“O nosso principal objetivo é sermos um parceiro de referência”

Daniela Esteves, administradora da Finpartner, é nossa entrevistada nesta edição e destacou a importância da proximidade com o cliente, as diversas atividades que desenvolvem pela responsabilidade corporativa, não esquecendo os projetos futuros com base na internacionalização. 

Fundada em 2006, como surgiu a oportunidade de abraçar, enquanto administradora, o projeto da Finpartner?
O meu percurso na Finpartner iniciou-se como estagiária, posição na qual fiquei durante um ano. Após o término do estágio, foi-me proposto manter-me na empresa como técnica de contabilidade, proposta que aceitei. Desde então, e durante seis anos, foram-me colocados vários desafios que me fizeram evoluir como profissional, tendo passado por contabilista sénior, chefe de equipa, ao qual ainda acumulei a responsabilidade pelo Marketing, tendo sido posteriormente promovida a Diretora Operacional. Em 2020 é me proposto pelos sócios fundadores abraçar o desafio da Administração da Finpartner, cargo que ocupo atualmente. Tem sido um desafio constante, mas muito enriquecedor a todos os níveis. 

Quais são os principais serviços que oferecem aos clientes e em que aspetos se distinguem?
Somos especializados nos serviços de contabilidade, preparação de impostos, assessoria fiscal, serviços de apoio à gestão, processamento salarial, sede temporária de empresas e apoio às pessoas singulares com ou sem atividade aberta.
Diferenciamo-nos pelo conceito de proximidade ao cliente, através customização e adaptação do serviço às necessidades dos nossos clientes, e por isso desenvolvemos vários serviços complementares tais como a gestão de tesouraria, candidaturas a apoios e incentivos, higiene e segurança no trabalho, seguros, controlo de crédito, real estate, business plan e due diligence, entre outros.
Acresce a isto o facto de termos uma rede de parceiros bastante sólida, que nos permite providenciar estes serviços, nos mais diferentes países, dando assim uma resposta muito completa às necessidades dos nossos clientes. 

Que ações de responsabilidade social corporativa aplicam na Finpartner? 
Em termos de responsabilidade social corporativa, acreditamos que, como empresa devemos envolvermo-nos ativamente e ter um papel diferenciador, por isso temos várias iniciativas nesse sentido visando as mais diferentes áreas. De cariz social, promovemos anualmente donativos de bens alimentares e roupas a instituições de caridade, mais recentemente, e neste âmbito, fizemos vários donativos para ajudar a Ucrânia. Também aquando da atualização dos nossos parques informáticos, selecionamos os materiais em bom estado e doamos a um colégio de freiras. Organizamos igualmente uma recolha de sangue nas nossas instalações para que os nossos funcionários pudessem doar.
Também a questão ambiental é importante para nós, e nesse sentido organizamos ações de team building que visam ajudar o ambiente.
Igualmente a vertente de bem-estar dos nossos colaboradores é muito importante, pelo que também nesta área temos vindo a trabalhar, implementado o regime de trabalho híbrido, o que permite alguns dias de teletrabalho, reduzindo assim as deslocações ao escritório, e permitindo uma melhor conciliação com a vida pessoal. 

Que projetos têm planeado para continuarem a inovar, a crescer e a diferenciarem-se no mercado da contabilidade? 
Temos vários projetos planeados em diferentes áreas. Na área da qualidade o nosso objetivo é alargar a certificação ISO 9001 a outros serviços, bem como renovar a certificação que já possuímos nos serviços de contabilidade, processamento salarial e representação fiscal.
A aposta na tecnologia vai ser reforçada. Temos como ambição lançar mais alguns desenvolvimentos que apoiaram o nosso trabalho quotidiano e que nos ajudaram a canalizar o nosso tempo para o apoio mais próximo aos nossos clientes. A transição para o paper free também é algo que queremos atingir brevemente.
A internacionalização é um dos nossos maiores objetivos e é algo que iremos continuar a trabalhar.