MyTek – Sistemas informáticos à medida do cliente

Com mais de 20 anos de experiência no mercado da informática, Andreia Romão e Nuno Dias, embarcaram no projeto MyTek Sistemas Informáticos, em 2015. Em entrevista à Revista Qualidade & Inovação, confessam que apostam no profissionalismo, experiência e integridade, como elementos fundamentais para desenvolverem soluções que se adaptam a cada cliente.

Como surgiu a oportunidade de enveredar por esta área de negócio?
Andreia Romão: Eu estava ligada à área financeira, na parte administrativa e o Nuno tinha começado por seguir economia e acabou por enveredar, profissionalmente, pela área informática.
Este projeto já estava pensado há algum tempo, até que em 2015 decidimos avançar com a empresa. 
Nuno Dias: Quando criámos a MyTek, começámos a trabalhar na garagem da casa onde morávamos. Na altura, antes de constituirmos empresa, já fazia algumas reparações aos computadores dos amigos, mas a nível particular. O desemprego e por já vir desta área, foi o que nos despertou, para avançarmos com o próprio negócio. Iniciámos com as ferramentas que já tínhamos, 15 anos de conhecimento, um computador, uma impressora, ferramenta própria e fomos à luta!

Quem são os vossos principais clientes?
Os nossos clientes, são empresas ligadas à hotelaria/restauração, IPSS, escolas, clínicas veterinárias, dentárias, de fisioterapia, entre outras, nunca esquecendo o cliente particular. 
Uma percentagem é de pequena dimensão, é aquele cliente que está a começar, não tem grandes possibilidades financeiras e que precisa de apoio especializado. O que tentamos fazer é apresentar custos de mão de obra baixos. Tentamos ajudar o máximo possível. 
É com grande orgulho que mantemos um protocolo com uma instituição da nossa freguesia, a ARESC. Este protocolo surgiu em 2020, juntamente com o confinamento, conhecendo bem o trabalho da ARESC e de forma a apoiar as famílias, decidimos oferecer o nosso trabalho na recuperação dos computadores avariados.

Quais são os serviços que prestam ao cliente?
Comercializamos equipamentos novos, recondicionados com garantia, fazemos reparação, manutenção e assistência técnica a equipamentos informáticos.
Comercializamos, igualmente, sistemas de videovigilância, alarmes, controlo de acessos, fechaduras inteligentes, pagers, consumíveis, entre outros.
Comercializamos software próprio, para apoiar a área da Hotelaria e Restauração, a nossa Linha MyT-Rest, dividida em várias Apps, nomeadamente Pedidos de Cozinha, Menu Digital, Ementa Digital e Pedidos de Take Away, disponíveis em telemóvel e tablet.
Do nosso parceiro principal, a SoftSolutions, comercializamos software para Gestão de Sócios, Assistências Técnicas, Gestão Comercial, Gestão de Condomínios e POS para Retalho e Restauração. A partir do nosso site é possível verificar as soluções e, inclusive, fazer o download de uma versão 100% funcional para teste do software. De outros parceiros nacionais comercializamos software cloud e para Clínicas Médicas/Veterinárias.

Que vantagens competitivas apresentam ao mercado?
Personalização, honestidade, confiança e transparência, são as principais vantagens. Preferimos não vender, a vender material sem qualidade. Temos soluções adequadas a cada cliente, por isso preferimos analisar caso a caso, ir de encontro ao cliente, ver o que tem e o que, realmente, precisa. 
Para nós, MyTek, um negócio só é realmente bom, se for bom para as duas partes. 

O que esperam para o futuro da MyTek?
Continuar a trabalhar afincadamente, para sermos um pouco melhores, cada dia que passa e possamos chegar mais longe e a mais pessoas.
Queremos inovar sempre mais e crescer! 
Ambicionamos ter o nosso próprio espaço, para que nos permita criar mais postos de trabalho. 
Não queremos ser apenas mais uma empresa de informática ou, até, a maior empresa de informática, queremos sim, ser a empresa de informática com maior qualidade e valores!