Transforme o seu lar numa autêntica smart home

O Grupo Haier continua a surpreender o mercado com resultados muito positivos, sendo pioneiro no lançamento de produtos conectáveis. João Paulo Ferreira, Portugal Country Manager da Haier Europe, divulgou os resultados da empresa em números, a utilização de IoT como uma das características que os diferencia, o perfil do consumidor e o crescimento expectável nos próximos anos. 

No último ano, a Haier atingiu um novo recorde na Europa e a nível global. Quais foram os principais resultados, em números, alcançados?
Os resultados foram, mais uma vez, muito favoráveis para o grupo. Aproveito para vos deixar os resultados globais e Europeus na imagem que acompanha a minha resposta. Em termos nacionais a performance foi ainda melhor, tendo o grupo sido capaz de melhorar quota em todos os setores onde operamos.
Os prémios que nos são atribuídos são sinónimos da nossa imagem de marca: esforço e dedicação. Deixo-vos aqui, também, uma pequena síntese ilustrativa dos mesmos:

Já estão a produzir eletrodomésticos de frio IoT na União Europeia. Em que se traduz a aposta nesta inovação? 
O grupo Haier foi pioneiro no lançamento de produtos conectáveis, e o IoT é, há muito tempo, uma das características que diferencia os produtos das nossas marcas, não só no frio, mas também em todas as outras áreas. Posso dar como exemplos as máquinas de lavar que podem ser controladas por smartphone, que tirando uma foto às nódoas ou etiquetas a máquina indica o programa mais adequado, as caves de vinho com ligação exclusiva a um site de vinhos para visualizar que vinhos há-de comprar, fazendo portanto a gestão do stock, passando pelos fornos que lhe sugerem receitas e que se ligam remotamente ou os purificadores que comunicam com o robot-aspirador e fazem com que o ambiente esteja mais limpo quando chega a casa, entre outros que compõem todo um ecossistema que transformam as nossas casas em autênticas smart homes.

A indústria 4.0 é a origem de uma nova revolução tecnológica que trouxe consigo a automação. Tendo em conta o desenvolvimento dos produtos Haier, de que forma considera que os ecossistemas são o futuro da indústria?
O digital, a automação, a conectividade entre dispositivos, o IoT, estão, presentes hoje em dia, em quase todos os aspetos das nossas vidas. 
A internet é o grande motor revolucionário, hoje todo o tipo de artigos que possamos imaginar podem estar online e interagir entre eles, autonomamente, e/ou com o utilizador.
Um telemóvel que à priori serviria “apenas” para fazer e receber chamadas, hoje serve para consultarmos a internet, serve comprar e vender “tudo e um par de botas”, para fazer pagamentos, ligar e gerir eletrodomésticos, abrir carros, casas, etc. Sem nos apercebermos, hoje, temos todo um ecossistema tecnológico perfeitamente bem montado à nossa volta. A indústria está muito focada na forma de facilitar a utilização dos produtos.
A ligação com os consumidores permite também que se vá estudando os hábitos de consumo e se prepare os artigos para as suas necessidades mais reais.   

Atualmente, o que procuram os consumidores na hora de adquirir um eletrodoméstico?
O perfil do consumidor é cada vez mais de um consumidor informado e habilitado a escolher os artigos que melhor preenchem as suas necessidades. Hoje em dia, para além do preço, há outras preocupações, como os consumos, a estética, mas cada vez mais a facilidade de uso e a acessibilidade que se tornam ainda mais importantes. As gerações do final do século XX que veem a utilização da internet como uma prioridade não há nada melhor para preencher esse requisito que produtos que à priori não lhes diziam nada, mas hoje começam a ganhar características mais interessantes para este utilizadores, que acabam por influenciar a escolha “lá em casa”. Antigamente, um filho que tinha a sua primeira casa ligava aos seus pais para saber que programa utilizaria na máquina de lavar a roupa, hoje em dia vai ao Youtube, ou neste caso usa a app hOn e encontra a sua resposta. 

O que esperam alcançar entre 2022 e 2023?
A expectativa para 2022 e 2023 vem na mesma senda dos anos anteriores que é focarmo-nos num crescimento acentuado de dois dígitos. Contudo, o contexto atual, poderá criar alguns desafios extra que vamos ter que nos concentrar para os contornar da melhor maneira.