Tena – Inovar no mundo da incontinência

Há mais de meio século a inovar no mundo da incontinência, a TENA tem produtos adaptados às exigências e gostos de mulheres e homens. Segurança e conforto são as prioridades, mas a discrição é também um aspeto fundamental.

Com mais de 50 anos de existência, a TENA é líder mundial na gestão da incontinência. Qual é o segredo para alcançar esta posição de liderança de mercado?
O segredo está no facto de a TENA se preocupar com as necessidades das pessoas que vivem com este problema. Quer sejam homens ou mulheres, quer tenham uma incontinência ligeira ou mais grave, quer sejam pessoas ativas ou acamadas. Através da investigação e de muitos estudos feitos a pessoas que sofrem deste problema, conseguimos desenvolver produtos que são realmente adequados às suas necessidades, fazendo com que o tema da incontinência seja vivido o mais normalmente possível.

A TENA está presente em cerca de 90 países. Também é líder no mercado nacional?
TENA é a marca líder mundial em produtos para incontinência e em Portugal também somos líderes de marca. Quer seja na área de retalho, quer seja na área institucional (farmácias, lares e hospitais).

Quais as características dos vossos produtos que permitem à TENA distinguir-se da concorrência?
Temos a vantagem de termos uma vastíssima gama de produtos. Desde incontinência muito ligeira a grave, adaptada a mulheres e/ou a homens com diferentes estaturas e graus de mobilidade. A gama TENA tem sempre o produto adequado a cada caso.
Por outro lado, os nossos produtos, além de privilegiarem a segurança e o conforto do utilizador, procuram também a discrição: cada vez mais finos, sem perderem a capacidade de absorção, e também cada vez mais femininos ou masculinos. A maior parte dos produtos também é totalmente respirável, tornando-se mais saudável para a pele.

Como é que o consumidor olha para os produtos TENA?
As pessoas consideram que TENA é uma marca de qualidade, que lhes dá a confiança, o conforto e a segurança de que necessitam para fazer a sua vida normal. O facto de lançarmos produtos cada vez mais discretos, e mais femininos ou masculinos, também as ajuda na auto estima e a deixar de considerar a incontinência como um tema tabu.

Como é que surgiu a ideia de criar produtos de incontinência masculinos e femininos? Foi uma necessidade/exigência do mercado? Ou uma ideia disruptiva?
A ideia surgiu através dos vários estudos que fazemos a consumidores e pelo facto de, quando a pessoa tem de utilizar produtos mais absorventes e deixar de usar a sua própria roupa interior. Quando a pessoa compra roupa interior, não compra roupa unissexo e o facto de termos cuecas absorventes femininas e masculinas normaliza mais a condição de ser incontinente.

Essa diferenciação trouxe mais-valias para a TENA? Os consumidores procuram esses produtos?
Trouxe mais valias à TENA, mas sobretudo aos consumidores que agora podem optar por comprar roupa interior absorvente feminina ou masculina, aumentando a sua auto estima. As cuecas absorventes adequadas ao género são bastante recentes no mercado, por isso a procura é muito grande e é o segmento que mais cresce na área de cuecas absorventes.

Na categoria de TENA para mulheres, como é que foram evoluindo os produtos, de forma a responder às exigências das consumidoras? Há características que, há uns anos, eram impensáveis?
Há uns anos era impensável ter outro tipo de produtos para incontinência que não fossem fraldas. Depois surgiram os pensos específicos para incontinência feminina, os pensos específicos e anatomicamente desenhados para homens, mais tarde as cuecas absorventes unissexo e agora cuecas absorventes femininas e masculinas. A evolução foi enorme. Os produtos são cada vez mais pequenos, mais finos, mais discretos e mais adequados a cada género, mantendo a segurança e o conforto.

A TENA foi eleita uma das marcas cinco estrelas de 2020 na categoria “Incontinência”. Qual o segredo para este sucesso?
O segredo prende-se com a oferta inovadora. A gama TENA Silhouette apresenta roupa absorvente para incontinência feminina com várias cores (preta, creme e branca com motivos lilases) e vários tamanhos de cintura (cintura alta e cintura baixa). A mulher com incontinência pode agora combinar a cueca absorvente com a roupa interior, sentindo-se mais feminina e atraente. Somos também a única marca que oferece cuecas absorventes pretas, sendo que a cor preta é das mais usadas em roupa interior feminina. Por isso, a normalização da condição é atingida com a introdução desta gama.

De agora em diante, o desafio será maior?
O desafio é cada vez maior, pois já temos produtos bastante desenvolvidos. Mas há sempre mais a fazer. Continuamos a ouvir os nossos consumidores e as novidades TENA continuarão a surgir no universo dos produtos absorventes para incontinência.

www.tena.pt