DestaqueTecnologia e Inovação

Neuce – O futuro é agora

Tempo de leitura: 5 minutos

A preservação ambiental, a saúde humana e a higienização total das superfícies são algumas das premissas que a Neuce tem em consideração quando desenvolve ou reinventa uma tinta. Nesse sentido, lançou a PAVINEUCE BIO e a BIONEUCE, tintas de aplicabilidade diversa, que melhoram a qualidade de vida dos usuários, combatendo e prevenindo a formação de agentes nocivos para a saúde pública.

A Neuce nasceu há 32 anos com o intuito de fabricar e comercializar tintas para diversos setores de atividade, mas, atualmente, a sua atividade já se estende por todo o país e além-fronteiras. Apresente o atual universo Neuce.
A NEUCE Portugal, sediada em Romariz, Santa Maria da Feira, dedica-se desde a sua fundação ao fabrico e comercialização de produtos de decoração, proteção, revestimento, impermeabilização e isolamento térmico, destinados aos mais variados mercados, como sejam a Construção Civil, Mobiliário de Madeira, Metalomecânica, Indústria Naval, Indústria alimentar, etc. Inserida no Grupo NEUCE, é uma das dez instalações fabris que o completam (Angola, Moçambique (2), Cabo Verde, Costa do Marfim, Gana, Quénia, Nigéria, São Tomé e Príncipe e Senegal). A cobertura geográfica e a segmentação do serviço disponibilizado pela NEUCE são igualmente alargadas por via da sua consolidada e especializada rede de agentes dotados de grande experiência e conhecimento ao nível técnico, quer no Continente Africano (Guiné Bissau, Guiné Equatorial), quer no Continente Europeu (França, Bélgica, Luxemburgo, Espanha e mais recentemente Suíça e Roménia).
A estratégia de crescimento, o contínuo investimento e a aposta na formação têm permitido uma posição consolidada em Portugal, sendo atualmente o segundo maior grupo fabricante de tintas com capital 100 por cento português. Para além do controlo de qualidade de matérias-primas e do produto final, feito em laboratório, a NEUCE aposta também aqui na diferenciação, investindo consideravelmente em equipamento e recursos humanos dedicados exclusivamente à Investigação e Desenvolvimento (I&D). Este esforço contínuo, permite manter o Grupo na linha da frente no que diz respeito à conceção e desenvolvimento de soluções inovadoras e de valor acrescentado para a empresa e para o cliente. A área de I&D constitui assim um pilar fundamental para a estratégia de atuação da NEUCE e para a qual são canalizados elevados investimentos. A NEUCE encontra-se certificada segundo o referencial ISO 9001 e ISO 14001 pelo SPQ e dispõe de diversos produtos certificados segundo normas da União Europeia via marcação CE dos produtos.

Dentro da vasta gama de produtos para pavimentos, destaca-se a PAVINEUCE BIO, por outro lado, nas tintas decorativas e de utilização diversa, destaca-se a BIONEUCE. Ângelo Salvador, responsável de I&D destes dois produtos, continua e define as características diferenciadoras destas tintas, a sua aplicabilidade.
As bactérias, boas e más, estão virtualmente presentes em todos os substratos, sejam objetos, roupa, pavimentos ou mesmo nas paredes que nos rodeiam. Porém, hoje em dia, verificam-se cada vez mais episódios de alastramento de doenças contagiosas que estão relacionadas com a contaminação por bactérias patogénicas.
Cada vez mais os consumidores exigem ambientes com proteção redobrada ao nível da higiene, envolvendo as áreas da saúde, bem-estar, comodidade, desporto e segurança alimentar. Hospitais, cozinhas, casas de banho, creches, lar de idosos, ginásios, unidades fabris são hoje exemplos de ambientes que implicam condições o mais estéreis possíveis. Face a este contexto e necessidade de mercado, a NEUCE desenvolveu um novo conceito de tintas funcionais que ajudam a prevenir a transmissão de bactérias, tendo sido projetado para aplicação em interiores:

  • BIONEUCE – Tinta Antibacteriana
  • PAVINEUCE BIO – Tinta Antibacteriana para Pavimentos
    A tinta BIONEUCE, além da sua função decorativa, com acabamento sedoso e afinável em cores claras, visa a proteção bacteriológica das paredes(1). Esta tinta tem ainda excelente resistência à esfrega húmida possibilitando uma frequente higienização das superfícies. A sua constituição, de base aquosa, torna-a ideal em espaços interiores, apresentando um baixo teor de compostos orgânicos voláteis e odor muito ténue, o que contribui para a classificação de categoria A em termos de qualidade do ar interior (valor limite UE Diretiva 2004/42/CE).
    A tinta PAVINEUCE BIO, é um produto para pavimentos, de alta performance técnica conferindo um revestimento reativo de alto desempenho. Este produto é detentor de excelentes características de resistência mecânica e química que lhe permitem um vasto campo de aplicação em pavimentos transitáveis. Além destas características, garante a proteção bacteriológica dos pavimentos de forma duradoura(1). Importa referir que manter as superfícies limpas é imprescindível para garantir a atividade antimicrobiana do filme, já que a sujidade depositada ao longo do tempo (ex. gordura) leva à formação de filmes que permitem que as bactérias cresçam sobre os mesmos, não havendo o efeito de proteção desejado.
    A inovação destes produtos prende-se com o facto de proporcionar uma proteção antibacteriana duradoura, dado que o agente antibacteriano não-lixívia, ou seja, não é removido através das lavagens. Assim a gama BIONEUCE distingue-se da concorrência já que o seu efeito antibacteriano permanece inalterável ao longo de todo o tempo de vida do filme, uma vez que o princípio ativo não se encontra apenas à superfície do mesmo, mas em todo o filme. A BIO-atividade das tintas da gama BIONEUCE expressa-se pela rutura das membranas celulares e posterior obstrução da replicação das bactérias ao danificar o ADN das mesmas, conseguindo-se, em apenas 48 horas após a sua aplicação, a inativação das bactérias existentes.

O consumidor final e o revendedor têm-se mostrado tendencialmente mais preocupados com as tintas amigas do ambiente e da saúde dos utilizadores? Será uma prioridade para a Neuce continuar a apostar neste tipo de produtos?
Apesar da indústria da construção fazer parte de um setor económico vital na Europa, é frequentemente conotada com impactes ambientais e na saúde humana significativos. Estes estão, maioritariamente, associados ao uso de matérias-primas não renováveis e/ou compostos tóxicos. No entanto, em virtude do aumento da consciencialização ambiental da indústria e dos consumidores, temos assistido nos últimos anos a um interesse crescente pelo desenvolvimento de processos e materiais mais ecológicos, capazes de mitigar a depleção dos recursos não renováveis e os problemas ambientais resultantes da utilização de matérias-primas de origem fóssil. É neste contexto que os fabricantes de tintas e produtos relacionados têm procurado desenvolver soluções mais inócuas e mais ecológicas. A NEUCE está na vanguarda desta conscientização ambiental, já que cerca de 80 por cento das suas atividades de I&D, e, portanto, atividades comerciais, se dedica a tintas de base aquosa em detrimento das de base solvente, minimizando de forma muito significativa o uso de derivados da indústria petroquímica.
Nesse sentido, a NEUCE acaba de lançar a gama NEUCENATURE, a primeira gama de tintas ecológicas desenvolvida e produzida por uma empresa portuguesa, a estar efetivamente disponível no mercado. Esta inovação, resultado de mais de um ano de I&D, permite que por cada quilograma de resina presente nas tintas da gama NEUCENATURE, se evite a emissão de 0,8 kg de CO2, correspondendo a um decréscimo nas emissões até 60 por cento. O nosso slogan é NEUCE – O Futuro da Tinta – a aposta do Grupo em produtos inovadores e amigos do ambiente nunca, como agora, fizeram tanto sentido e nos levaram a pensar e concretizar que O FUTURO É AGORA.

(1) Ensaios realizados por laboratórios independentes revelaram que o BIONEUCE e o PAVINEUCE BIO levaram à inativação de bactérias até 99,99% (ensaios de acordo com as normas internacionais ISO 22196 e Japonesa JIS Z 2801:2000).

www.neuce.com