UHU – Cola tudo sobre tudo

A UHU tornou-se numa marca conhecida e acarinhada pelos portugueses, que nos acompanha em qualquer faixa etária. Em entrevista, José Luís Raposo, Diretor Geral da UHU Ibéria, destaca o percurso da marca em Portugal, os novos produtos e a respetiva sustentabilidade dos mesmos, que a tornam diferenciadora e única. 

Estão no mercado português há mais de 20 anos. Como acompanham o desenvolvimento da marca em Portugal?
O grande desenvolvimento e sucesso que a marca tem tido em Portugal tem sido fruto duma permanente visão do mercado e da consequente estratégia aplicada. Sistematicamente são detetadas oportunidades que procuramos colocar em marcha. São analisadas tendências de mercado e dimensões do mesmo. Os concorrentes são também alvo duma análise sempre que possível. A nossa forte presença no Retalho tem sido uma das ferramentas mais importantes e é o resultado do nosso desenvolvimento em todos os Canais de Distribuição: Canal Hiper/Supermercados (Papelaria e Bricolage), Canal Tradicional (Papelaria e Bricolage) e Canais Especialistas (Papelaria e Bricolage). Esta presença forte em todos os Canais garante-nos uma consistência, estabilidade e crescimento permanente, mesmo em tempos de crise (a grande crise económica de 2010 a 2015 e a atual criada pela pandemia).

Para além das tão conhecidas colas que fazem parte do vosso portfólio, que outras categorias estão associadas à UHU?
Mercê do caminho que a marca UHU tem percorrido em Portuga, podemos afirmar que a mesma nos dias de hoje já é reconhecida muito para além da Colas.
Atualmente realçaria as seguintes categorias: Corretores e Fitas Adesivas na área da Papelaria e Produtos de Limpeza Profissional, Vedantes, Desumidificadores e Fitas Adesivas na área da Bricolage. Realço também o recente lançamento de uma outra marca do Grupo, por nós comercializada, Griffon que atua na Colagem, Fixação, Vedação e Lubrificação nos Canais Profissionais da Canalização para Construção, Piscinas e Rega.

Que aspetos diferenciadores apresentam em relação aos restantes players do mercado?
Os aspetos diferenciadores são a qualidade intrínseca dos produtos, a nossa política comercial coerente ao longo de todos estes anos e o grande nível de serviço que prestamos aos nosso clientes. E por clientes entendemos não somente o “Comércio”, mas também os próprios Consumidores. Cada vez mais apoiamos/informamos/comunicamos nas Redes Sociais e no Comércio Eletrónico, ou não fosse esta a grande tendência do momento atual e das gerações futuras.

“We Care” é o programa de sustentabilidade adotado pelo Bolton Group. Quais são os pilares que sustentam o programa?
Todo o programa assenta em objetivos de sustentabilidade permanentes e identificados para os próximos anos em toda a cadeia de produção: origem da Matérias Primas (muitas recicladas, principalmente embalagens), produção não poluente, aproveitamento total dos resíduos resultantes da mesma, utilização de energia verde na produção, isenção de matérias nocivas na composição dos produtos e diminuição de plásticos e desenvolvimento de produtos fáceis de aplicar/utilizar e seguros para o Consumidor. Especificamente na área Alimentar (o Bolton Group é o líder Europeu nas conservas de atum) existe um programa de pescas sustentáveis (inclusive o grupo tem vários barcos de pesca). Recentemente comprou uma empresa nos EUA especialista e líder em conservas sustentáveis (curiosamente o dono e fundador é Português).

Tendo em conta o panorama que vivemos, quais são as perspetivas para o futuro da UHU?
As perspetivas são boas. Existiram e sempre existirão crises no mercado criadas pelos mais diversos motivos. Mas as crises geram sempre oportunidades. 
Realço que a Marca UHU está muito bem implementada em Portugal, é uma marca de confiança para o Consumidor e uma marca que se preocupa com o desenvolvimento positivo do mercado e a segurança na utilização dos produtos. Costumo dizer que somos uma marca que nasce no berço e nos acompanha até à terceira idade. 
O dinamismo entretanto criado também será um bom alimento, sem dúvida, para as boas perspetivas futuras, independentemente das crises que possam vir a surgir!