Uma organização centrada nas pessoas

Há 29 anos no mercado português, a Rainbow tornou-se muito mais do que uma empresa que vende um produto dedicado à limpeza de casas. É uma empresa focada nas pessoas e no crescimento de todos os colaboradores. Nesta edição estivemos a conversar com Fernanda Alves, CEO da Rainbow Portugal & Catalunha, sobre o papel primordial que têm junto da equipa e dos clientes.

A Rainbow foi distinguida com o prémio Escolha do Consumidor. Qual a importância deste reconhecimento para a empresa?
É com enorme gratidão que vemos a Rainbow a ser, pelo 7º ano consecutivo, a primeira escolha dos portugueses para a limpeza das suas casas e para a saúde das suas famílias. A confiança dos mais de 350 mil clientes no nosso produto e marca revela que continuamos a dar o nosso melhor para sermos uma referência de qualidade em tudo o que fazemos. O modelo Rainbow SRX foi lançado em Portugal no final de 2019 e uns meses depois estava a ser eleito Produto do Ano 2020 por se distinguir no mercado pela inovação das suas características, como por exemplo, as quatro velocidades, a facilidade de retirar o depósito de água, a força de sucção, o temporizador e os dez anos de garantia do motor e controlador.

Para além deste prémio, é imprescindível salientar o facto de termos ultrapassado o recorde mundial ao ganharmos pela 10ª vez o título anual e pela 81ª vez o título mensal de organização número um no mundo, entre mais de 80 países.

Enquanto organização consciente da responsabilidade social, que iniciativas têm promovido ao longo dos anos?
A nossa organização é socialmente responsável e preocupada em criar um impacto positivo na sociedade, o que faz com que desde sempre tenha promovido variadas iniciativas que contribuíram para a melhoria do bem-estar das pessoas e dos animais e para a preservação da natureza. Há três anos decidimos oficializar a nossa ajuda ao criar a Rainbow Solidária.

Nos últimos dois anos, doamos mais de 20.000€ a pessoas individuais e a instituições como a Plataforma de Apoio aos Refugiados, a Associação Natureza Portugal, a Ajuda de Mãe, a Animalife e a Ajuda de Berço. As campanhas solidárias da Rainbow Portugal & Catalunha passam maioritariamente por doarmos 1€ por cada demonstração qualificada realizada a nível nacional durante um mês, sendo o valor total entregue por mim à instituição ou pessoa individual.

A Rainbow é muito mais do que um produto de excelência. Fale-nos mais sobre a sua organização.
Este é o meu 27º ano na Rainbow e encaro cada dia com ainda mais propósito e paixão do que nunca. A minha equipa sabe que pode contar comigo e eu sei que posso contar com eles. Quando se ama o se que faz e focamo-nos naquilo que é o nosso negócio, as PESSOAS, então tudo é possível. É por isso que adoro o nosso slogan que adotamos há vários anos “Eu amo o meu trabalho!”. Só podemos ser realmente bem-sucedidos se formos apaixonados pelo que fazemos e se soubermos o porquê de o estarmos a fazer.

Estamos num negócio de pessoas e quando estamos focados em ter uma equipa alinhada e unida com os objetivos individuais e coletivos, tudo é possível. Todos sabem qual é a nossa missão, visão e valores e com comunicação, colaboração, valorização e motivação fazemos acontecer.

Em 2022 aumentei o meu território Rainbow, por isso, juntamente com Portugal agora tenho a Catalunha e estamos todos entusiasmados por fazer isto acontecer. Com o apoio total de uma família profissional de 15 distribuidores, mais de 500 agentes autorizados e mais de 200 colaboradores em todo o país, temos hoje em dia uma organização vencedora onde cada um fez a sua parte para a Rainbow Portugal & Catalunha continuar a ser uma organização premiada e de sucesso.

Todos os dias trazemos uma Rainbow nas mãos e outra no coração, afinal o nosso negócio é muito especial.

Que projetos estão planeados para o futuro da Rainbow em Portugal?
Para o futuro da Rainbow Portugal & Catalunha queremos continuar a apostar num dos segredos para a longevidade do nosso negócio que é receber novas pessoas e abrir novos escritórios que integrem e completem a nossa equipa. Vamos continuar a criar o caminho para que os mais novos e os mais antigos possam melhorar e crescer no nosso negócio Rainbow e juntos cheguemos a novas alturas, mantendo os pés firmes no chão e agarrando-nos ao nosso alicerce. Para muitos agentes e colaboradores a Rainbow é a sua segunda casa, portanto estamos comprometidos em continuar a criar uma atmosfera de apoio e evolução e realizar muitas atividades profissionais, motivacionais e voltadas para a família.

O nosso ADN é fazer a diferença na vida dos outros e fazemos isso todos os dias contribuindo para uma casa mais saudável com o nosso produto que é o único equipamento de limpeza e purificador de ar certificado e recomendado exclusivamente pela Fundação Portuguesa de Pulmão. Damos a Oportunidade a todos aqueles que querem melhorar a sua qualidade de vida e ter estabilidade financeira ao se juntarem à nossa equipa líder no mercado e sentirem que fazem parte do sucesso da organização, juntos como um só. Valorizamos os nossos mais de 350 mil clientes e a nossa prioridade é cuidar deles e procurar as melhores formas de os servirmos. Os nossos clientes voltam sempre para nós, seja para atualizar o seu modelo ou/e por o nosso produto passar de geração em geração. Por tudo isto quero agradecer-lhes porque também eles fazem parte do nosso sucesso e por ao longo dos anos termos construído uma reputação de confiança na nossa empresa, marca e produto.