A relação entre qualidade e inovação é fundamental para o sucesso das organizações. Qualidade é um conceito subjetivo que está relacionado diretamente com as perceções de cada indivíduo. Diversos fatores, como a cultura, o tipo de produto ou o serviço prestado, as necessidades e expectativas, influenciam diretamente a definição de qualidade.
A inovação poderá resultar de novas combinações de meios produtivos, designando-se de inovação tecnológica, que comporta em si a inovação de produto (bens ou serviços) e a inovação de processo. No entanto, o termo também está ligado à inovação não tecnológica. Na inovação não tecnológica pode-se incluir a inovação organizacional ou administrativa, nomeadamente as novas formas de organização do trabalho ou a modificação das estruturas organizacionais; o acesso a novos mercados; a adoção de técnicas avançadas de gestão, ou ainda a utilização de novas matérias-primas menos poluentes e mais protetoras do ambiente. Assim, a inovação deixou de estar centrada em exclusivo na vertente tecnológica, para passar a abranger todas as áreas dentro de uma organização, tendo múltiplas utilidades: dá acesso a novos mercados, aumenta lucros, gera emprego, fortalece as marcas e a qualidade.
Em todos os setores de atividade, enquadrados em mercados cada vez mais concorrenciais e de dimensão global, existe uma necessidade premente de que todos os fatores produtivos sejam otimizados pela implementação de ferramentas e conceitos que envolvam a gestão do negócio rumo à excelência da qualidade e inovação, criando-se assim vantagens competitivas.
Na Revista QI Qualidade e Inovação, apresentamos empresas que apostam na sustentabilidade e diferenciação e inovam continuamente os seus processos organizacionais de gestão e produção e, consequentemente uma abordagem estruturada e estratégica da Qualidade e Inovação relacionadas com os factores de competitividade que facilitam a antecipação de novas necessidades e tendências. Nas próximas páginas, encontrará excelentes exemplos de empresas e empresários que elegem a qualidade e inovação como forma de estar.