Model Eco – Mais segurança e qualidade de vida

Pertencente ao Grupo PERFISA, em que contexto surgiu a Model Eco?

A Model Eco surgiu com o propósito de criar uma área independente da PERFISA capaz de investigar e produzir soluções de revestimento alternativas através de processos ambientalmente sustentáveis. 

Foi o painel ISOLPRO que garantiu a primeira afirmação da Model Eco no mercado. Em que consiste este produto e como foi o processo de produzi-lo e implementá-lo?

O painel ISOLPRO é um inovador painel compósito de cimento leve e diversos outros materiais de origem natural, e apresenta-se como uma alternativa à construção tradicional em panos de alvenaria. 

O processo de desenvolvimento foi bastante longo, sendo que optámos por uma metodologia de inovação aberta com o objetivo de obter uma solução de revestimento que fosse capaz de auferir uma resistência ao fogo de duas horas e meia a uma temperatura de 1000 º C, sem incremento significativo no interior de uma habitação em Light Steel Framing (LSF).

Lançar um produto inovador acarreta sempre um certo grau de risco e incerteza, no entanto temos tido uma adesão muito positiva do mercado a esta solução.

Para a Model Eco, qual a importância de investigar e produzir soluções de revestimento alternativas e sustentáveis?

Não se trata de importância ou relevância, mas sim de uma prioridade que comanda a nossa atividade. Acreditamos que não estaríamos a contribuir para a sociedade se apenas produzíssemos soluções tecnicamente boas mas ambientalmente deficitárias, pois o futuro da construção reside na sustentabilidade. 

Quais são as vantagens da utilização do painel ISOLPRO nas construções, reabilitações e renovações de ambientes? 

O painel ISOLPRO nasceu da necessidade de simplificar as soluções de revestimento em estruturas metálicas, que normalmente requerem a aplicação de vários produtos e, consequentemente, maior mão de obra. É uma solução trivalente, pois além de ser altamente resistente ao fogo, é igualmente capaz de suportar elevados impactos e abrasões sem descurar o necessário isolamento térmico-acústico. 

O ISOLPRO sendo apto para utilização estrutural e não estrutural, adapta-se a qualquer construção nova, renovação ou reabilitação, podendo ser utilizado como elemento de preenchimento e rigidificação de paredes exteriores e interiores ou mesmo de coberturas, pavimentos e fachadas. 

Já premiado em 2013, o primeiro protótipo do ISOLPRO ganhou destaque no Espaço Inovação da Tektónica. Como foi para a empresa receber esse reconhecimento?

Foi muito satisfatório pois representou o culminar de um extenso processo de investigação. O ISOLPRO é inovador não só pelas propriedades físicas já mencionadas mas também devido à facilidade de aplicação, não havendo um produto similar no mercado. Foi tão inovador que nem existia enquadramento para a Conformidade Europeia (Marcação CE) do mesmo, pelo que os Estados Membros tiveram de criar uma Norma Europeia propositadamente para avaliar o desempenho inédito desta placa. 

Ainda sobre o prémio, a Model Eco sente-se satisfeita ou há novas metas a serem alcançadas? O que podemos esperar da empresa para os próximos anos? 

Estamos gratos pelo sucesso que temos tido com este produto, particularmente nas vendas para o mercado internacional, mas continuamos de olhos postos no futuro. Temos algumas novidades previstas para os próximos anos, mas para já podemos adiantar que brevemente iremos lançar uma reformulação do ISOLPRO que permitirá melhorar substancialmente o comportamento térmico do mesmo.