The Sound of Happy Cities

Fundada por Carlos Sotelo, a marca Silence nasceu na Catalunha, em 2011, com o objetivo de criar soluções ligadas à mobilidade urbana sustentável, com base no desenvolvimento de scooters elétricas. Anos mais tarde, em 2022,  através do Grupo Auto-Industrial, chega finalmente a Portugal. Conversámos com Sérgio Bandeira, Diretor Geral da Silence Portugal, sobre os produtos que dispõem, as características que tornam a Silence numa marca de referência e ainda as estratégias que definiram para o futuro.

A Silence é uma marca nascida em Espanha. Conte-nos mais sobre esta marca e explique como chegou a Portugal.
A Silence é uma marca europeia com origem em Barcelona que foi criada há cerca de dez anos com uma visão de futuro bastante forte. A ideia da Silence era criar uma marca de mobilidade urbana que conseguisse responder às necessidades, na altura, do público das grandes cidades do país vizinho. Como todos sabemos, as grandes cidades europeias estão congestionadas (e poluídas) e a mobilidade (reduzindo as emissões de CO2) é algo importante e tem de ser colocada na equação para contribuir para um futuro sustentável.
Carlos Sotelo, ex-piloto de motas no Rally Dakar, foi o grande mentor deste projeto e o nome Silence vem precisamente do silêncio que ele sentia no deserto, enquanto corria nas duras provas de resistência.
A Silence, em Espanha, é das marcas mais fortes em mobilidade urbana e continua em permanente inovação. Enquanto o foco inicial estava nas scooters elétricas, agora já existe o projeto do nanocar (micro automóvel) a lançar em breve. Têm muitas parcerias com grandes empresas e existe um crescimento brutal. No fundo, o que fizeram causou uma evolução muito grande no mercado espanhol e em oito anos chegaram à liderança nas vendas de scooters.
A Silence, entretanto, também expandiu-se para vários países da Europa: França, Inglaterra, Alemanha, Itália, Países Baixos, Bélgica, entre outros, ou seja, já está completamente consolidada numa série de mercados e Portugal estava também nos planos de expansão da Silence, pelo potencial de mercado e pela apetência dos consumidores portugueses por produtos inovadores e ecológicos.
A Silence Portugal é uma unidade autónoma de negócio criada dentro do Grupo Auto-Industrial para fazer a importação e distribuição exclusiva da marca em Portugal. De referir que este grupo já centenário, fundado em 1920 na cidade de Coimbra, é atualmente um grupo de referência na distribuição de automóveis, máquinas agrícolas e produtos náuticos. Entre outros fatores, a longevidade do grupo deve-se ao seu inconformismo e à constante procura de produtos inovadores que proporcionem as melhores soluções para os seus clientes.

Quais são os modelos que a Silence apresenta?
A Silence tem uma gama com equivalências entre 50cm3 e 125 cm3, ou seja, ciclomotores e motos. Todos eles podem ser conduzidos com a carta B, carta A, carta A1, ou licença para ciclomotores. Depois existem duas famílias de modelos: S01 e S02. O modelo S01 é uma scooter mais indicada para o cliente particular. É mais alta, sofisticada, com um design mais futurista, com um comportamento em estrada espetacular e com um desempenho muito interessante. A S02 é um modelo mais flexível e robusto para empresas, pois permite a instalação de caixas de carga e acessórios, ou seja, é mais prática do ponto de vista empresarial. No entanto, nada impede que o modelo S02 seja conduzido por um cliente particular, porque a reduzida altura ao solo pode ser bastante confortável para muitos utilizadores.
Dentro da família S01 existem as seguintes versões: Basic, Connected e Plus, sendo que a última é o modelo de topo da Silence que se diferencia dos outros, nomeadamente pelos travões, pelos acabamentos, pela suspensão e pelo desempenho, pois além da aceleração mais rápida, consegue ultrapassar os 100 km/h. O modelo Connected, que é o intermédio, já tem conexão com a aplicação My Silence, onde conseguimos saber a localização da scooter, podemos planear a viagem e saber se a autonomia que temos é suficiente para o destino definido. Além disso, a autonomia é de 130 km e a velocidade máxima de 95 km/h. A versão Basic é, no fundo, a mesma scooter mas com menos autonomia e velocidade máxima (100 km e 80 km/h, respetivamente) mas com um preço mais competitivo.
Na S02 temos três versões: a S02HS que é um modelo com a bateria de maior capacidade com 130km de autonomia; depois temos as duas versões de ciclomotores que é HS Limited, ou seja, limitada a 45km/h para ser considerada um ciclomotor e depois a LS que é um modelo equivalente a 50 cm3 e com uma autonomia de 52 km. Os preços começam nos 3900€.
Posteriormente, vamos ter um modelo que será apresentado muito em breve que é o S04, um quadriciclo.

Que características distinguem a Silence das outras marcas?
Em primeiro, estamos a falar de um produto que é “Made in Europe”, concebido e produzido em Espanha. A fábrica é em Barcelona e o produto é todo produzido nesse complexo, inclusive as baterias. Os padrões de qualidade são elevados. É um produto europeu. O utilizador quando tem contacto com o produto percebe a qualidade superior.
Qual o grande problema das viaturas elétricas? O local onde carregar. E a Silence, de forma genial, resolveu esse problema com a bateria removível tipo trolley. É muito funcional e prático e distingue o produto de todos os outros, visto que temos a possibilidade de carregar o motociclo em qualquer local, uma vez que se conecta a uma vulgar tomada doméstica (schuko).

Como definem a vossa estratégia de mercado nos próximos dois/três anos?
A estratégia é a que foi implementada noutros mercados europeus. O objetivo da Silence é ser uma marca de referência no território, uma marca em que as pessoas consigam perceber claramente quais são as vantagens e o conforto de conduzir uma Silence.
A nossa missão é expandir a marca e dar a conhecer às pessoas o produto e mostrar que entre uma scooter elétrica e uma scooter convencional, a elétrica vai compensar notoriamente, pela economia, pelo conforto e até pela diversão de condução.
Um dos nossos slogans é “The Sound of Happy Cities” e é isso que Lisboa, o Porto e outras cidades portuguesas precisam, soluções de mobilidade silenciosa, económica e ecológica, e que permitam que as pessoas consigam circular na cidade de uma forma feliz. É muito difícil circular numa grande cidade de automóvel. O trânsito, o estacionamento, a poluição, o ruído e o tempo perdido estão a tornar-se num problema que terá que ser resolvido urgentemente. Quando, geralmente, cada automóvel é utilizado apenas por uma pessoa, o que torna insustentável. É necessário apostar noutras soluções de mobilidade que podem muito bem passar por duas rodas.
Em breve, vamos abrir um espaço exclusivo da marca, mesmo no centro de Lisboa, onde os clientes podem viver a experiência Silence. Em simultâneo, estamos já a trabalhar para criar uma rede de revendedores que nos permita ter presença noutras cidades do país, de norte a sul do continente, bem como, nas ilhas dos Açores e da Madeira