O seu parceiro de confiança para o investimento imobiliário

A Farol 212 chegou ao mercado para colmatar necessidades relacionadas com o investimento imobiliário por parte de clientes estrangeiros. Em entrevista à Revista Qualidade & Inovação, Raquel Pinto Ribeiro, fundadora da empresa, e Paula Baltazar, falam-nos sobre o início deste projeto, a atualidade do mercado, a abordagem ao investidor e os objetivos que desejam realizar. 

O que esteve na origem da Farol 212?
RPR: O nascimento da Farol 212 cruza-se com a evolução da minha carreira. Trabalhei durante 25 anos como analista financeira num dos maiores Bancos do país. A certa altura decidi projetar a minha carreira noutra direção e saí da banca.  Abracei uma experiência na área imobiliária, que sempre me fascinou. Comecei a verificar, por parte dos meus clientes estrangeiros, que havia uma enorme necessidade na prestação de serviços acessórios e complementares à própria aquisição de casa. Esta carência manifestava-se, sobretudo, ao nível do aconselhamento e orientação em todo o processo de relocation e na análise da rentabilidade de investimentos.
Assim, surgiu a ideia de criar a Farol 212.

Como é realizado todo o processo de um investidor que solicite os vossos serviços?
RPR: A nossa proposta de valor diferencia-se inteiramente pela abordagem taylor made, que nos permite responder exatamente às necessidades de quem nos procura. É sempre marcado um pre-assignment meeting de forma a definirmos o perfil do cliente, o tipo de investimento solicitado e os serviços associados pretendidos. A partir daí apresentamos um plano de acompanhamento detalhado que cumpra os objetivos estabelecidos.

Qual é o segmento de mercado em que operam?
RPR: Temos um target muito definido de clientes, sobretudo do segmento affluent. Geograficamente a nossa maior procura é proveniente dos mercados brasileiro e norte-americano – sem excluir, obviamente, outras nacionalidades! Disponibilizamos consultoria a investidores estrangeiros que queiram rentabilizar o seu capital ou que pretendam residir em Portugal.
Quer para uns, quer para outros, o nosso país e o mercado imobiliário português é, neste momento, extremamente atrativo.

O que consideram que é mais apelativo em Portugal?
PB: Num quadro de extrema volatilidade internacional e de grande incerteza económico-financeira, creio que Portugal é visto um pouco como um país refúgio que, apesar de tudo, tem muitos aspetos positivos a oferecer. No caso concreto do Brasil, a enorme insegurança, a instabilidade política e a falta de perspetivas, fazem com que muitos brasileiros ponderem sair do país. Eu própria mudei completamente de vida há quase três anos, quando vim com a minha filha residir em Portugal e já tenho ajudado muitos compatriotas nesse mesmo processo.

Como chegam aos vossos clientes?
RPR: Referências, referências, referências! Não há melhor cartão de visita do que um cliente satisfeito. Contudo, hoje em dia, a presença online é indispensável. Contamos com um parceiro, a Digital Brand, para gerir as nossas plataformas digitais.

Para assegurar todos estes serviços contam com uma equipa multidisciplinar…
RPR: Sem dúvida! A Farol 212 opera com uma estrutura organizacional em matriz, por forma a maximizar os nossos conhecimentos e competências.
Eu foco-me essencialmente nas áreas de House Hunting, Settling In e avaliações de rentabilidade. Intermedeio todas relações que exijam domínio da língua inglesa, falada e escrita.
A Paula Baltazar é responsável pelo mercado brasileiro e, operacionalmente, pela gestão de propriedades.
Temos ainda uma parceria com uma equipa de advogados pluridisciplinar que nos presta toda a assessoria jurídica e fiscal de que necessitamos.

Atualmente, como caracteriza o mercado ?
RPR: A nossa perceção, neste momento, é que a procura de imóveis por estrangeiros explodiu. Não há dúvida de que Portugal é um país atrativo, por razões de segurança, de clima, um local mais barato para viver relativamente ao resto da Europa. Posso dizer, com elevado grau de confiança, que a diversidade de estrangeiros é enorme e a procura muito grande.  

O que espera para a Farol 212?
RPR: Apesar de sermos uma empresa muito recente, estamos focadas em ir mais longe.
A pensar no futuro, prevejo que a Farol venha a crescer sustentadamente nos próximos três anos e que a nossa carteira de clientes seja ampliada à exata medida da excelência da nossa prestação de serviços.