Seixas & Filhos – LSF somos diferentes

O LSF desde há uma década que desperta interesse e curiosidade no que respeita ao método alternativo da construção civil, e foi essa alternativa que levou o administrador da empresa, Rogério Seixas a apostar nesta tecnologia e fazer a diferença.

A Seixas & Filhos surge como uma empresa familiar, uma vez que se trata de uma sociedade constituída por Rogério Seixas, a sua esposa e os seus três filhos. O carácter familiar assume extrema importância para a empresa? O que representa este legado?
O ponto principal é ter cargos diretivos ocupados pelos próprios membros e escolhidos a partir de laços de sangue e da reciprocidade da confiança entre os mesmos. Para nós, é não deixarmos cair uma história com mais de 40 anos e fazer com que dia após dia a palavra-chave seja sempre a diferença.

A construção civil tem na base familiar um percurso sempre muito constante e, claro, somente por três fatores que consideramos de extrema importância e de carácter primordial, são eles a honestidade, depois a honestidade e, por fim a honestidade

Como descreve o percurso da empresa? Quais são os princípios que norteiam a sua atividade?
A construção civil tem na base familiar um percurso sempre muito constante e, claro, somente por três fatores que consideramos de extrema importância e de carácter primordial, são eles a honestidade, depois a honestidade e, por fim a honestidade. Só assim nos é possível criar amigos para além de clientes e manter o nosso padrão sempre em crescente.

A preocupação com a qualidade de serviço é um elemento diferenciador da Seixas & Filhos. Como descreve o vosso trabalho desde o início do processo até à fase final de construção?
Esse é talvez dos temas que mais nos definem, pois, associados à honestidade que falava há pouco vem, sem dúvida alguma, a aposta em recursos humanos de grande competência e as ferramentas para que ambos se possam aliar e, daí nascer um produto de excelência. Não temos por hábito fazer pela metade, gostamos do “copo cheio”, pois na nossa metodologia existe sempre a sequência alfabética que não gostamos de desprimorar. Vamos de A a Z, seguindo os padrões de qualidade a que somos (deveríamos) ser obrigados, pois não obstante essa obrigação, fazemos questão de cumprir todos os critérios e normas europeias, porque gostamos de preparar o futuro.

A Seixas & Filhos utiliza como slogan “Especialistas em Light Steel Framing”, porque todos os colaboradores da empresa são qualificados em montagem de estruturas metálicas em LSF. Existe, portanto, uma grande aposta na formação?
Sim, efetivamente esse é um dos que utilizamos, porque é o que tão bem nos define na vertente da empresa de Engenharia e Construção, estamos num processo de certificação ISO 9001, bem como a marca CE que para além de certificar o nosso produto final aquando da produção irá também fazer com que as montagens em obra e os montadores de estruturas também eles fiquem certificados. A formação para a nossa empresa não é nada mais que conhecimento e aprendizagem de forma contínua… e morremos a saber muito pouco, por isso e como queremos longevidade, queremos aprender e fazer melhor por muito mais tempo.

Quais são os fatores distintivos da empresa?
O nosso efetivo e os mecanismos de que dispomos, aliados a uma vontade inigualável de querer mais e melhor sempre, faz com que digamos várias vezes no dia que “LSF – Somos Diferentes”. Apostamos acima de tudo na qualidade do nosso produto e gostamos de ver e fazer coisas com perfeição e detalhe.

A empresa está virada para um mercado que compreende o distrito de Setúbal até ao Algarve. Nos objetivos está a ponderar abranger todo o território nacional?
Sim, somos a única empresa a operar na área do fabrico de perfis LSF com esta tecnologia desde a margem sul do tejo até ao Algarve e não nos ficamos pelo continente, atualmente temos já uma forte presença através de parceiros nas ilhas, bem como em Espanha e França, estes dois últimos são mercados que nos têm vindo a desafiar e, nos quais em breve, haverá novidades que serão, não só importantes para o crescimento da empresa, bem como para a oferta no mercado do LSF.

Em que contexto surge a Seixas & Filhos Engenharia e Construção? Que objetivos estiveram inerentes à sua criação?
A engenharia e construção antecede à Indústria pelo legado familiar pois há 40 anos em Portugal não tínhamos este conceito, ou seja aqui quisemos ter a certeza do tipo de produto que melhor se adequaria no mercado nacional, criamos a prática no terreno e só depois iniciámos a Indústria onde disponibilizámos a todos os nossos clientes e parceiros um produto que consideramos ser atualmente de grande excelência.

A responsabilidade social é um elemento de grande importância para esta organização empresarial. Em que medida? Que tipo de trabalho/apoio desenvolvem nesta área?
Este é um ponto sensível e que nos traz sempre uma grande emoção, posso dizer em nome da família que somos de causas, particularmente o apoio a idosos e crianças é para mim uma obrigatoriedade enquanto ser humano, não abdico dessa ajuda em troca de um grande evento social onde transborde mediatismo, e aqui até posso ser acusado por estar a dar esta entrevista, pois estou a contribuir para esse mediatismo, mas não, o que faço é porque a nós nos traz uma satisfação que seria impossível descrever, por norma desafio a fazerem o mesmo para que possam entender o que é sermos úteis fazendo o bem não olhando a quem. Tivemos presentes no apoio que regularmente damos a uma escola primaria na Província de Inhambane em Moçambique onde distribuímos diverso material escolar e alguma roupa, no entanto temos outras iniciativas que desafio os interessados a experimentar e a contactarem-nos, pois do pouco fazemos a diferença, prefiro não desenvolver aqui muito mais este tema pois gosto de falar sobre isto no campo onde as adversidades estão presentes.

Por onde passa o futuro das duas empresas? Quais as metas a atingir para 2020?
2020 será o ano das novidades, no que respeita ao crescimento que consideramos imperativo que seja de dentro para fora e não o contrário. Estamos a projetar a nossa nova unidade fabril que contará com uma área útil de cerca de 1000m2 onde iremos avançar para além do forte crescimento na exportação, também com um projeto na área da casa chave na mão executada em ambiente controlado (fábrica) e com uma conclusão no prazo de 5 dias úteis depois da entrega em obra. Esse será um tema que trará muitas vantagens e inúmeras surpresas para os nossos clientes mais, diria “que gostam de ver a coisa acontecer de forma rápida e eficiente”.