Soluções estruturadas a pensar em si

Com mais de 20 anos de experiência no setor financeiro, o Atelier Financeiro nasce para escolher a solução mais adequada para cada cliente. O co-fundador, Manuel Trancas, esteve à conversa connosco e sublinhou os aspetos mais importantes a ter em conta na hora de contratar um financiamento, bem como a aposta na evolução do modelo de negócio.

Como surgiu o Atelier Financeiro e quais os principais serviços que oferecem?
O Atelier Financeiro surge como resultado da evolução do modelo de negócio bancário. A empresa é constituída por três sócios, todos com mais de 20 anos de experiência no setor bancário e decidimos criar este negócio. Acreditamos que a relação com o cliente, apoiada não só na tecnologia, na inovação, e numa regulação que o protege, são elementos que estão interligados e que estão a mudar a banca de retalho de uma forma profunda. Pese embora exista um forte investimento por parte da Banca em recorrer a plataformas e soluções que trazem ao cliente uma experiência diferenciadora e digital, sentimos que nos Produtos de Crédito, existe uma grande necessidade de procurar aconselhamento e atendimento personalizado, ajustado a cada situação.
O cliente quando deparado com uma necessidade de financiamento já não tem a necessidade de efetuar ele próprio a procura da melhor solução, quando podemos fazer essa recolha e prestar todos os esclarecimentos relativamente à oferta que é praticada pelas diversas Entidades de Crédito (bancos ou financeiras) com as quais temos protocolo celebrado. Queremos, em conjunto com o cliente, analisar e escolher a solução que consideramos que melhor serve a necessidade do cliente e com a maior competitividade de preço. O cliente está sempre no centro da nossa atividade.
Os serviços que oferecemos são: intermediação de crédito, mediação de seguros e atividades e consultoria para particulares e empresas.

O que vos distingue em relação às restantes empresas do mesmo setor de atividade?
Tivemos o privilégio de ter estado do lado de dentro da Banca (em mais do que uma instituição) o que nos permite ter outra visão do modelo de negócio. Conhecemos os critérios e modelos de risco, dominamos todos os produtos e soluções de crédito, conhecemos os circuitos e trâmites dos processos e consideramos que temos os parceiros certos.
Existe um forte acompanhamento desde o primeiro momento em que o cliente nos procura até à data da formalização do contrato.
Alguns produtos, com especial destaque para o crédito habitação, continuam a ser produtos âncora e que vinculam o cliente ao Banco por vários anos, não sendo por isso uma decisão a tomar sem uma consultoria adequada. Continuamos a apostar num negócio de relação, tirando partido das ferramentas que a evolução tecnológica nos traz.

O que é que os clientes devem ter em conta na hora de fazer um crédito ou seguro?
A contratação de um financiamento, independentemente da finalidade, deve ser sempre bem ponderado.
Deve ser avaliado, em primeiro lugar, se efetivamente o financiamento proposto cumpre com a sua necessidade e deve ter informação clara quanto aos encargos envolvidos na operação.
De seguida deve comparar várias propostas de financiamento, no sentido de verificar qual a proposta mais competitiva, bem como as vendas facultativas associadas.
Um tema ainda muito importante é o impacto com a evolução das taxas de juro nas prestações.
Relativamente aos seguros, deve ser analisado se as coberturas são ajustadas às suas necessidades e deve ser feita a procura no mercado das soluções mais competitivas, não só no imediato, mas também ao longo do contrato.
O nosso aconselhamento é sempre um serviço gratuito para o cliente e centrado nele.

Quais são os objetivos que pretendem alcançar até ao final de 2022?
Pretendemos ser uma empresa de referência na região, mas estamos preparados para encontrar uma solução para cada cliente que queira financiar-se em Portugal, independentemente de onde ele resida. Estamos a fazer também uma forte aposta na evolução do modelo de negócio a nível tecnológico. O foco no cliente e nas suas necessidades vai continuar a ser o pilar do nosso modelo de negócio, sempre muito assente na relação e em soluções.