PSYS – Não temos clientes, temos parceiros

Dedicada às Instalações Técnicas, a PSYS tem como principais parceiros os clientes. Pedro Gonçalves, um dos sócios-fundadores, conversou connosco sobre a abrangência de serviços que oferecem, a adaptação à pandemia e ainda desvendou novidades sobre o próximo projeto. 

Quando decidiram criar a PSYS?
Sou formado em Engenharia Eletrotécnica e estou no mercado há quase 20 anos. Trabalhei em várias empresas de referência, nas quais fui adquirindo uma vasta experiência. Nessa altura, percebi que podia aplicar o meu know-how adquirido nas grandes empresas onde trabalhei, nomeadamente o conhecimento adquirido na conceção de hotéis e complexos desportivos para concebermos projetos adequados a cada cliente e às suas necessidades. Com a criação da marca PSYS, em 2017, o objetivo passava por aplicar esses conhecimentos em zonas de engenharia, aparentemente, mais simples do dia a dia. Conseguimos aplicar muito do conhecimento adquirido, como é o caso da iluminação, energias alternativas, segurança, automação e gestão técnica centralizada. Percebemos que havia um nicho de mercado com falta de técnicos com know-how e experiência profunda nessa área, dificuldade essa que se mantém.
A partir daí, fomos desenvolvendo parcerias para podermos oferecer aos nossos clientes o conceito chave na mão. Os clientes trazem a ideia inicial, reunimos e coordenamos o trabalho com a equipa permanente e, quando necessário, com a nossa carteira de consultores externos em outras áreas de engenharia seleccionados no decurso da nossa atividade e que dão garantia de manutenção dos padrões de exigência, competência e eficácia que temos na PSYS. Posteriormente, fazemos a integração e coordenação de todas as áreas no produto final.

A BIM (Building Information Modeling) é uma das inovações no setor da construção. O que trás de novo esta ferramenta?
Esta ferramenta é muito útil, porque permite antecipar os problemas que podemos ter na obra e na manutenção. Na obra, fazemos a verificação do espaço necessário para a sua implementação e instalação e na manutenção através do seu registo enquanto parte integrante do edifício. Com a BIM conseguimos registar cada equipamento e associar o plano de manutenção respetivo. 

A manutenção é um serviço essencial em todos os projetos que desenvolvem…
A área da manutenção permite obter informação em termos de operação sobre qual a melhor solução do binómio custo/benefício. Quando estamos na fase de desenvolvimento do projeto, “ouvimos” a manutenção para perceber a viabilidade da solução e quais os custos e dificuldades de manutenção. Por vezes, concluímos que inicialmente existe um investimento maior que futuramente irá compensar, quer pelos custos de manutenção, quer pela diminuição da pegada ecológica.

Porque acreditam que a vossa empresa é uma escolha assertiva para quem vos procura?
A nossa máxima é: “não temos clientes, temos parceiros”, ou seja, estamos cá para ajudar a atingir o objetivo, porque quem vem ter connosco sabe mais ou menos o que quer, mas depois faltam conhecimentos técnicos e aí entramos nós como parceiros da caminhada. 
Somos muito focados na otimização dos nossos serviços e gostamos de transportar isso para os projetos. O nosso elemento diferenciador é a competência, o conhecimento e a experiência de mercado para conceção de uma solução de engenharia adaptada a cada parceiro de negócio. Não fazemos dois projetos iguais, cada caso é um caso.

Como foi a adaptação da PSYS à pandemia? Despertou-vos para novas ideias e oportunidades?
A adaptação foi fácil, temos uma facilidade de mobilidade e trabalho remoto já desenvolvida no pré-pandemia. Há algum tempo que tínhamos uma ideia que vamos colocar em prática no início do próximo ano. Uma área dedicada aos edifícios e muito focada nos alojamentos locais. Este serviço para um nicho de mercado que estamos a montar consiste num serviço de manutenção nas diferentes vertentes: preditiva, preventiva e corretiva, com um pacote de horas em que os nossos técnicos vão visitar regularmente os espaços para fazer a manutenção preditiva e preventiva e, simultaneamente, o cliente terá um técnico disponível 24h para as situações corretivas. Acreditamos que este serviço de manutenção pode ser uma mais-valia para os alojamentos locais e consequentemente proporcionar, mesmo quando existe algum percalço, boas reviews aos espaços.