Serviço premium aliado à qualidade e excelência

Situada no coração da capital portuguesa, a Gold Compass – Private Chauffer & Tourism é uma empresa de turismo especializada no aluguer de viaturas de luxo. Em conversa com a Revista Qualidade & Inovação, Rui Oliveira e Ricardo Martins salientaram a importância de ter um serviço totalmente pensado e personalizado para cada cliente, onde o conforto e o conhecimento dos motoristas estão de mãos dadas.

Quando decidiram criar a Gold Compass?
Eu e o Ricardo somos amigos de longa data e trabalhávamos em áreas distintas, completamente diferentes do setor do turismo. Eu estava ligado à área da saúde e o Ricardo à área da hotelaria. Trabalhei por conta de outrem, no Hospital da Luz, na área da saúde e só depois tornei-me empresário em higiene e cirurgia oral. Em 2014, numa conversa, desafiamo-nos a criar um negócio e aí surge a Gold Compass, uma agência de viagens que, na altura, já existia há um ano mas estava muito pouco desenvolvida. Investimos na empresa com capital próprio, fizemos um rebranding, mantivemos o nome e o conceito ligado à área de luxo. Assim, a Gold Compass é uma agência de viagens especializada no transporte de turismo de luxo. A nossa frota é constituída pela marca Mercedes com os modelos class E, class V, Class S e Sprinter. Todos os nossos motoristas são bilingues, ou seja, falam a língua materna e outra língua como o inglês, francês, espanhol ou alemão. A Gold Compass tem uma equipa em que a maioria dos seus elementos já trabalham connosco praticamente desde o início.

Como classificam os clientes da Gold Compass?
Os nossos clientes são muito distintos. Desde a agência de viagens, passando pelos hotéis até ao cliente que nos contacta diretamente para definir o roteiro dentro ou fora do país.
Temos serviço corporate, transferes, tours, comitivas de Estado, congressos. Existe uma panóplia de clientes e nós estamos cá para organizar tudo desde o início até ao fim.

A formação é um ponto essencial para a qualidade do vosso serviço?
Sim, proporcionamos uma formação contínua, tanto eu como o Ricardo mas também os nossos operations manager, Paulo Sequeira e Carlos Barral, que são o nosso braço direito e esquerdo. São dois elementos muito importantes na nossa equipa, são a nossa extensão e são os responsáveis pela operação. São as pessoas que têm o contacto direto com o cliente, e-mails, telefonemas e gerem a equipa fora da empresa. São muito importantes para nós e dão o seu know-how a toda a equipa.
Temos de estar sempre atualizados e procurar evoluir, tornando o nosso serviço melhor, porque o turismo de 2015 não é o mesmo de 2022.
Todos os nossos motoristas andam de fato e gravata, pois consideramos que é muito importante a imagem, porque o turista merece que tenhamos os carros em condições, os motoristas apresentáveis e que tenhamos um serviço premium. Este é o nosso objetivo.

O que vos distingue num mercado tão competitivo?
A Gold Compass não é apenas uma empresa que transporta os clientes. Tentamos ajudá-los em tudo o que precisarem, como por exemplo comprar casa, ir ao hospital, acompanhar a uma loja ou a um restaurante. O motorista está sempre preparado para ajudar e queremos que o cliente se sinta sempre apoiado.
Consideramo-nos embaixadores de Portugal perante os nossos clientes. Os nossos motoristas e a nossa equipa têm de representar Portugal na sua essência como o melhor destino do mundo.

2023 vai trazer novos projetos? Pretendem criar serviços adicionais?
A partir de 2023 vamos fazer um investimento com vista ao melhoramento e atualização de frota, bem como contratação de mais postos de trabalho.
Em relação aos serviços adicionais, neste momento, estamos muito focados na melhoria dos nossos serviços de transporte de turismo.
Temos como objetivo fortalecer as nossas parcerias para proporcionar outro tipo de experiências enriquecedoras aliadas ao nosso serviço de transporte, como por exemplo: cooking classes de comida tradicional portuguesa, espetáculos privados, passeios de barco privados, passeios de balão, entre outras.