“Tornamos os seus projetos e sonhos numa realidade”

A Urban Planning & Solutions nasceu do sonho conjunto da Ana Rita e Inês Carvalhal, para que o desenvolvimento de soluções urbanas pudesse estar ao alcance de todas as pessoas, sem obstáculos. Tendo em cada projeto o regime chave na mão, a UP conta com uma equipa multidisciplinar que se dedica de corpo e alma a cada desafio diário. Nesta edição, ficamos a conhecer mais sobre a Urban Planning & Solutions que traz consigo a responsabilidade social, os valores e a sustentabilidade como pilares fundamentais para um futuro de sucesso.

 

Enumerem alguns dos projetos que desenvolveram e que são uma referência para o setor.
Num desejo de ir mais longe, de desafiar o problema e alcançar não uma qualquer solução, mas sim a melhor solução, a solução que é personalizada e customizada na mais justa e completa medida – “tailored made”, que criámos a UP.

Dentro deste registo, podemos exemplificar, o que nos custa, porque acarinhamos todos os nossos projetos, sendo-nos por isso difícil selecionar uns em detrimento de outros, mas ainda assim e aguçando a curiosidade somos particularmente orgulhosos das Estruturas Modulares Ecologicamente Sustentáveis, que tivemos a possibilidade de projetar e implementar, o que nos permitiu “casar” o sonho habitacional / de investimento, com os importantes valores de proteção ambiental e as inerentes restrições ou condicionantes do solo.

Dos nossos projetos de arquitetura e engenharia conceptual que possibilitaram o aproveitamento daquele único terreno, por sinal fortemente restringido em termos de condicionantes urbanísticas. Nada mais frustrante, acredite, do que comprar (ou herdar) um terreno com um determinado fito urbanístico que, depois, e face às regras urbanísticas, não é possível potencializar. Apelamos sempre que, antes de se fazer este tipo de investimento, os interessados promovam o competente estudo urbanístico, com recurso ao nosso grau de especialidade, justamente para o acautelar! Mas nem sempre assim sucede e, nessa medida e porque, por vezes, as grandes oportunidades nascem dos maiores problemas, também privilegiamos estes projetos, que são desafiantes.

Somos também particularmente pretensos para reabilitações e reconstruções de pré-existências e bem assim legalizações e reposições de legalidade urbanística, não só pela sua desafiante complexidade, como também porque nos vêm permitindo conjugar a saudável regularidade vivencial com a livre transação do imóvel e sobretudo explorar a máxima eficiência e potencialidade urbanística do imóvel… É um tema exponencial e crescente.

E para não mais alongar, os nossos projetos de makeover de ruínas e monos urbanos, que empobrecem a estética das nossas cidades, junto de alguns municípios mais pioneiros. Tem sido, de certa forma, difícil de implementar, pois é um valor que nem sempre é tido como prioritário, mas para nós é fundamental: Portugal, pode e deve expandir o seu legado arquitetónico, que pode ser moderno, sustentável equilibrado, sem comprometer os valores da nossa cultura e herança histórica e cultural.

Qual a importância da responsabilidade social para a vossa empresa?
A nossa empresa tem, no seu core, um acentuado sentido de responsabilidade social, como aliás, nos instiga o próprio mercado, hoje movido por um consumidor informado e cada vez mais exigente.

A nossa empresa adota uma conduta empresarial responsável alcançando no dia-a-dia um desenvolvimento sustentável e promotor da diversidade tendo como foco norteador o respeito pelos direitos humanos e a preservação ambiental.

Felizmente, e associado à própria prática da nossa atividade, o urbanismo e ordenamento do território são valores sociais fundamentais e contam com inúmeras opções na persecução dos seus valores e princípios, o que nos permite, com relativa facilidade juntar o útil ao agradável.

A imagem que o público em geral, e os nossos Clientes em particular, têm da nossa empresa é de suma importância, o que reforça a assunção da responsabilidade social que nos assiste na defesa dos valores do urbanismo, do ambiente e do ordenamento do planeamento.

Quer a maior cidade, quer o mais pequeno módulo habitacional, independentemente da escala, merece o mesmo empenho na defesa dos seus valores primários: a vivência urbanística não é difícil, o que pode ser difícil é querer e saber promover essa vivência e nós queremos e sabemos.

Que tipo de soluções diferenciadoras dão a conhecer ao mercado?

Devendo sinalizar as nossas soluções como diferenciadoras num contexto de mercado, então destacaríamos que a diferença chave está no processo de criação e desenvolvimento por nós adotado, onde, com economia de escala, conjugamos várias áreas de especialidade, incluindo a especialidade tangente da dimensão jurídico-urbanística e onde o cliente faz parte intrínseca da equipa e assim, do próprio processo.

A UP conjuga num só processo as diversas áreas de especialidade de atuação dentro de qualquer processo ou procedimento urbanístico, conseguindo assim obter melhores resultados, mais rápidos e com menores custos para o Cliente.

Fazendo aqui um juízo de prognose póstuma, concluímos que todos os projetos onde tivemos intervenção são diferenciadores porque, na verdade, não tivemos duas soluções iguais e acarinhamos cada um dos nossos projetos!

Sabemos que a sustentabilidade passa pela conquista diária de uma maior eficiência energética. De que forma a UP procura integrar no seu dia a dia a sustentabilidade e a eficiência energética com vista à mudança no futuro?
A eficiência energética é uma nobre causa, pois que, sem dúvida que, a sustentabilidade global passa por esta conquista, que se tem sentido com caráter diário e permanente. Mas é importante reforçar e propagar ainda mais esta ideia, que ainda é vista com algum ceticismo ou muitas vezes vista como associada a entropias de meios e funcionalidades.

Nessa medida, seria importante promover mais formação de especialidade, publicidade e divulgação apropriada, criação de mais fundos e incentivos e bem assim adotada uma política de equilíbrio de preços mais concorrenciais no ramo, quer numa competente técnica, quer de produto, o que só será possível, num esforço coletivo social, político e de mercado.

Na UP, associado aos nossos projetos, procuramos sempre sensibilizar para a importância da otimização energética com acento na sustentabilidade e eficiência, sobretudo porque num contexto e interligação de custos-benefícios, os benefícios compensam largamente, mais que não seja a médio-longo prazo.

Internamente, nas nossas instalações assumimos um forte compromisso com a proteção do meio ambiente através de uma otimização da gestão de recursos, e junto dos nossos Clientes apostamos na implementação de mecanismos de controlo de gastos, na utilização de fontes de energia renováveis, o que permite produzir energia com um menor impacto ambiental. Neste âmbito importa realçar que incentivamos e acompanhamos os nossos Clientes na obtenção de benefícios fiscais pela implementação de mecanismos de melhoria da sustentabilidade e da eficiência energética nas suas casas / projetos.