Melhoria contínua com foco no cliente

Fundada em 2014, a Qualisearas está sediada em Vila Nova de Tazem, concelho de Gouveia, e tem uma filial em Lisboa. As principais áreas de atuação assentam na consultoria de gestão empresarial, auditorias e formação. Ana Seara, CEO da Qualisearas, revela nesta entrevista a dedicação e o foco no cliente, sempre com vista à melhoria contínua de cada empresa onde atua.

Apresente-nos o seu trajeto profissional até conquistar a Qualisearas.
Em 2000 fui para Lisboa tirar a licenciatura de Química Tecnológica na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Quando acabei a licenciatura fui trabalhar, em 2007, para uma empresa, em Torres Vedras, na qual exerci a função de Gestora da Qualidade. Para mim, não era uma área totalmente estranha, até porque na faculdade já tínhamos abordado algumas questões normativas. Porém, em termos de implementação da própria Norma, era tudo completamente novo mas foi paixão à primeira vista. Comecei a implementar o sistema de Gestão de Qualidade e de Manutenção de Extintores nessa empresa com a ajuda de um consultor e logo no início tive a motivação de que queria estar daquele lado enquanto consultora, o que acabou por acontecer em 2011. Ainda nesse ano comecei a trabalhar enquanto consultora numa empresa de consultoria e em 2014 dei o salto para abrir a minha própria empresa, a Qualisearas, fundada em 2014.

Quais são as principais áreas de atuação?
A Qualisearas é uma empresa de consultoria, auditoria e formação na área da certificação de empresas, desta forma, prestamos serviços de implementação, manutenção e auditorias a sistemas de gestão, nomeadamente da qualidade, ambiente, segurança e saúde no trabalho, manutenção de extintores, marcação CE.

Neste momento, tenho clientes na área da construção civil, na área da produção gráfica e publicidade, na área da comercialização, instalação e manutenção de equipamentos de segurança contra incêndios em edifícios, na área dos transportes, entre outros.

Em suma, estou presente em todas as áreas de comércio, serviços e também nalgumas áreas de indústria, até porque o nosso trabalho é transversal a todas as atividades.

Que vantagens usufrui o empresário com estes serviços de consultoria?
Ter este tipo de serviços numa empresa é ver para além da faturação e do lucro ao final do ano. Quando falamos de Sistema de Gestão de Qualidade, é ter uma visão muito mais ampla do que acontece numa empresa, quer seja em termos de não conformidades, reclamações, perceção da satisfação do cliente, fornecedores, entre outros pontos que nos permitem detetar os nossos erros, eliminá-los e acabar com os custos da não qualidade.

Assim, uma das primeiras grandes vantagens é a organização interna. O primeiro passo na implementação de um sistema de gestão de qualidade é olhar para a empresa, para as metodologias que estão implementadas e perceber onde é que podemos melhorar. Fazemos um organograma onde vamos perceber realmente quem são as pessoas, quais são as funções e quais são as soluções. Quando estamos a implementar conseguimos perceber quais são as pessoas que trabalham mais ou as que desempenham menos funções e a quem se poderia acrescentar mais trabalho. Mais importante ainda é perceber o trabalho repetido que existe numa empresa e que atrasa todo o processo produtivo do produto ou do serviço. Com a elaboração do organograma, processos, procedimentos e fluxogramas conseguimos melhorar todo o processo para, por exemplo, eliminar os caminhos do trabalho duplicado.

Quando estamos a implementar um sistema de gestão da qualidade, abordamos a empresa em termos de processos, que é um dos princípios da qualidade, para os quais são definidos critérios de aceitação, indicadores de monitorização e objetivos o que permite percecionar a empresa por partes e no final percecionar o todo. Assim, conseguimos ter uma perceção completamente diferente da evolução da empresa.

Outra das vantagens é a rastreabilidade do processo do início ao fim, porque conseguimos rastrear, por exemplo, em que dia foi feito, quem fez, os equipamentos utilizados, e no caso de haver alguma reclamação conseguirmos verificar todo o processo.

Não menos importante é a vantagem de garantia da qualidade da produção do produto ou do serviço para o cliente.

Com a implementação de um sistema de gestão, quer seja da qualidade, ambiente, segurança e saúde no trabalho ou outros, garantimos, a priori, o cumprimento dos requisitos legais, o que pode prevenir a empresa de ter as coimas.

É essencial a gestão de topo dar a devida importância a estas questões, visto que é algo que irá trazer muitas mais-valias para a empresa, nunca esquecendo o retorno financeiro, bem como a imagem.

Quais são os desafios deste setor de atividade?
O mais desafiante na implementação de um Sistema de Gestão é a mudança de mentalidades, porque, de um modo geral, as organizações não estão habituadas a fazer planeamento e, em muitas situações, não existem registos da execução do produto ou do serviço. Por sua vez, quando temos o registo do que foi feito, caso haja uma não conformidade ou uma reclamação, conseguimos fazer a rastreabilidade e verificar o processo para perceber tudo o que foi feito anteriormente.

Para quem nunca trabalhou, lidou ou implementou um sistema de gestão, não é fácil, ao ler as normas pela primeira vez, perceber de imediato o que é necessário para as fazer cumprir e definir as metodologias que garantam o cumprimento tanto da norma, como dos requisitos legais ou de outros requisitos aplicáveis. E é por isso que é importante ter um consultor a dar apoio na fase de implementação.

Que tipo de estratégias quer aplicar nos próximos dois anos para a Qualisearas?
A nossa sede está em Vila Nova de Tazem, no concelho de Gouveia, e dessa forma, consigo alcançar toda essa região e os distritos em redor, bem como aqui em Lisboa consigo alcançar, por exemplo, os distritos de Leiria, Santarém e Setúbal.

Com sede em Vila Nova de Tazem, o objetivo seria criar um posto de trabalho no concelho e, dessa forma, promover mais uma empresa e mais um posto de trabalho na região.

Na sua opinião, quais são os fatores diferenciadores que acrescem valor ao mercado?
Sou 100% dedicada ao cliente, tanto na implementação como na manutenção, faço questão de acompanhar o cliente permanentemente. Por exemplo, recuso-me a ir para uma auditoria sabendo que há alguma coisa em falta, daí a importância de fazer a implementação à medida do cliente e, neste serviço, realizar visitas ao cliente de 15 em 15 dias. Quando vou ter com os clientes, quero perceber como é que fazem, quais são as metodologias que já existem na empresa para então, analisar o que se pode fazer para melhorar e integrar os requisitos da Norma. Nas visitas seguintes, avaliamos o que foi construído em termos de procedimentos para ver se se vai ao encontro das expectativas da empresa e da Norma.

Outro fator diferenciador é que, no ano de implementação do Sistema de Gestão, estou muito presente e acompanho a auditoria externa, por parte da entidade certificadora, por forma a poder apoiar o cliente e ajudar a responder no caso de aparecer alguma dúvida. Estou sempre focada no cliente a trabalhar para a melhoria contínua deles próprios. Estou sempre atenta aos contextos nacionais e internacionais para depois chegar à empresa e perceber se é preciso fazer a atualização e adaptação da empresa.