“Uma empresa multifacetada”

Com várias vertentes de negócio, a Ilustreproeza começou a construir o seu percurso pautado pela qualidade de serviço e produto desde 2012. Em entrevista à Revista Qualidade & Inovação, Pedro Correia, CEO da Ilustreproeza, salienta a mais-valia de serem os representantes da GEMCO em Portugal, desvenda novas áreas de negócio e ainda revela algumas novidades que estarão para breve.

 

Como surgiu a oportunidade de criar a Ilustreproeza?
Sou natural de São Martinho de Seia, concelho da Guarda. Vim estudar para Lisboa onde me formei e onde comecei a lecionar na Universidade de Lisboa, na área de Lexicologia e Lexicografia do Português. A vontade de abrir a minha própria empresa instalou-se, inicialmente, para o ensino superior e produção de dicionários, em 2012, após a elaboração dos novos dicionários do Grupo Leya. Com ligações muito fortes à natureza, surgiu naturalmente, nesse ano, a mudança para Sintra, para um espaço na natureza, e a ideia de encontrar equipamentos para a valorização de resíduos, com aproveitamento de toda a biomassa, de restos de podas, de aparas, fitas e serrim de carpintarias, no sentido de haver uma transformação e valorização em pellets. Nesta busca de mercado, optamos por encontrar um fabricante conceituado no mercado, pois seria uma forma de expandir o conceito para que as pessoas aproveitassem diversas matérias-primas. Nesse sentido, a nossa escolha recaiu sobre a GEMCO (GREEN ENERGY MACHINERY CO.), uma empresa que nos dava segurança face ao know-how que estávamos à procura, ao tempo existente no mercado e à capacidade de assistência pós-venda.

Com um crescimento muito ponderado, passo a passo, fomos adquirindo, ao longo dos anos, mais equipamentos, até atingirmos o volume de um milhão, patamar elegível pela marca, para uma representação direta, sendo atualmente os representantes da GEMCO em Portugal. No site www.gemco.pt encontramos todo o tipo de informações, especificações e modelos disponíveis em stock, passíveis de serem adquiridos online.

A utilização destes equipamentos permite ao cliente produzir as suas pellets, atualmente com muitas utilizações, quer enquanto combustível para queima em caldeiras ou salamandras para aquecimento da casa ou das águas sanitárias, quer como granulado alimentar para diversos animais, quer ainda como um produto compactado com grande capacidade de absorção, utilizado para a cama de cavalos, coelhos, WC de gatos, entre outros.

Para complementarmos a qualidade da maquinaria GEMCO e na partilha de sinergias, estabelecemos uma parceria de distribuição de um aglutinante, um produto auxiliar para ajudar a compactar os pellets e retirar a humidade da matéria-prima, na área da produção de pellets de madeira

Que tipo de equipamentos GEMCO disponibilizam aos clientes?
A GEMCO Portugal apresenta equipamentos para todo o processo de produção, desde a preparação da matéria-prima, com trituradores, estilhadores, moinhos, tapetes, passadeiras, transportadores e elevadores, granuladoras/pelletizadoras, arrefecedores, empacotadoras e seladoras, para linhas completas, desenhadas de acordo com as necessidades dos clientes industriais. Para os clientes profissionais e domésticos, a oferta reside praticamente em moinhos, alimentadores, granuladoras e seladoras. Nos equipamentos de granular temos dois modelos de equipamentos: uso doméstico (consumo próprio normalmente) e uso profissional (comercialização de pellets).

As pelletizadoras domésticas têm um cliente geralmente particular, sendo usadas para a produção de granulado alimentar para animais e para pellets de madeira para caldeiras e salamandras, para aquecimento. As pelletizadoras profissionais são equipamentos mais robustos e capacitados para um trabalho diário e contínuo, adquiridas essencialmente por empresas para produção de pellets de madeira, com o intuito da sua comercialização.

O processo de produção de pellets inside em três partes: a preparação da matéria-prima, com redução de toda a matéria para dimensões entre os 3 e 5 milímetros; a compactação desse material uniformizado, pela perda de humidade; o arrefecimento, crivagem e embalamento.

A produção de pellets permite que tenhamos um combustível limpo, verde, renovável, tendo por base a conservação e proteção do meio ambiente, bem como a sustentabilidade energética.

Qual a grande mais-valia de serem representantes da GEMCO em Portugal?
A GEMCO é uma empresa líder no fabrico de pelletizadoras de biomassa para explorações domésticas e profissionais. Assim sendo, uma das grandes mais-valias é o facto de termos a marca exposta nos nossos equipamentos, pois isso permite identificar o fabricante, com pesquisa nas redes sociais, onde há muita informação, muitos vídeos com o funcionamento de cada um dos equipamentos.

Outra vantagem da GEMCO prende-se com a reposição de peças de desgaste. Desde cedo que um dos propósitos foi sempre ter peças de desgaste, neste caso, a matriz (prato perfurado por onde passa a matéria-prima) e os roletes (rolos que prensam o material para os buracos da matriz), de modo a que os nossos clientes não tenham o equipamento parado por falta dessas peças, pois continua a ser uma preocupação constante dos clientes e que não deve nunca ser descurada, sob risco de não conseguir produzir mais nada. O nosso stock de peças de reposição tem ajudado também clientes com equipamentos de outros fabricantes que chegaram até nós apenas para aquisição de peças de substituição. As nossas peças são em alguns casos compatíveis com outros equipamentos existentes de outras marcas, permitindo um real suporte técnico ao cliente, com garantia de que não ficará com um equipamento parado, por falta de peças.

Podemos afirmar que a Ilustreproeza é atualmente a empresa-mãe que vai à procura de novas áreas de negócio…
A Ilustreproeza foi ramificando e atualmente gere várias marcas em diferentes áreas de negócio.

Sempre tive uma paixão e uma ligação muito grande à área de informática e em 2016 fomos desafiados a criar a PCGO (www.pcgo.pt) . Desenvolvemos uma loja para o cliente final e para os vários marketplace, em que o core business era disponibilizar computadores recondicionados, sempre com um princípio de sermos amigos do ambiente. O negócio foi crescendo e com ele nasceu a ideia de desenvolver uma marca própria, a GOEIK (www.goeik.com), com importação de todos os artigos OEM, com recondicionamento, embalamento e personalização em Portugal. Com a marca vieram outras marcas que agora representamos a Vention (www.vention.pt), a Qgeem (www.qgeem.pt), a Netac (www.netac.pt), entre inúmeras outras em que não temos total propriedade.

Em junho de 2021, a Ilustreproeza adquiriu a Massa Insolvente da Phone House Lda, passando a ter todo o stock das mais de 100 lojas espalhadas pelo país. Com todo esse stock, criou-se a Ok Portátil (www.okportatil.pt), uma loja online vocacionada para equipamentos informáticos recondicionados, portáteis, desktops, tablets, telemóveis, monitores, televisores, etc.

Em 2022, tivemos três novas áreas de negócio. Estabelecemos uma nova representação a Havit (www.havit.pt), uma marca de artigos multimédia e gaming para complementarmos este lado que ainda não possuíamos.

Criamos também a Sogima (www.sogima.pt) uma marca com um princípio de disponibilizar artigos personalizados por gravação a laser, estampagem ou impressão, produzidos a partir de materiais sustentáveis, como, por exemplo, o bambu, a cortiça, a cana. Uma parceria com uma empresa amiga (daí o nome Sogima, que lido da direita para a esquerda dá ‘amigos’).

No final de 2022, adquirimos novas instalações para implementarmos a AutoWorks (www.autoworks.pt), uma oficina com a ideia de reparar viaturas em confiança, sem surpresas e dar-lhes uma segunda vida. Com um savoir-faire de muitos anos, temos “ressuscitado” um carro que é icónico: o Nissan 300ZX, um modelo que poucos reparam em Portugal. São inúmeras já as viaturas que voltaram a ter uma nova vida. Desenvolvemos também a vertente de comércio e hoje contamos com um parque automóvel com ligeiros de passageiros, ligeiros de mercadorias, carrinhas, motas.

Quais são os pilares que sustentam a filosofia da Ilustreproeza?
A meu ver, o grande pilar é essencialmente o foco. Sempre me ensinaram que tudo o que fazemos devemos fazer bem. Ao tentar fazer bem, advém o bem. O segredo passa por reinvestir o bem que geramos. Só com foco conseguimos alavancar as nossas ideias e irmos atrás das oportunidades que surgem. Isto é algo que nos acompanha toda a vida.

Para além do foco, temos de ter uma equipa de confiança que nos ajuda a gerir diariamente tantas áreas de negócio e que cresce juntamente com a empresa.

Que novidades estão a ser preparadas para os atuais e potenciais clientes?
Há novidades em breve. Estamos a lançar a A3P (www.a3p.pt), um projeto que pretende ajudar clientes na criação da sua imagem, no design dos seus produtos, em criar o próprio website ou loja online e até gerir contas das redes sociais.

Adquirimos recentemente novas instalações em Sintra, junto à Cascata da Fervença, um espaço em ruínas e abandonado durante décadas, rodeado de natureza, onde idealizamos dois espaços abertos ao público: o primeiro na parte superior, para criar um espaço de trabalho interno e quem sabe de coworking e também reunir todas as nossas áreas de negócio; o segundo junto à cascata, para meditação, relaxamento, massagens, exposições, concertos, passeios, caminhadas, com a água da cascata e os passarinhos como pano de fundo e uma paisagem que merece ser contemplada.

Será um espaço interessante para todos os nossos clientes, fornecedores, amigos e familia e mais um ponto de viragem da nossa empresa, sempre num crescimento bem sustentado e amigo da Natureza.