Mais tecnologia eficiente, mais poupança

Sediada em Vale do Paraíso, (Aveiras) a SEM IR, Lda. apresenta-se como uma empresa de
engenharia e manutenção industrial e residencial. Utilizar tecnologias com base na
poupança e eficiência é um dos lemas desta empresa que, ano após ano, tem tido um
crescimento sustentado. Os Co-fundadores José Eduardo Pereira e Carlos Almoster
concederam uma entrevista à Revista Qualidade & Inovação em que sublinharam o trabalho
desenvolvido ao longo destes anos. 

Contem-nos o percurso da SEM IR até chegar aos dias de hoje.
A SEM IR , nasceu dentro do Grupo General Motors (Opel) e PPG e após o fecho desta unidade em Portugal em 2006, eu Acount Manager desta multinacional americana em Portugal para a Ford e General Motors na área da pintura do automóvel em conjunto com o
Alfredo Figueira e Carlos Almoster quadros superiores da Opel, meus clientes formamos os três a SEM IR.
A nossa experiencia de vários anos de atividade conjunta nas duas Multinacionais, levou a um elevado nível de conhecimento e confiança, pelos diversos projetos desenvolvidos em conjunto pelas duas empresas , alguns deles foram depois escalados para toda a Europa, “Single Sourcing” “Pintura a agua” das unidades automóveis …entre outros. Azambuja era a fabrica piloto destas Multinacionais Ford e GM.

No fim de 2007 arrancamos em Portugal com o projeto e o nosso foco eram as energias renováveis, tanto que a descrição da empresa é Serviços de Engenharia e Manutenção, Industrial e Residencial, permitia entrada nestas áreas, que já víamos fruto das nossas constantes viagens pelo mundo do automóvel.
No primeira fase fixamos a sede em Santarém, hoje mais a sul junto A1 na Freguesia de Vale do Paraíso (Aveiras).
Os primeiros recursos humanos que contratamos eram nossos colaboradores e mais tarde viemos a fazer Protocolos com a Escola Secundaria de Azambuja, onde existe uma turma de Energias Renováveis e assim permitiu nos oferecer estágios e contratar alguns dos alunos, hoje passados vários anos são muitos deles referencias como técnicos da SEM IR , e alguns em ações de liderança.
Face a esta aposta nos mais jovens, consideramos fundamental a realização de atividades team
building para fortalecer a comunicação e espirito de equipa. É assim que partilhamos o negócio, a formação qualificada, viagens a eventos internacionais de formação e tudo aquilo que diz respeito à nossa perspetiva nesta área. Só assim conseguimos que a empresa tenha um crescimento sustentado e promissora no futuro , ate mesmo pela confiança dos nossos clientes e do próprio mercado. 

Qual é o principal core business da empresa?
O nosso core business são as energias renováveis e a manutenção. Por exemplo, nós numa vivenda (residencial, hotel, lar residencial) fazemos aquilo que o cliente realmente quer, ou seja, ele tem um único parceiro. A parte hidráulica, climatização com bombas de calor e piso radiante, aguas quentes , produção fotovoltaica, armazenamento em baterias , carregador do veiculo elétrico a monitorização das instalações, visível no telemóvel do cliente entre outras.

Na parte industrial, trabalhamos no setor primário e secundário, na indústria do plástico e na
indústria transformadora. Operamos em várias lojas, nomeadamente do grupo Os Mosqueteiros, onde somos uma das 3 empresas referenciadas e também no setor Social (Lar de Idosos e Escolas).

Que inovações têm implementado, dando assim o vosso contributo para a melhoria do setor?
Estivemos na Tektónica, Feira Internacional da Construção ,partilhamos com imensos Arquitetos e Engenheiros Civis todas estas soluções de gestão de tudo o que referi anteriormente. Ou seja, a pessoa tem um carregador elétrico, tem excesso de energia e pode aproveitá-la e reencaminhá-la.
Por exemplo, estou em teletrabalho, tenho um carro elétrico e tenho excesso de energia em casa.
Posso aproveitar essa energia para carregar o carro. São situações muito integradas e que têm
uma poupança muito interessante. 


No que diz respeito à parte residencial, uma vivenda que tenha bomba de calor de climatização com sistema quente e frio, sistemas de AQS, bomba de furo solar, piscina e carregador elétrico e ainda utilize a nossa tecnologia de controlo de custos, pode obter um ganho de eficiência energética de 70 a 75%. Importante referir que esta tecnologia permite fazer upgrade. 

Quais são os principais pontos diferenciadores em comparação com outros players?
A nossa diferenciação centra-se no produto e na qualidade. A maioria dos nossos equipamentos têm mais garantia comparativamente a outros que estão no mercado. No caso dos painéis fotovoltaicos trabalhamos com 15 anos de garantia e o mercado oferece  apenas 12 anos. São três anos que fazem a diferença e agora já em Junho, vamos passar a ter estes equipamentos com 25/30 anos de garantia de fabrica o que aumenta a confiança dos clientes.
Trabalhamos sobretudo com equipamento europeu de várias marcas. Depois de selecionarmos o produto procuramos a diferenciação pela qualidade e garantia. 
Outro ponto diferenciador é depois da execução da obra a Qualidade dessa execução e no final temos um contrato de manutenção (preventiva e curativa) pela garantia de equipamento.

Por último e como referimos anteriormente, apostamos numa aplicação de monitorização de todos os equipamentos, tendo como palavra-chave a poupança. 
Vantagens SEM-IR, desenvolvemos o projeto, Instalamos, Garantimos, Mantemos, Monitorizamos & Aconselhamento Financeiro. (Um único parceiro e contato perto de si
Importamos mais de 85% dos equipamentos dos melhores fabricantes mundiais do Japão ou Coreia do Sul a França.
Mas o mais importante e o que valorizamos são os nossos clientes e os nossos recursos humanos e com estes fazemos a diferença na qualidade de execução e serviço.

O que está projetado para o futuro da SEM IR?
Estamos inseridos, sobretudo, no distrito de Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja mas queremos expandir para o Algarve e Aveiro face a alguns projetos que temos em mãos.  A internacionalização, já fizemos duas e também faz parte do futuro, pois somos bastante solicitados para isso. Temos parceiros no Dubai e estamos a desenvolver um projeto em parceria com uma empresa, em África, com várias centrais fotovoltaicas…. E mais é confidencial.

Estamos a adquirir terreno e fazer o projecto para a instalação de uma unidade integrada da
empresa . onde vai nascer um novo espaço que nos vai permitir, ate fabricar produtos nas área das renováveis e também de uma célula incubadora ,com um protocolo já em discussão com uma universidade portuguesa bem conhecida..