Marginalarm – A nossa maior recompensa é o reconhecimento do nosso trabalho!

Com a experiência do passado a construir no presente a Segurança do futuro, a Marginalarm Lda destaca-se no mercado pelo seu empenho, profissionalismo e qualidade que colocam em cada Projeto. A comemorar 10 anos no mercado, Cristina Loureiro e José Adelino Metelo são os rostos por trás de um projeto que se orgulha da evolução que têm proporcionado no setor da Segurança. 

A Marginalarm nasceu em 2011. O que vos levou a esta especialização?
Cristina Loureiro: Já trabalhava na área de segurança eletrónica há 20 anos, embora ligada à área financeira e administrativa. O José Adelino tem cerca de 42 anos de experiência na parte técnica e comercial em cargos de direção noutras empresas do setor. Perante uma involuntária situação comum de desemprego resolvemos unir forças com o know-how que tínhamos e iniciar o projeto Marginalarm.
Nascemos oficialmente em novembro de 2011 após apresentação do Projeto ao IEFP e o apoio da DNA Cascais. Em 2012 fomos distinguidos como Projeto Empreendedor por este mesmo organismo da Câmara Municipal de Cascais. Desde então, o percurso tem sido muito cauteloso e ponderado, mas sempre ascendente. Face a esse crescimento após duas mudanças de instalações optámos por adquirir um espaço próprio com cerca de 250m2 para podermos proporcionar uma resposta mais adaptada às exigências crescentes.
O facto de sermos uma empresa familiar é fator preponderante para o sucesso obtido, assente numa equipa talentosa, unida e forte, extremamente atenta às oportunidades, sempre disponível e apostada em tratar qualquer assunto com o máximo cuidado e competência.

Qual é o core business da empresa?
Cristina Loureiro: Prestamos serviços em toda a área da Segurança Eletrónica existente no mercado nomeadamente, Sistemas de Deteção e Extinção de Incêndios, Sistemas de Videovigilância, Sistemas Anti-Intrusão e Roubo, Controlo de Acessos, Cofres, etc.
José Adelino: A Marginalarm tem uma abrangência praticamente total em sistemas e equipamentos de SCIE e Segurança Eletrónica muito para além daquilo que é mais vulgar na grande maioria das empresas do ramo, o nosso âmbito estende-se aos equipamentos e materiais de Portas e Compartimentação Corta-Fogo, Redes de Incêndio Armada, Desenfumagem, Pinturas Ignífugas, Iluminação de Emergência, Sinalética Fotoluminescente, Extintores, entre outros. Aliados a parceiros estratégicos e formalmente vinculados podemos apresentar propostas do tipo “chave na mão” desde o Projeto de SCIE até às Medidas de Autoproteção, passando pela instalação, implementação, assessoria técnica, e acompanhamento terminando na Manutenção Preventiva e Corretiva e naturalmente na Assistência Técnica.
No fundo implementamos soluções diferenciadas de Segurança adaptadas a cada necessidade e circunstância.
A implementação da Plataforma Eletrónica de Assistência Técnica e Manutenção que temos em curso irá disponibilizar brevemente aos nossos clientes um Serviço Efetivo de Assistência e Piquete Técnico 24 Horas.
Cristina Loureiro: Somos cada vez mais procurados de forma voluntária por empresas Públicas e Privadas de grande dimensão e renome, nacionais e internacionais, devido ao prestígio que vamos obtendo, bem como a reconhecida qualidade dos nossos Equipamentos e Serviços. A Manutenção Contratual Preventiva e Corretiva é uma das nossas maiores apostas, uma vez que proporciona aos clientes uma total fiabilidade funcional e consequente redução nos custos associados a médio e longo prazo. Para nós, resulta numa programação de trabalhos atempadamente organizados/planeados e em plena satisfação pelo serviço prestado.

O que vos diferencia num mercado cada vez mais exigente?
Dado que não possuímos qualquer estrutura Comercial organizada e efetiva, acreditamos que a diferença está numa sequência de procedimentos que se inicia no atendimento telefónico, passando pela pontualidade nas marcações/agendamentos, máxima transparência na apresentação das propostas, terminando obviamente na qualidade da prestação do serviço de implementação e pós-venda. Temos um elevadíssimo índice de reincidência/recomendação de compra por parte dos nossos clientes o que demonstra uma evidente satisfação.  
Outro elemento que consideramos diferenciador é a nossa abrangência aos mais diversos equipamentos, o que nos permite responder a um cliente que tenha equipamentos de várias marcas. 
No fundo somos reconhecidos por disponibilizarmos um serviço de boa qualidade, quer em termos de apresentação da solução e instalação, quer em termos de serviço pós-venda. Apesar de respondermos a todo o tipo de solicitações temos inúmeras obras de acentuado relevo na Hotelaria, Indústria Fabril, Condomínios, Edifícios e organismos Públicos e Privados.
Também o facto de termos desde sempre apostado de forma absoluta em manter irrepreensíveis todos os processos Fiscais e Legais, Formação, Certificação e Credenciação obrigatórias, como a Certificação de Qualidade ISO/9001 que contribui decisivamente para uma gestão eficaz, excelente análise de resultados e introdução de melhorias continuas.

Quais são as vossas expectativas e estratégias para o futuro da Marginalarm? O futuro está de mãos dadas com a evolução tecnológica?
Sem dúvida! Porém em Portugal, a tecnologia não está já a ser tão utilizada como acontece noutros países da Europa neste setor, embora atualmente os clientes já pretendam soluções integradas mais avançadas. Talvez uma deficiente ou menor formação técnica possa estar a impedir esta evolução natural.
Existe por parte de algumas empresas apenas a preocupação da obtenção dos requisitos legais inerentes á atividade em detrimento da Qualidade e aferição da formação obtida.
A Marginalarm, tem neste momento em mãos um projeto em fase muito avançada, de elevada envergadura e funcionalidade tecnológica, que ainda não podemos divulgar. 
O nosso futuro irá continuar a passar pela formação continua dos nossos quadros, uma seleção criteriosa de fornecedores com capacidade para prestarem apoio técnico, apresentarem novos equipamentos de superior qualidade e capazes de prestarem uma adequada e completa formação. 
Sabemos que o futuro é cada vez mais tecnológico e estamos a prepararmo-nos para investir nesse campo. É fundamental utilizar todos os recursos disponíveis no mercado, que nos permitam dar uma crescente oferta e qualidade de serviço, fazendo uso das novas tecnologias. 
No dia 14 de Novembro de 2021 celebrámos 10 anos de atividade o que é para nós um enorme motivo de orgulho e satisfação. Temos a noção que nestes 10 anos que permanecemos no mercado a segurança já não é o que era, um pouco devido ao nosso contributo!
Um muito obrigado aos nossos colaboradores, parceiros e clientes por construírem connosco este caminho no qual desejamos continuar sempre juntos e a manter “A Sua margem de Segurança!”