Simplificar o dia a dia dos consumidores através de compras seguras

A plataforma KuantoKusta nasceu há 17 anos e foi o primeiro comparador de preços em Portugal. Hoje em dia contam com mais de 1000 lojas dos mais diversos setores presentes num único marketplace. Em conversa com a Revista Qualidade & Inovação, o CEO Paulo Pimenta, fala sobre o percurso da empresa, a equipa de atendimento ao cliente e ainda deixa no ar as expectativas para o próximo ano.

Desde 2005 que a evolução deste projeto é notória. Que inovações colocam diariamente em prática e que levam à confiança dos consumidores?
Diariamente, há melhorias que estamos a aplicar na plataforma que melhoram a experiência do utilizador. Uma parte delas está relacionada com experiência do utilizador e temos uma equipa dedicada a trabalhar nessa melhoria contínua . Isso faz a diferença porque todos os dias damos pequenos passos. Ao longo do tempo, estes passos somados fazem a nossa evolução, que tem sido notória ao longo destes 17 anos de experiência.
A outra vertente desta evolução são as funcionalidades que fomos implementando e melhorando no decorrer do tempo.  Estas respondem ao nosso propósito: poupar tempo e dinheiro aos consumidores. Somos aquele amigo que diz aos consumidores onde estão as oportunidades e há três ferramentas que são fundamentais para informar e trazer transparência ao processo de compra: os melhores preços, que mostra a descida de preço de determinado produto em relação à média dos preços mais baixos dos últimos 30 dias; os alertas de preço, em que o utilizador define o valor que está disposto a gastar em determinado produto e é notificado quando esse valor é atingido; o histórico de preço até 3 meses, que diz ao consumidor qual foi o evolução do preço para determinado produto.

Como funciona o pós-venda da KuantoKusta? Qual o acompanhamento dado ao cliente?
Há uma característica que é distintiva na equipa de atendimento do KuantoKusta: a humanização. Somos uma empresa 100% digital, mas esse factor não nos distancia dos problemas dos utilizadores, muito pelo contrário, contribui para que haja o um sentido de proximidade às questões que nos chegam. Por exemplo, o SLA de resposta às solicitações dos customers e sellers é ao dia. Mesmo que não haja a resolução imediata – que nem sempre é possível – há um contacto introdutório. A equipa de atendimento do KuantoKusta é responsável por gerir o fluxo de encomendas, garantir o cumprimento dos prazos de entrega e mediar a relação do consumidor com o vendedor de Marketplace KuantoKusta. Tem vários canais de atuação e recebe frequentemente a distinção de melhor índice de satisfação, por exemplo, no portal da queixa, que tem sido constante durante este ano.

17 anos pautados pelo sucesso. Quais são as expectativas para 2023?
Para 2023, as expectativas estão alinhadas com a realidade do mercado. Temos em desenvolvimento verticais de negócio que permitirão aumentar a nossa proposta de valor junto do consumidor e ao mesmo tempo colmatar necessidades que prevemos tornarem-se cada vez mais pertinentes ao longo do próximo ano. Mas reservamos os nossos comentários sobre estes temas para uma nova conversa, em 2023.