Trabalhar com qualidade e rigor em ecossistema com o cliente

O ISQ Academy é um dos centros de formação portugueses eleita por milhares de pessoas e profissionais de vários países. O objetivo desta entidade é oferecer cursos com qualidade e rigor através de mecanismos inovadores de formação. Só assim será possível ser diferente e competitivo num mercado global.

O ISQ Academy é um dos centros de formação portugueses eleita por milhares de pessoas e profissionais de vários países. Falámos com Ricardo Faustino, Head of Innovation Unit, para nos apresentar a sua visão de trabalho feito por esta academia.

Como apresenta aos nossos leitores o ISQ Academy?
O ISQ Academy é uma das entidades formadoras portuguesas com maior investimento no desenvolvimento de competências em Portugal e nos PALOP, assentes em metodologias inovadoras e de forte componente técnica e tecnológica. Desde 1965 que o ISQ assumiu a missão de capacitar as pessoas e as organizações em competências com valor nacional e internacional, muito focadas na tecnologia e soluções únicas.
Com a criação do ISQ Academy pretendeu-se desenvolver uma academia onde os colaboradores, chefias e os gestores de topo se revejam na alteração dos seus modelos de negócio, transformação digital e melhoria da performance, nos quais as competências e as pessoas têm um papel crítico no sucesso
Por isso mesmo, nos últimos anos, temos desenvolvido projetos na área da consultoria em capital humano, permitindo criar soluções integradas de melhoria de performance que podem passar, ou não, pela formação. Estas soluções vão do recrutamento, ao desenvolvimento de carreiras, gestão de talentos, gestão da mudança, desenvolvimento de ambientes de aprendizagem, nas mais diversas áreas.
O nosso propósito é trabalhar sempre com qualidade e rigor, em ecossistema e cocriação com o cliente.

Que tipo de formações oferecem aos clientes?
Atualmente, 80 por cento da formação entregue pelo ISQ é totalmente à medida das empresas, entre presencial hands on, live training e e-learning, e também assente num catálogo de formação contínua e avançada muito vasto, transversal e construído com base na transformação, certificação, valorização de cada pessoa, potenciando um plano de desenvolvimento de carreira.
Formamos anualmente perto de 25.000 pessoas em Portugal e em mais de 10 países no mundo, muito focados também na nova área de inovação e desenvolvimento de projetos, onde desenhamos e implementamos processos de gestão de talentos e academias chave na mão, com foco nas competências, mudança e melhoria da produtividade.
Na área da formação, a internacionalização do ISQ chega a várias regiões do mundo, em setores menos desenvolvidos em Portugal, como a energia nuclear e o setor aeroespacial. Na Europa, em países como Espanha, França, Holanda, Chipre e Grécia, realizamos cursos dirigidos a quadros qualificados de gestão e outros operacionais, nas áreas de gestão de sistemas de responsabilidade social, qualidade, ambiente e segurança, energias renováveis, robótica e eletrónica, telecomunicações, soldadura e gás, manutenção, com apoio as certificações ISO e formação de formadores.
Em África, sobretudo Argélia, Angola, Moçambique e Mauritânia, temos realizado formação técnica para chefias e quadros de empresas industriais e Governo, que operam nos mais diversos setores, incluindo Oil & Gas, energia, construção ou portos.
Temos um foco na agilidade, mas sempre no bem fazer, com rigor e muita satisfação do lado dos parceiros de cada processo.

Cada empresa tem uma realidade diferente. De que forma adaptam as formações às necessidades de cada organização?
Cada cliente e organização é visto de forma única, pela especificidade do seu pedido, das suas necessidades e da sua escala. Partimos sempre de um diagnóstico exaustivo e acompanhamos e desenvolvemos modelos que nos permitem estar, em cada momento, ajustados à realidade do mercado e daquilo que são as metas dos nossos clientes, o que nos permite adaptar e diferenciar a resposta, mesmo partindo de conteúdos similares.
Como sabemos, cada vez mais as organizações que têm necessidade de introduzir novos processos de alinhamento corporativo, onboarding, reskilling ou upskilling para fazer face aos novos desafios, e pretendem parceiros em áreas tão diversas como o Ambiente e Sustentabilidade, Manutenção e Segurança, Qualidade, e em sectores como a Energia, as Telecomunicações, a Indústria Automóvel, ou mesmo a Aeronáutica e Aeroespacial, a Agroindústria, etc. entre outras.
A meta do ISQ Academy é cada vez mais promover processos de mudança cuja formação assente na inovação, na capitalização e alinhamento de práticas e competências, possa estimular e acompanhar as necessidades de cada organização.
Estamos cada vez mais a trabalhar com metodologias assentes numa forte componente em inovação, transversais às necessidades emergentes.

Na sua opinião, qual a importância da qualificação e da respetiva certificação de pessoas?
Como sabemos, infelizmente em Portugal, os níveis de qualificações encontram-se abaixo da média europeia, pelo que a introdução de mecanismos de formação inovadores, transversais às necessidades emergentes, tem funcionado como um dispositivo de rápido combate a estas deficiências, de forma a tentar elevar os níveis de qualificações.

A certificação de pessoas é uma forma de vermos publicamente reconhecidas e valorizadas as competências de cada pessoa, num mercado nacional ou internacional, criando uma mais-valia no mercado de emprego. Atualmente, não basta uma qualificação no recrutamento e na mobilidade: as certificações de competências são, sem qualquer dúvida, um add on para as pessoas e para as organizações.
O ISQ Academy, para além das formações e qualificações, tem vindo a investir nas certificações internacionais e nacionais, sendo a empresa portuguesa que mais certificações entrega, sobretudo nas áreas técnicas e tecnológicas. Tem sido também esse um fator diferenciador nos mercados internacionais onde operamos, sobretudo para grandes empresas das áreas da energia, construção, transportes, aeronáutica, telecomunicações, etc.
O ISQ Academy tem uma grande quota de responsabilidade neste Ano Europeu das Competências, pois colaboramos com a Comissão Europeia e em outras instituições europeias como advisors e conceptores de uma oferta transversal de serviços e intervenções que capacitem os indivíduos com competências imperativas às exigências atuais do mercado, nas quais as certificações estão no centro das atenções, bem como outros modelos flexíveis de valorização de competências tais como as microcredenciais (que não são nem pretendem ser certificações).
Em Portugal estamos envolvidos em projetos de formação via PRR´s ligados ao hidrogénio, lítio, fabrico aditivo, ferrovia, transição energética, onde se espera o desenvolvimento de academias formativas que reforçarão estes setores, com processos de qualificação, para quem já opera nos setores ou pretende uma transição.

Tendo em conta a formação e a melhoria de processos de uma empresa, quais são as vantagens de um Sistema de Gestão Integrado?
Qualquer empresa que hoje queira garantir sustentabilidade, olha para o mercado num prisma de competição global que condiciona as estratégias de gestão adotadas.
Todos os aspetos relacionados com Qualidade, Ambiente e Segurança e ESG – Environment, Social, Governance e a Certificação têm vindo a assumir particular significado na afirmação das empresas no mercado, pelo que se compreende que a integração destes sistemas permite às mesmas colher os benefícios daí resultantes.
Neste momento, damos apoio às empresas nesse caminho de excelência e também aos centros de formação, escolas, universidades em normas mais transversais como a ISO 9001, mas também na ISO 21001 (recentemente e ainda pouco usada) e EQVET.
No ISQ Academy trabalhamos para demonstrar que sistemas devidamente implementados, possibilitam às organizações diferenciarem-se no mercado global, em termos de competitividade e credibilidade.

Que perspetivas têm para o futuro do ISQ Academy?
A nossa perspetiva de mercado indica-nos que cada vez mais empresas estão a desenvolver talento digital e verde e a apostar em programas de formação ligados a temáticas de sustentabilidade, com o objetivo de investir nos seus recursos humanos, potenciando a aquisição de outras aptidões e capacitando-os para as novas tendências do mercado
O ISQ Academy tem desenvolvido, nos últimos anos, diversos planos de formação absolutamente direcionados para a democratização e aquisição de competências “verdes” e digitais que permitam às empresas desenvolver competências críticas no âmbito da sua estratégia de inovação, crescimento, criação de novos serviços, produtos responsáveis e sustentáveis, cumprindo metas ambientais europeias.
Vamos continuar a apostar em ciclos de formação com programas de desenvolvimento progressivo de competências, diversos níveis de complexidade e dirigidos a públicos diferenciados nas áreas de sustentabilidade, eficiência energética, economia circular, energias renováveis, incluindo o hidrogénio, gestão energética, construção sustentável, cidades SMART, digitalização 4.0 sobretudo industrial, entre tantos outros.
O nosso objetivo máximo nestes tempos de mudança é fazer a mudança para a capacitação das pessoas, e a digitalização do país e das empresas portuguesas. Só assim podemos ser atrativos para os jovens e adultos.