Uma start up aliada à experiência centenária

Com sede em Munique, a Ledvance é uma multinacional no setor da iluminação. O nascimento desta empresa dá-se com a separação do negócio de iluminação geral da OSRAM em 2016. O General Manager/CEO, Mário Barata, foi nosso entrevistado e salientou o percurso notório da marca, os prémios consecutivos enquanto melhor fornecedor na categoria de iluminação, o trabalho diferenciador e destaca a ambição de continuar a crescer no futuro.

Existe uma longa história até chegar à Ledvance. Quais são os principais marcos históricos que permitiram crescer dia após dia?
A empresa tem 92 anos de história e teve início em 1931 com a criação da sociedade luso-francesa ENAE, que em 1933 conta com a primeira fábrica de lâmpadas em Portugal (produção da marca Lumiar). Em 1960, a ENAE passa a ser adquirida pela OSRAM e pela Siemens e dá-se o início da produção com a marca OSRAM em Portugal.

Em 1979, a OSRAM tem uma nova designação social: OSRAM – Empresa de Aparelhagem Eléctrica, Lda e nesse ano, a OSRAM e a Lumiar têm comercialização conjunta. Anos mais tarde, em 1988, dá-se o encerramento da fábrica em Portugal e a OSRAM assume-se como empresa meramente comercial.
Em 1999, a empresa obteve a certificação no Sistema de Gestão de Qualidade pela norma EN ISO 9002.

Em 2001, encerram o armazém em Portugal e criam o Centro de Distribuição em Madrid, com entrega de material em 24 horas.

Em 2003, a OSRAM assume a responsabilidade pela comercialização dos inovadores Opto Semiconductors e em 2006 comemora 75 anos de presença no nosso país.

Já em 2016, com a separação do negócio de iluminação geral, nasce a atual Ledvance que em 2020 se tornou na primeira empresa a receber o certificado VDE para o sistema HCL (Human Centric Lighting). Para o mesmo sistema, também foi galardoada com o prémio German Innovation Award.

Por fim, em nove edições dos prémios AGEFE, a Ledvance foi distinguida sete vezes pela secção de grossistas/distribuidores de material elétrico da AGEFE, na categoria de Iluminação como o melhor fornecedor.

Que tipo de soluções de iluminação oferecem e que acrescentam valor às instituições públicas e privadas?
Destaco como principais soluções tudo o que seja soluções LED de baixo consumo; aposta na Eficiência Energética; soluções sustentáveis; Human Centric Lighting (B2B); Sun@home (B2C) e Smart Home.

Quais são os pilares em que assenta a Ledvance?
A nossa missão assenta em quatro pilares:
Winning Together – omo uma equipa coesa e juntamente com os nossos clientes formamos parcerias fortes;

Breaking New Ground – desbravamos novos caminhos no sentido da inovação, com novos produtos, novos mercados e novas formas de pensar;

Striving for Excellence – tem tudo o que fazemos procuramos a excelência nos produtos, nos processos e soluções.

Dentro do vosso portfólio, quais são os projetos mais emblemáticos e desafiantes?
Temos vários projetos mas podemos destacar a fachada do Diário Notícias em Lisboa, os supermercados E. Leclerc de Lousada e de Santa Maria da Feira, a Fachada do Teatro Jordão em Guimarães, a iluminação nos apartamentos na Infinity Tower, os carregadores dos Veículos Elétricos Pesados em parceria com a Siemens e, por último, a iluminação Pública em Angola (Província de Benguela e Lobango).


Em que consiste o myLedvance?
O myLedvance é um portal de consultas onde todos os clientes podem fazer encomendas e verificar o stock e histórico de cada um. Só têm de estar diretamente registados na Ledvance e usufruir de inúmeras vantagens.

Como avalia o mercado da iluminação nos últimos anos?
O mercado da iluminação mudou muito. A mudança de fonte de luz tradicional para fonte de luz LED foi uma revolução em termos de tecnologia, mas ainda há um longo caminho a percorrer.

Há uma parte muito significativa de lâmpadas tradicionais que este ano, entre fevereiro e setembro, vão ser banidas do mercado europeu pelas diretivas europeias que regulamentam a utilização de substâncias como o mercúrio, bem como a ineficiência energética. Isto quer dizer que existem diversas oportunidades de substituição no mercado de iluminação. É nesse mercado que pensamos e estamos na linha da frente. Estamos a investir cada vez mais nesta área de projeto. O projeto, em 2023, já valerá 30% do nosso objetivo anual e daí esta nossa grande aposta.

Como se procede a customização?
Por exemplo, quando temos um projeto em que o arquiteto tenha pensado numa solução diferente daquilo que disponibilizamos no nosso portfólio, tentamos ver com ele qual é a viabilidade em termos técnicos da mesma. Se virmos que há viabilidade técnica e que as coisas podem avançar, contactamos o nosso departamento específico desta área e tentamos fazer um projeto chave na mão e customizado.

Dentro da Ledvance, somos dos países que mais projetos tem para fazer soluções customizados. É sempre um desafio.

Isso exige uma competência técnica por parte dos colaboradores…
A Ledvance, no meu ponto de vista, tem as melhores equipas de projeto de iluminação em Portugal. Apesar de ser a minha opinião, é também aquilo que os clientes nos transmitem. É desta forma que nos classificam como o melhor parceiro de iluminação, o que é muito gratificante para a Ledvance.

Estar na linha da frente significa ser diferente no mercado. Em que aspetos são diferentes dos demais players?
Quando somos avaliados no prémio da nossa Associação, os clientes têm vários parâmetros como a margem dos nossos produtos que lhes permite estarem no mercado, o serviço e a fidelização. Para nós, são alguns pontos diferenciadores, sendo que o serviço é a nossa grande mais-valia.

Todos os valores como a capacidade de estar presente, de responder, de fazer o projeto, do acompanhamento, do pós projeto são uma mais-valia que nem todos têm e que nos diferencia da concorrência.

Em resumo, destacamos os produtos de qualidade que abrangem todas as áreas: industry, shopping, office, hospitality e street lighting.

O que projetam para o futuro da Ledvance? Como serão os próximos anos?
Eu penso e espero que os próximos três anos sejam anos fortes para a iluminação com todas estas novas tecnologias. A eficiência energética e a sustentabilidade estão em todo o lado.

Estamos a fazer uma experiência piloto no Leste Europeu com soluções fotovoltaicas. Começamos com luminárias solares que não precisam de ligação à rede elétrica. Estamos a fazer essa experiência em dois países que, se correr bem, estenderemos ao resto da Europa com painéis solares e conversores, ou seja, tudo o que esteja ligado a painéis solares, pois é algo que está em franco crescimento e desenvolvimento.

Fazemos muitos eventos e campanhas com clientes e temos como objetivo continuar a investir na área de branding edition para dar a conhecer ainda mais o papel da Ledvance no mercado.

Por fim, não podemos deixar de inovar pelo valor que acrescentamos ao mercado, até porque não nos podemos esquecer que somos uma start up com mais de 100 anos de experiência na área de iluminação e é isso que nos move.