Um ok! renovado para simplificar a sua vida

Há 25 anos, a ok! seguros entrou no mercado de venda e gestão de seguros focada em tornar todos os processos mais simples para cada cliente. Numa entrevista concedida à Revista Qualidade & Inovação, Gonçalo Graça Santos, CEO da seguradora explica os planos disponibilizados aos clientes, destaca a importância dos prémios que receberam e revela os objetivos para 2023.

 

O que mudou com a transição do nome OK! teleseguros para ok! seguros?

Estamos no mercado há 25 anos, a inovar e a simplificar o processo de venda e gestão dos seguros, e sentimos que era o momento certo para capitalizar toda a nossa história, e património neste campo, com o lançamento de uma nova identidade visual e de um novo posicionamento que reforçasse os nossos valores de simplicidade, proximidade e liberdade de escolha.

O renaming assenta no aproveitamento do potencial do “ok!”, que traz consigo o poder de uma das expressões mais utilizadas e positivas do mundo e reforça a simplicidade como um dos valores intrínsecos à marca, bem como na eliminação do prefixo “tele”, com o objetivo de reposicionar a ok! como uma seguradora menos telefónica e mais digital, que coloca as novas tecnologias ao serviço dos clientes, para lhes oferecer uma maior autonomia e comodidade na gestão dos seus seguros.

Os valores da marca também são transmitidos através do novo logótipo. A sua forma circular remete para um botão digital de acesso imediato; o azul evolui para uma proposta mais eclética e digital, mas que honra o passado cromático da marca. Já o lettering, com a sua tipografia arredondada e em minúsculas, confere à marca um lado mais emocional e dinâmico, reforçando a relação de proximidade que se pretende manter com os clientes.

A nova identidade da ok! seguros traz também consigo a renovação completa das suas plataformas digitais.

Temos um novo website, que comunica de uma forma mais simples, direta e transparente, com os nossos clientes, dando resposta imediata às suas dúvidas e necessidades.

Complementarmente, também os Simuladores, a Área de Cliente e a APP ok! seguros têm uma nova imagem e uma melhor experiência de utilização, com o objetivo de nos ajudar a cumprir o nosso propósito de prestar um serviço de excelência aos clientes que privilegiam soluções que lhes permitem gerir os seus seguros de uma forma mais autónoma e rápida.

Que tipo de planos têm para oferecer aos clientes e quais são as vantagens?
Procurando responder às principais necessidades dos nossos clientes, a oferta ok! é abrangente e está organizada em torno de três pilares essenciais do quotidiano: Mobilidade, Casa e Família.

A ok! seguros pretende estar presente em vários momentos da vida dos portugueses, com soluções de seguros para o carro, a moto, a casa, a saúde e até mesmo para os momentos de lazer, com os seus produtos de viagem e biker.

As vantagens da oferta da ok! seguros assentam na possibilidade de personalização de seguros à medida de cada um, e de cada agregado familiar, e na acessibilidade e simplificação que as nossas plataformas digitais conferem aos processos de contratação e gestão de seguros. Distinguimo-nos também por termos uma oferta simples e transparente que desdramatiza todo o processo de compra de seguros.

É desta forma que conseguimos estar mais próximos dos nossos clientes, sobretudo nos momentos mais críticos em que mais precisam de nós.

O que simboliza serem reconhecidos com os Prémios Escolha do Consumidor e Cinco Estrelas atribuídos pelos consumidores?
Os consumidores portugueses voltaram a distinguir a ok! seguros com os Prémios “Escolha do Consumidor 2023” e “Cinco Estrelas 2023”, na categoria “Seguros Diretos”, pelo quinto e sexto anos consecutivos, respetivamente.

No estudo promovido pela Escolha do Consumidor, alcançamos as melhores avaliações na satisfação e na recomendação ou intenção de compra, obtendo a nota geral de satisfação de 83,42%. Os atributos mais valorizados pelos consumidores portugueses foram a rapidez de resposta; a transparência e a disponibilidade do apoio ao cliente da ok! seguros.

Também no estudo desenvolvido pelo Prémio Cinco Estrelas 2023, obtivemos os melhores resultados em todos os atributos avaliados pelos consumidores e uma classificação global de 76%. O Prémio Cinco Estrelas é um sistema de avaliação que mede o grau de satisfação dos produtos, dos serviços e das marcas junto dos consumidores, tendo como critérios de avaliação variáveis que influenciam a sua decisão de compra, que passam pela Satisfação pela Experimentação, Relação Preço-Qualidade, Intenção de Compra ou Recomendação, Confiança na Marca e Inovação.

Estas distinções permitem-nos consolidar o nosso posicionamento de liderança entre as seguradoras diretas e indicam-nos que estamos no bom caminho. São um motivo de orgulho, mas também nos trazem um sentido de responsabilidade acrescido para continuarmos a fazer sempre mais e melhor e manter, ou até mesmo superar, o nível de serviço de excelência a que já habituamos os nossos clientes.

De que forma a inovação e a tecnologia estão presentes na ok! seguros?
A inovação faz parte do nosso ADN. Diferenciamo-nos, desde sempre, não só pela oferta de soluções simples e inovadoras, que visam simplificar a vida dos nossos clientes, mas também pela qualidade do nosso serviço.

Estamos focados no desenvolvimento de soluções que colocam a inovação tecnológica ao serviço dos nossos clientes e fomos pioneiros na disponibilização de vários produtos e serviços no mercado segurador português.

Um exemplo recente disso é a app AutoDigital, a primeira aplicação de vistorias digitais que foi desenvolvida com recurso a algoritmos de Inteligência Artificial e permite aos clientes realizar a vistoria ao seu veículo, onde e quando quiserem, sem terem de se deslocar a uma oficina.

Desta forma, contratar um seguro auto mais completo, com coberturas de danos próprios – que exige a realização prévia de uma vistoria – passou a ser um processo 100% digital, rápido e sem complicações.

Este projeto resulta da aposta da ok! seguros em tornar os processos mais simples, acessíveis e inovadores, com recurso às novas tecnologias, e mereceu o reconhecimento do Portugal Digital Awards 2022, na categoria de Best Future of Customer & Consumers Project, o que é mais um grande motivo de orgulho, que nos dá uma sensação de missão cumprida.

Quais são os maiores desafios e objetivos estipulados para 2023?
No seguimento do lançamento desta nova imagem de marca, temos objetivos ambiciosos para 2023, sobretudo no que toca ao crescimento da nossa carteira. Para suportar tudo isto, teremos ainda algumas novidades em 2023 que passarão pelo lançamento de novos produtos e de novas plataformas digitais que os suportam.

Para crescermos, temos como objetivo adquirir novos clientes é certo, mas sobretudo queremos aumentar o nosso envolvimento com os clientes atuais, melhorando cada vez mais o serviço que lhes prestamos e merecendo assim a sua confiança para terem ainda mais ramos de seguro connosco.