Multiverso – Na vanguarda da inovação digital

Com uma vasta experiência no mercado, a Multiverso desenvolve soluções tecnológicas a pensar na satisfação de cada cliente.  Compreender o cliente e desenvolver projetos diferentes e flexíveis para cada um deles é o desafio diário de uma empresa que está numa contínua inovação.

Como descreve a Multiverso e quais são as áreas de atuação?

A Multiverso começou como uma empresa de desenvolvimento de software à medida para terceiros. Hoje em dia, actuamos em várias áreas do mercado de software, sendo responsáveis pelo desenvolvimento de algumas soluções que são reconhecidas pela sua qualidade e solidez.

O nosso principal mercado é o do facility management com uma solução para gestão de manutenção e operações, através da plataforma MV Reports (https://www.multiverso.pt/reports). Trata-se de um SaaS (Software-as-a-Service) que permite fazer a gestão de manutenção (correctiva, preventiva e preditiva) e de activos, bem como a gestão de operações da empresa, desde agendamentos até à gestão de projectos, passando pela gestão de recursos humanos, orçamentação e gestão de produção. O MV Reports destaca-se sobretudo pela flexibilidade e capacidade de adaptação às necessidades do cliente. A plataforma foi construída tendo em vista as possibilidades de personalização do software, o que faz com que se adapte perfeitamente a empresas de áreas de actuação completamente distintas. Contamos com clientes nas áreas de AVAC, segurança, mobilidade, formação, combustíveis, entre outros.

Contam com uma vasta lista de projetos. Quais foram os mais desafiantes?

Construir uma plataforma em constante evolução como a MV Reports, em que tudo tem de ser desenhado para ser tão flexível quanto possível, mantendo a estabilidade e qualidade de implementação, é um desafio que nos obriga a antecipar em vários anos o impacto de cada decisão. Contudo, esta adaptação ao cliente dá-nos uma vantagem competitiva: a capacidade de aprender com os clientes. Quando o cliente é parte integrante do processo de desenvolvimento e ele próprio sugere melhorias ou novas funcionalidades, o software vai-se tornar mais próximo das necessidades do cliente, mais funcional e, como consequência, mais útil para as empresas que confiam em nós.

O desafio de qualquer projecto passa por realizar uma boa análise de requisitos e, sobretudo, por compreender o cliente e as suas necessidades. Acredito que temos sido bem sucedidos nesse aspecto, fruto da nossa dedicação ao cliente, da análise e implementação cuidada do que nos é solicitado, mesmo que muitas vezes sejam coisas nas quais nunca tínhamos pensado. No fim do dia, o mais importante é sermos capazes de fornecer as melhores soluções para os problemas dos nossos clientes. 

A Multiverso é palco de diversas distinções em que foi premiada pelo excelente trabalho que desempenha. Assim, o que vos distingue neste setor da tecnologia?

O que nos distingue é sobretudo a capacidade de adaptação e a flexibilidade para irmos ao encontro das necessidades dos clientes. Por termos a experiência que advém do desenvolvimento de software à medida, as nossas soluções são desenhadas para que se consigam transformar por completo para cada caso. A maioria dos nossos concorrentes desenvolve plataformas estanques e os clientes é que têm de se adaptar ao software. Esta não é a visão da Multiverso. O software tem de ser flexível e adaptar-se às necessidades de cada empresa. É uma ferramenta de produtividade e não mais um obstáculo que nos prejudica a performance. No fundo, porquê usar um sapato que não nos serve quando temos à disposição um que é do nosso tamanho, mais confortável e que se adequa melhor à situação?

Por outro lado, sabemos que outra das nossas maiores valências é o suporte que damos aos clientes. É essencial que o cliente saiba que alguém está preocupado em resolver os seus problemas, explicar o que aconteceu e ser capaz de o ouvir.

A tecnologia está em constante evolução e os negócios precisam de ferramentas digitais. Que vantagens pode o digital trazer para as empresas manterem a competitividade?

Um dos nossos grandes objectivos é aumentar a produtividade das empresas. Alguns dos nossos clientes, por terem começado a usar o MV Reports e passado a fazer uma gestão digital de operações e relatórios, conseguiram recuperar cerca de 20% da facturação anual da empresa, resultado do maior controlo operacional e de terem deixado de se perder relatórios – anteriormente feitos em papel e esquecidos em mesas e carrinhas ou mal arquivados – e sem os quais não é possível emitir a factura.

Apesar de ser um exemplo simples das possibilidades do MV Reports, demonstra que a utilização deste software aumentou de forma drástica não só a produtividade mas também a rentabilidade das empresas. Acreditamos, por isso, que a transição para o digital não é só uma necessidade das empresas, é uma vantagem competitiva, essencial para que possam vingar nos dias de hoje. Sabemos que a Multiverso já faz parte desta transformação e trabalhamos diariamente para continuar na vanguarda da inovação digital.