Ser diferente através de projetos sociais e ambientais

A Apenas Diferente atua no setor imobiliário desde 2016 e conta com nove colaboradores. Foi crescendo passo a passo, complementado a visão e os valores com causas sociais e uma política de sustentabilidade ambiental. Bruno Silva, atual CEO da Apenas Diferente, destaca nesta entrevista o percurso da empresa, as ações sociais e ambientais que praticam e a expansão para outros pontos do país.  

O que deu origem à criação da Apenas Diferente?
A empresa surgiu em 2016 pelas mãos do meu sogro, Joaquim Carapito, que já tinha trabalhado noutras empresas do setor. Era claramente a sua grande paixão e no momento em que ficou com problemas graves de saúde pediu-me para ajudá-lo na gestão da empresa, algo a que obviamente acedi apesar da minha formação não ser nesta área.

Qual é a sua área de formação?
A minha primeira área de formação foi eletrónica e telecomunicações. Sou também licenciado em educação física e desporto e mestre em treino desportivo. Trabalhei durante 17 anos na Portugal Telecom e trabalhei como Diretor Técnico do Multidesportivo do Estádio de Alvalade e do Pavilhão João Rocha no Sporting Clube de Portugal.
As minhas áreas de formação não estavam relacionadas com a área imobiliária, mas comecei o desafio e o meu percurso neste ramo em 2020.

Como foi a adaptação ao setor imobiliário?
Na minha fase de adaptação contei com o apoio do Duarte Vieira que é nosso consultor e parceiro de negócio e que me ajudou nesta integração explicando-me o conceito do negócio. Investi, igualmente, na minha formação direcionada para esta área, realizando também um curso de intermediação de crédito para agregar mais valor ao negócio e à nossa oferta de produtos. Houve esse investimento para me poder adaptar, apesar de ter algum conhecimento de gestão, negociação e área comercial das formações que realizei e das minhas experiências profissionais anteriores.

Quais são as soluções que têm para o investidor/cliente?
A agregação de serviços era muito importante para nós, porque queríamos viver para lá do segmento de negócio da compra e venda de imóveis. Atualmente, a grande maioria das aquisições são feitas sem capitais próprios na totalidade com os clientes a recorrerem a financiamento bancário e nós não controlávamos esse processo. Isso passava para parceiros de negócios e os clientes pediam-nos feedback, pois éramos a porta de entrada para a compra ou venda de imóveis. Com a agregação deste serviço, para além de oferecermos mais um serviço que nos permite a viabilidade financeira, conseguimos ter um controlo maior sobre o processo e ter uma visão mais holística de tudo o que envolve a aquisição de um imóvel.
Paralelamente, isso também nos trouxe mais clientes que não têm de vir direcionados para a compra ou venda de habitação, mas, por exemplo, para a renegociação de crédito, numa altura em que a subida das taxas de juro e a variação das condições bancárias têm deixado as pessoas com dificuldades em cumprirem com os seus compromissos bancários. Nós ajudamos.
Uma das vantagens desse serviço é a possibilidade de oferecer a melhor solução tendo em conta toda a rede bancária…
Optámos por nos juntarmos aquele que, na nossa opinião, é o melhor parceiro de negócio de crédito e de literacia financeira que é o Dr. Finanças. Esse franchising que adquirimos para a intermediação permite-nos chegar a todas as instituições bancárias com a vantagem de falarmos a mesma linguagem dos bancos e termos a visão de todo o processo bancário. Assim, podemos ajudar mais rapidamente os nossos clientes e acrescentar valor.

Quais são os fatores que vos tornam diferentes?
Existem três fatores:
1 – Proximidade com o cliente, uma vez que pela nossa dimensão menor conseguimos estar mais próximos dos clientes. Os imóveis e as pessoas que nos chegam não são apenas para portfólio, são proximidade e relação interpessoal, porque isto é um negócio de pessoas e para pessoas.
2 – A nossa missão e os nossos valores. Somos a única imobiliária, a nível nacional, que tem um projeto social integrado no negócio, ou seja, em todos os negócios que realizamos, sem exceção, parte dos mesmos é canalizado para causas sociais ou instituições sejam elas apresentadas por nós ou sugeridas pelos nossos clientes. O projeto social não envolve ofertas monetárias, mas sim ofertas de bens necessários. Este projeto surge pelo ADN de todos os consultores da empresa, porque todos nós de forma direta ou indireta, na nossa vida pessoal, trabalhávamos com ações sociais ou ações de voluntariado e sentimos que podíamos integrar isso no negócio da empresa e no nosso dia a dia.
3 – Parceria ativa com a Associação Loving The Planet fundada por Eduardo Rêgo – locutor dos documentários da BBC Vida Selvagem – que tem como objetivo lutar pela sustentabilidade ambiental.
Acreditamos que o caminho da sustentabilidade está muito ligado à mudança de comportamento e nada melhor do que o momento da venda ou da compra de um imóvel, em que as pessoas mudam algo na vida delas, para tentarmos incutir também alguma mudança do comportamento que venha a melhorar a sustentabilidade do planeta que é a nossa casa maior.

Que iniciativas ambicionam concretizar para o futuro?
A partir do momento em que assumimos o nome da empresa – Apenas Diferente – a obrigação é de sermos efetivamente diferentes no mercado. Toda a nossa ambição e estratégia passa por aumentar essa diferenciação que está relacionada com a expansão do negócio para uma rede de Apenas Diferente espalhada por Lisboa e depois pelo país.
Queremos levar esta marca da sustentabilidade e das causas sociais, de forma a promovermos a qualidade do mercado onde trabalhamos e podermos contribuir para uma sociedade que está a viver momentos fraturantes com a pandemia, guerra e inflação.
A nossa ambição é levar mais longe aquilo que é a nossa missão e os nossos valores, porque o mais importante são as pessoas.