o francês e o português estão entre as línguas mais utilizadas no mundo: diplomacia, comércio, internet… O domínio destas três línguas é, portanto, um trunfo significativo para todos.
A L’École Trilingue do Restelo surgiu na continuidade do sucesso da sua irmã mais velha em Londres (L’École Bilingue), que desde 2004 forma alunos dos 3 aos 11 anos, sendo reconhecida pelas inspeções dos serviços educativos franceses e britânicos pela excelência do seu ensino.

Têm como objetivo a expansão a nível nacional?
De momento queremos centrar-nos na criação da estrutura do Restelo. O plano de desenvolvimento vai depender da procura.

O que está reservado para o futuro da L’École Trilingue?
O nosso foco é o bem-estar das crianças. Crianças seguras e felizes serão a nossa principal recompensa no futuro.